Boas Práticas para controle de dados

Olá, trabalho num lugar onde os dados são muito importantes, mas estão bem defasados no controle dos mesmos, pois as pessoas os usam de formas diferentes para analises diferentes, mas mal se tem controle de versão, na maioria das vezes os dados são passados por e-mail e simplesmente temos que confiar que aqueles são a última versão.

Então eis que vem a pergunta, quais boas práticas devem ser aplicadas para minimizar, ou até solucionar esses problemas? Existe alguma literatura para me auxiliar nisso? Algum padrão de projeto focado mais nisso?

Na verdade, este cenário demonstra uma total falta de processos na empresa onde você trabalha.
São os processos que definem este tipo de coisa (como a informação deve tramitar), de quem para quem, onde ela deve ser concentrada, etc.
O pior (e o cenário mais comum) é que já deve existir um padrão de projetos e de processos, porém, não se utiliza.

Você pode tomar a iniciativa de questionar se existe alguma metodologia de processos e, havendo, começar a seguir. Sugerir para os responsáveis o uso da mesma, colocando fatos. Apenas dizer “são padrões e devem ser seguidos” não é a maneira mais fácil de convencer as pessoas a mudarem seus hábitos.

Como o amigo falou, o problema não parece ser tecnologia, mas sim processo. O nome disso que você quer é governança de dados:

Muito obrigado, vou dar uma pesquisada.