Atualização Salarial - Curitiba

Bom pessoal, estou em Curitiba a algum tempo, porém não tenho muitos contatos de outras pessoas que trabalham com java fora da empresa em que estou no momento, por isso, gostaria de a opinião de mais pessoal de ctba para eu fazer uma análise, pois fui sondado por uma empresa , e não sei se compensa aceitar por este valor. Resumindo, vcs podem opinar sobre um valor justo para mim no momento. Segue breve descrição das minhas expertíses.

Bacharel em Análise de Sistemas
SCJP, SCWCD
3 anos de experiência, JAVA, ASP, PHP, .NET
Me viro mto bem em java, struts, hibernate, spring, EJB 2.1, EJB 3, JPA, Xdoclet, ANT, Maven, swing, patterns, etc…

Qual seria um salário justo ± para mim pelo ponto de vista de vcs?

Mto agradecido.

Eu diria que no mínimo 3K como CLT ou uns 4K como PJ. Em SP com essa qualificação você consegue valores nesta faixa.

Hum, to precisando de um aumento então, pq to ganhando a metade disso.

Vlw, mas será que pagam tudo isso mesmo?

Pelas suas certificações acho pouco ainda…

Penso que aqui em SP vc consegue uns 6K PJ…

[quote=richardpeder]Penso que aqui em SP vc consegue uns 6K PJ…[/quote]Isso pra quem tem duas certificações e entra como pleno, consegue-se facilmente, dependendo da empresa consegue mais.

Acho que 452,00 reais mais lanche tá bom.

Por favor ! não comecem de novo com essa discussão que eu fico em depressão.

Acabei de tomar uma decisão. Vou abrir uma consultoria e contratar vocês.
Mão de obra muito barata… :lol: :lol: :lol: :lol:

[quote=NeoJava]Hum, to precisando de um aumento então, pq to ganhando a metade disso.

Vlw, mas será que pagam tudo isso mesmo?[/quote]
Sua frase tem um erro de concordância.
pagam tudo não pode se referir a 3k de salário.

Putz! Ctba, não paga tão bem quanto em SP…
Na verdade, vc deveria estar ganhando uns 3K pra mais com esses conhecimentos!

Vc deve pedir aumento sim!!!

Não entendo pq Curitiba tem salários de TI tão defasados…a média de valor/hora está uns 6, 7 reais abaixo de SP…pq isso?

ate mais…

[quote=richardpeder]Não entendo pq Curitiba tem salários de TI tão defasados…a média de valor/hora está uns 6, 7 reais abaixo de SP…pq isso?

ate mais…[/quote]
Simples, porque vocês ACEITAM receber isso. Tenho conhecidos que trabalham em curitiba e não ganham mal. 3k eu ganhava em 2000, colocando a inflação em cima dá R$ 4.975,71 (IPCA de 3/2000 a 4/2007)
(Até vejo os olhos do entrevistador brilhando quando vc pede 3k… hehehe).

óbvio que tem a demanda tbm… mas oferece esse mesmo valor lá, ou outro grande centro, o entrevistado vai responder: Nossa, obrigado por me pagar essa fortuna e não permitir que eu passe fome! … se vc fizer isso aqui em SP o entrevistado vai responder: vai se f** seu fi*** da p*** do car****, ai meia hora depois outra empresa liga pra ele e oferece 40% mais.

óbvio que tem a demanda tbm… mas oferece esse mesmo valor lá, ou outro grande centro, o entrevistado vai responder: Nossa, obrigado por me pagar essa fortuna e não permitir que eu passe fome! … se vc fizer isso aqui em SP o entrevistado vai responder: vai se f** seu fi*** da p*** do car****, ai meia hora depois outra empresa liga pra ele e oferece 40% mais.[/quote]
Verdade, hahahahah, é isso mesmo. Já recebi proposta de 1,5 mil e comecei a rir na cara do entrevistador.
Só para exemplificar: soube de uma consultoria grande que paga uma merreca (coisa de 30 hora) e cobra de um grande banco, sabe quanto? 160 reais a hora!!!
Negócio melhor que vender drogas.
[]'s

[quote=richardpeder]Pelas suas certificações acho pouco ainda…

Penso que aqui em SP vc consegue uns 6K PJ…[/quote]
já ouço rumores de R$ 50 hora. Ou seja R$ 8000,00 com CLT Flex.

[quote]Não entendo pq Curitiba tem salários de TI tão defasados…a média de valor/hora está uns 6, 7 reais abaixo de SP…pq isso?
[/quote]

Lei da Oferta e Procura. Aqui tem um bocado de faculdade de SI, aí vc pede uns 2mil e tem o outro q aceita 1mil, aí o preço vai diminuindo, diminuindo e diminuindo!!! Já me ofereceram R$ 950,00 na CLT, por incrível q pareça!!! É inacreditável, tem empresas q pagam bem aqui!!!

O luidhi tem toda razão: [quote] Simples, porque vocês ACEITAM receber[/quote]

É f***.

Te juro, mais dois foruns com esse assunto depressivo, eu abandono o Java de vez e aprendo Ruby.
Sabe o que é o pior? O salário vai caindo caindo caindo. Vai chegar o momento que todos os analistas com um mínimo de massa encefálica cai fora da linguagem e aprendem outra. Aí só vai ficar nó cego programando em Java. Isso vai durar uns 2 anos, até que todos os sistemas precisem de manutenção, e os macacos velhos são chamados de volta.
Isso já aconteceu com cobol (compare o valor de um analista cobol hoje e a 5 anos atrás) e começa a acontecer com Delphi.
Estou ficando de saco cheio disso, vou vender Herbalife…

Concordo com o ckornell, enquanto houver profissionais que aceitam trabalhar por mixaria fica difícil reivindicar salários melhores. É fundamental mudar essa mentalidade e estabelecer um valor de salário condizente com a profissão.

Tenho uma coisa a perguntar: Quantos anos vc’s tem de TI? Eu já to virando dinossauro: 12 anos.
Se tivesse que aceitar R$ 950,00, dava um tiro na cabeça, porque a menina que faz limpeza em casa ganha mais que isso.

luidhi,
acho que me expressei mal, afirmei que concordava com o ckornell na questão de que há profissionais que aceitam trabalhar por salários muito baixos e então tem empresas que procuram explorar oferecendo salários cada vez menores, mas isso não é regra geral. Não acho que os valores salariais devem ser definidos com base na lei da oferta e da procura, profissionais de TI não são mercadoria de prateleira para serem tratados dessa maneira.

[quote=lfpolli]luidhi,
acho que me expressei mal, afirmei que concordava com o ckornell na questão de que há profissionais que aceitam trabalhar por salários muito baixos e então tem empresas que procuram explorar oferecendo salários cada vez menores, mas isso não é regra geral. Não acho que os valores salariais devem ser definidos com base na lei da oferta e da procura, profissionais de TI não são mercadoria de prateleira para serem tratados dessa maneira.[/quote]
Concordo com você, mas vivemos num mundo capitalista e neoliberal. Isso é ruim? Não acho… É a forma de se ter oportunidades.
Hoje se pode ganhar dinheiro com Java, SAP (ABAP) e outras.
O futuro, talvez seja RoR. Ou Python/Zope. Daqui a 2 ou 3 anos. Sei lá.
O que importa é não ficar correndo atrás do que já está firmado.
Se você quer ganhar dinheiro, procure nichos onde existe necessidade.
Se fosse começar hoje, começaria com Java? Com certeza não, o mercado já tem bastante gente divididos entre experientes e novatos. Os novatos são a grande massa e brigam por baixos salários.
Os experientes estão em uma posição confortável.
O mercado sempre foi oferta e procura. Hoje a procura é por Java, SAP e Cobol. Amanhã pode ser por Delphi também e RoR. O Java vai ficar cheio de gente.
O que eu acho errado é essa correria atrás de aprender frameworks. Struts, JSF, JDO,Hibernate, VRaptor, Mentaway, Spring, winter, hell, heaven, pqp!!! Não se foca em nada!!! Não aguento mais buzzwords!!!
Se perde 1 mês para gravar um “Hello World” na base de dados e mostrar isso num campo text numa página html… Escalabilidade onde 90% dos sistemas vão morrer legado?
Para que isso?
Acho que a programação vai ficar mais simples, ou seja, vai voltar a se valorizar o código de negócios e não o “preenchedor de hbm.xml” que é o que tem mais hoje.
[]'s

Tenho uma coisa a perguntar: Quantos anos vc’s tem de TI? Eu já to virando dinossauro: 12 anos.
Se tivesse que aceitar R$ 950,00, dava um tiro na cabeça, porque a menina que faz limpeza em casa ganha mais que isso. [/quote]

Eu tenho 3 anos e se me oferececem um salário desse eu me matava. O Problema de ganhar pouco na minha visão são duas coisas: quando uma pessoa quer iniciar no mundo java ( Eu mesmo fiz isso) Não tem opções e acaba aceitando a primeira proposta que aparece, normalmente para ganhar menos a segunda coisa que eu acredito ser um problema é que a empresa consegue pensar só em lucro não ve o lado do seu funcionário então ela aumenta sua margem e pega qualquer um, mesmo que não saiba o suficiente pra ganhar menos. Com isso sobram poucas empresas que sabem valorizar esse tipo de funcionário e com um salário decente.