Automatizar minhas tarefas chatas

Olá pessoal, sou novo aqui e em programação também (novo no sentido de zerado mesmo), e queria pautar meu aprendizado a um objetivo. No meu trabalho há muita análise de documentos simples, consulta a sistemas que não conversam direito e criação de documentos extensos e repetitivos com o unico objetivo de dizer “tudo ok, pode conceder”(sim, serviço publico). Visto que tempo, dinheiro e interesse da gestão são limitados, com essas premissas queria ver se consigo desenvolver uma ferramenta/programa com api simples, para agilizar o trabalho meu e da equipe, sem precisar realizar uma implantação nova de software ou mudar os procedimentos já engessados da administração. Isto posto , queria desenvolver algo do tipo:

-Eu forneço na api (no windows) minhas credenciais, um beneficio a conceder ao servidor(pessoa), e um dado de identificação do servidor, como o cpf ou o nome.

-com estas 3 informações, o programa acessaria um sistema já existente (siape) e imprimiria aguns relatorios padrões deste sistema, os relatorios a serem impressos dependeriam do benefício que indiquei e seriam referentes ao servidor (pessoa). Poderia até ser feito com macros do siape, mas o sistema teria que pelo menos executar essas macros.

-junto a isso, o programa utilizaria estes dados que indiquei (nome e beneficio) para acessar uma base de dados da pessoa e criar um documento padrão (como uma mala direta) com os dados da pessoa, concedendo o beneficio. Esta base de dados pode ser do excel, de sql, ou dos programas que já utilizamos (baseados em java) ou até mesmo dos relatorios impressos anteriormente. O texto padrão seria de acordo com o beneficio.

dessa forma, o programa não faria a analise, mas facilitaria a analise, que é feita em papel, consultada em sistemas distintos e escrita em word.

Então minha pergunta é, o que devo aprender para conseguir o resultado acima? qual a linguagem de programação/ferramenta mais indicada para esse fim? qual a forma mais simples de fazer?

Se esse siape roda no navegador, pode usar Selenium IDE ou Selenium WebDriver. Pesquise sobre.

na… comunicação com o siape é complicada, pra tirar de lá normalmente fazemos com gerador de relatorios (transformar em CSV ou XLS) e colocar lá, fazemos por macros