Blog = Wordpress?

Pessoal, como funciona o processo de criação de um blog com Wordpress?

Não entendo nada em relação a isto, estou começando a pesquisar agora.

Acontece que eu me adiantei um pouco, criei todo o layout do meu site (blog) e registrei um domínio.

Porém, não faço idéia em como proceder.

  • Compensa fazer “na unha”?

  • Eu consigo “jogar” todo este layout para dentro do Wordpress?

Wordpress com certeza domina o mercado da web quando se fala em Blog. Seria a melhor escolha sem duvida. O Wordpresse e bem simples de se gerenciar.
Sobre o Layout, para implementar um próprio voce vai precisar saber um pouco de PHP.

Se quiser comprar um template eu recomendo o https://themeforest.net/

@rafaelvicio eu não sei absolutamente nada de PHP.

Em relação ao template, eu implementei exatamente o que tinha em mente, não gostaria de abrir mão do layout.

Saberia apontar as maiores difuldades de implementar o blog na unha? Existe alguma alternativa que não faça uso do PHP?

Minha idéia é trabalhar com AngularJS para controlar o fluxo entre os posts/páginas.

Wordpress trabalha com PHP ate onde eu conheço.
Voce pode criar um sistema de blog na mão usando Angular tambem, mas voce perderia um bom tempo com isso.

Wordpress é um CMS, ou seja, é um sistema de gerenciador de conteúdos. Nele já tem tudo proto pra vc poder gerenciar seu site. Ex:

Pra vc criar seu blog, vc vai precisar do layout das telas, um sistema admin pra criar/editar/remover posts, e também para gerenciar comentários, além disso, vai ter que implementar SEO para ser mehor visto, adicionar um google analytics pra poder acompanhar as pageviews, etc.

O wordpress faz tudo isso acima e muito mais, através de plugins