Autenticação Login

Olá pessoal,

Sou nova por aqui e no desenvolvimento Android também. Preciso de ajuda pois estou um tanto quanto perdida. Vamos ver se consigo explicar de maneira clara minha dificuldade.

O app que desenvolvi para um cliente é composto por uma tela de login nativa e eu preciso fazer a autenticação do login enviando para URL da loja do cliente que está em ASP os dados de acesso (usuário e senha), recuperando se é válido, para então abrir para ele uma WebView contendo essa loja ASP com o usuário já logado.

Preciso fazer esse login intermediário no Android fora da WebView pois ele quer que eu implemente uma função que mantém o usuário logado depois do primeiro login, o que não é possível fazer na WebView (eu acho).

Me ajudem por favor, enviando links, me dando uma luz, não tenho noção nem de como procurar, muito menos como proceder.

Agradeço muito desde já!

1 curtida

Acho que se você abstrair a parte da autenticação ficará mais fácil de resolver e entender o problema. O processo que você quer realizar é:

  • Criar uma conexão segura com um servidor web.
  • Transmitir essa informação baseando-se em algum protocolo.
  • Armazenar a resposta internamente.

Nativamente no Android, você pode abrir uma conexão https (segura), transmitir um formulário no formato (JSON, XML), e armazenar a informação no Banco de dados ou em um arquivo local. Tenta quebrar seu problema nesses passos.

1 curtida

Seguindo o conselho do @aresmaverick, sugiro que você, primeiro, isole a parte de enviar a requisição ao site do cliente. Verifique se eles possuem um web service para tal (ou se é possível criar um web service), isso facilitará e muito a tua tarefa.
Depois, foque em entender como vai proceder, como o @aresmaverick disse, se você quebrar o problema em partes menores, fica mais fácil resolvê-lo

1 curtida

Pessoal, ainda não consegui resolver. Estou tentando da maneira que falaram, mas pensando aqui talvez tenha um jeito mais fácil de fazer do que o que estou pensando e tentando fazer.

Eu já tenho um app com uma WebView que carrega a URL do cliente. Como está hoje ele loga dentro da WebView. Não sei se tem como, mas seria mais fácil se eu tivesse como receber o usuário e senha que ele insere dentro dos campos de login do formulário dentro do WebView para dentro do Android mantê-lo logado invés de fazer essa tela de login intermediária que manda o login e senha para a URL e etc.

Sabem de algo a respeito disso?

Realmente não sei se existe uma maneira de pegar os dados da WebView. Se encontrar, por favor compartilhe!