Automatizar instalação e conf. do MySql

Bom dia amigos!
Estou desenvolvendo um pequeno controle de estoque em Java com Swing e com banco de dados MySQL versão 5.5. Para instalar, eu uso o install creator, que copia as pastas, arquivos, jar do sistema e cria o atalho na área de trabalho, e no final ele tem a opção e de executar o instalador do mysql e depois ele roda um bat para criar as tabelas do banco. Mas eu gostaria que fosse uma instalação simplificada, como de qualquer programa que baixamos da internet, onde usa o padrão NNF (Next, Next e Finish), mas no meu caso, o install creator executa o instalador do mysql, onde a pessoa que esta instalando, precisa conhecer, pois quando termina de instalar o mysql, ele logo abre outra tela de configuração, onde define a senha do usuário root, se é pra uso em um servidor dedicado ou um computador de desenvolvimento, o que deixaria o usuário meio perdido e daria acesso total ao banco tbm, pois ele que define a senha do root. Alguém teria alguma idéia de como fazer essa configuração pela aplicação? Havia dado uma olhada no hsqldb, um banco de dados feito em java, que é só criar o arquivo, semelhante ao access, mas ele não pode ser acessado em rede, no caso, só funcionaria na maquina local. Desde já agradeço!

1 curtida

Pesquise sobre silent install com MySql. Exemplo: