Atualmente qual é o valor do maior salário de programador Assembly?

O que eu entendo a partir do trecho citado é que no geral programadores pararam de usar linguagens de maquina, não que todos pararam.

Não é estranho. O livro começa dizendo que atualmente programadores codificam utilizando esses 3 tipos de linguagens e depois explica que conforme um tipo de linguagem mais moderna foi surgindo, o uso das mais antigas foi diminuindo.

O livro quer dizer exatamente o que ele disse: Linguagens de alto nível são PREFERÍVEIS.

Como já foi citado por colegas acima, ainda há situações em que Assembly ainda se faz necessário.

Não é estranho também, afinal, qualquer linguagem de alto nível, seja ela interpretada ou compilada, passa por esses passos intermediários de “tradução”.

Leia sobre as fases da compilação: https://pt.wikipedia.org/wiki/Compilador#Fases_da_compilação


Por que vc não tira um tempo pra estudar Assembly? Acredito que a demanda do mercado seja bem baixa, então se o emprego for uma prioridade, dedique um tempo maior pra estudar alguma linguagem de alto nível tipo Java, C# ou PHP e separe um tempo menor pro Assembly pra vc ir pegando o jeito.

Um bom lugar pra começar é o site abaixo:

Vc disse que não sabe inglês, mas mesmo assim sugiro que faça uma forcinha. Instale a extensão do Google Translate no Chrome e vai se virando traduzindo a palavras ou frases que vc não entende.

Se puder, até seria uma boa mesmo dedicar um tempo a C antes.

@wldomiciano

O trecho citado diz o seguinte:

“A programação em linguagem de máquina era simplesmente muito lenta e tediosa para a maioria dos programadores. Em vez de utilizar strings de números que os computadores poderiam entender de maneira direta, os programadores começaram a usar abreviações em inglês para representar operações elementares. Essas abreviações formaram a base de linguagens assembly”.

@wldomiciano

O trecho não diz que no geral ou a maioria, mas diz que “Em vez de utilizar strings de números que os computadores poderiam entender de maneira direta, OS PROGRAMADORES começaram a usar abreviações em inglês para representar operações elementares”.

Qual é a parte do trecho que você concluiu que no geral programadores pararam de usar linguagens de maquina, não que todos pararam?

@wldomiciano

O trecho não diz que foi diminuindo o uso das linguagens de máquina conforme o surgimento do Assembly, mas diz que “Em vez de utilizar strings de números que os computadores poderiam entender de maneira direta, OS PROGRAMADORES começaram a usar abreviações em inglês para representar operações elementares”.

Qual é a parte do trecho que você concluiu que foi diminuindo o uso das linguagens de máquina conforme o surgimento do Assembly?

@wldomiciano

O trecho diz que “Do ponto de vista do programador, as linguagensde alto nível são preferíveis às de máquina e às assembly”.

Este livro dos Deitels não está querendo dizer que do ponto de vista do programador, atualmente não é necessário usar o Assembly quando diz que do ponto de vista do programador, as linguagens de alto nível são preferíveis às de máquina e às assembly?

Quais são os programadores que preferirão o que não é preferível?

O trecho começa estabelecendo que era lenta e tediosa para a maioria. Logo, fica subentendido que os programadores que começaram a usar as abreviações faziam parte desta maioria.

É que muita da interpretação de texto está nas entrelinhas, não é escrito explicitamente. Vc colocou o que vc entendeu e eu tentei expor uma interpretação que fizesse a explicação do livro fazer mais sentido.

Essa é fácil, eu até já respondi, os programadores preferirão o que não é geralmente preferível quando precisarem fazer coisas que não dá pra fazer com soluções de baixo nível.

Bom, não sou fã do livro, mas não acho que o trecho citado seja sem sentido e acho legal seu interesse por Assembly. Acredito que vai agregar muito valor e afetar positivamente a forma como vc resolve problemas usando qualquer outra linguagem.

@wldomiciano

Eu concordo que o trecho começa estabelecendo que era lenta e tediosa para a maioria quando diz o seguinte:

“A programação em linguagem de máquina era simplesmente muito lenta e tediosa para a maioria dos programadores.”

@wldomiciano

Mas o próximo trecho diz que OS PROGRAMADORES começaram a usar abreviações em inglês para representar operações elementares em vez de utilizar strings de números que os computadores poderiam entender de maneira direta, o próximo trecho diz o seguinte:

"Em vez de utilizar strings de números que os computadores poderiam entender de maneira direta, os programadores começaram a usar abreviações em inglês para representar operações elementares. Essas abreviações formaram a base de linguagens assembly”.

@wldomiciano

O trecho começa dizendo que a programação em linguagem de máquina era simplesmente muito lenta e tediosa para A MAIORIA DOS PROGRAMADORES e na próxima frase não está escrito que A MAIORIA DOS PROGRAMADORES começaram a usar abreviações em inglês para representar operações elementares em vez de utilizar strings de números que os computadores poderiam entender de maneira direta, está escrito “OS PROGRAMADORES”.

Eu creio que foram escolhidas palavras erradas para escrever a mensagem, o trecho começa dizendo “A MAIORIA DOS PROGRAMADORES” e na próxima frase diz “OS PROGRAMADORES”.

Você concorda que um autor ou os autores do livro escolheram palavras erradas para escrever o que eles quiseram dizer?

Os programadores preferirão o que NÃO É GERALMENTE PREFERÍVEL quando precisarem fazer coisas que não dá pra fazer com soluções de baixo nível ou preferirão o que É GERALMENTE PREFERÍVEL ?

Porque você não é fã do livro?

Não concordo, pois não acho que seja necessário ser tão especifico em cada parte do texto já que, pra mim, a mensagem fica subentendida.

Errei. Substitua “baixo nível” por “alto nível”.

Não sou fã, mas também não tenho nada contra, pois nunca li o livro.

Acontece que este livro é muito recomendado em fóruns e grupos e muita gente parece gostar muito. Então, ao defender as escolhas das palavras dos autores, eu não queria parecer algum tipo de fanboy, quis parecer imparcial.

@wldomiciano

Para terminar esta conversa, se você ler o primeiro parágrafo que eu citei do livro dos Deitels, está escrito o seguinte:

“Os programadores escrevem instruções em várias linguagens de programação, algumas diretamente compreensíveis por computadores…”

Nesse parágrafo está escrito que OS PROGRAMADORES escrevem instruções em algumas linguagens de programação que são diretamente compreensíveis por computadores, depois de várias frases, está escrito que a linguagem de máquina era muito lenta e tediosa para A MAIORIA, na próxima frase diz que OS PROGRAMADORES começaram a usar abreviações em inglês para representar operações elementares em vez de utilizar strings de números que os computadores poderiam entender de maneira direta.

@wldomiciano

Este livro dos Deitels dá muito trabalho, não é, pessoal?

Moderadores do fórum, pfk66, javaflex, andrebmarinho, ViniGodoy, rmendes08, essa continuação do tópico foi tão desagradável que quase ninguém decidiu participar dessa continuação do tópico?

1 curtida