Bomba - Oracle compra a Sun

O que acontecerá com as certificações? Agora existirão outras? “Oracle Certified Java Programmer”?

Se voce trabalha numa oracle shop provavelmente sera obrigado a usar o netbeans ao inves do jdeveloper.

[/quote]

Isso seria uma mudança excelente para os desenvolvedores que são obrigados a trabalhar com jdeveloper.

E o eclipse teria realmente um concorrente a altura no desenvolvimento de plugins para o netbeans pela oracle

[quote=ranophoenix][quote=Joao.Gabriel][quote=JotaJota]Não sei se é 1 bilhão que faz a diferença… uma porque nao decidiram ainda o valor mas estão entre 5 e 7 bilhões
Acho que a IBM foi tirada do caminho mesmo. Alias isso me preocupou muito. ter a IBM como dententora de todos os produtos da SUN. Quanto ao Oracle como nosso amigo disse, eles ganham com o Java, acredito tambem que a Sun pensa no futuro de seus produtos. por isso aceitou a Oracle e nao a IBM.

Quem chuta o que vai acontecer daqui pra frente?[/quote]

Por acaso a IBM não ganhava dinheiro com Java? O que a Oracle fez pelo crescimento do Java?[/quote]

Utiliza a tecnologia em peso nos seus produtos (Oracle Enterprise Manager, Binding para utilizar Java ao invés de PL/SQL, etc).[/quote]

Usar a tecnologia é uma coisa, contribuir para o crescimento dela é outra.

Quem desenvolveu o Eclipse?

Sinceramente eu preferia a IBM…

Na realidade, este negócio é a concretização do sonho da Sun de possuir todo o stack, desde o hardware, passando pelo sistema operacional até os seus sistemas, tal como a Apple é hoje. É por esta razão que eu acredito que, basicamente, nada irá mudar para os produtos da Sun.

O Oracle sempre funcionou melhor nos servidores da Sun, sempre executou extremamente bem no Solaris, e todo o backbone da Oracle é hoje basicamente desenvolvido em Java. No entanto, o fornecedor da Oracle até então (Sun) estava perigando afundar. Nada mais logico do que aproveitar o momento e comprá-lo por um preço bem baixo (só pra lembrar, a Oracle pagou 12 bi pela BEA, tá pagando 7 pela Sun (o que me faz lembrar do triste destinod a Silicon Graphics, vendida nos meses passados por meros 25 milhões)).

Pro desenvolvedor Java, é um grande negócio. Agora uma empresa que SABE ganhar dinheiro VAI fazer dinheiro com Java. E se alguém FAZ dinheiro com Java, todo o ecosistema faz junto, o que é ótimo pra todos nós. Convenhamos, a Sun simplesmente não sabia fazer dinheiro (eu mesmo to desde o início do mês tentando comprar com os caras e não consigo. Se fosse Oracle, já tinha finalizado a compra) com Java.

Sem contar que a Sun historicamente sempre teve bastante caixa, e quando sobrava alguma coisa no cofrinho ela comprava alguém (como a StorageTek ou a MySQL), justamente para evitar ser comprada apenas pelo seu valor em caixa. Eles se puseram à venda antes de isso realmente ocorrer, já que a previsão para o futuro da Sun era realmente sombria; a Oracle na verdade fez um bom negócio.

Ainda acho que a compra pela IBM poderia render mais frutos aos desenvolvedores, mas nao da para ir muito alem de adivinhacao e especulação.

Sobre a Oracle, seu poder de venda e penetração no mercado de software sempre foi maior que o da Sun. Ainda é muito cedo para dizer, mas a aproximação da plataforma da Oracle ao Java já se iniciou ha muito tempo. Agora vai pesar mais ainda essas possíveis integrações de ferramentas, softwares, bancos, etc.

Também pode ajudar bastante a penetração das versões mais recentes do Java, considerando que a oracle fara a partir de agora um esforço grande para colocar o java everywhere (sem duvida nao fara isso usando o java 1.2 do antigo instalador do oracle 8.x).

Vamos ver. parece interessante.

Realmente to impressionado. Essa foi de “mineiro”.

Não gosto do Netbeans, mas em comparação com o Jdeveloper… é Netbeans na veia.

Acho que vai ser bom pra todo mundo. uma integração cada vez melhor entre Sun e Oracle, que tem muitos produtos em clientes de grande porte, só pode aumentar ainda mais a participação do java no mercado corporativo, oferecendo uma suite de serviços cada vez mais completa e de qualidade.

[]'s

obaaaa é nóizes ;p

longa vida à Oracle :stuck_out_tongue:

de um modo geral eu to contente com a noticia… receoso, porém contente.

ja começando com polemica, agora a microsoft tem um concorrente que vai saber, ja sabe, concorrer neste mercado, um concorrente que ao menos no que me parece, sabe investir, fazer dinheiro e ganhar mercado. Me parece que o .net tem ganhado mercado nos ultimos meses (ja que eu ando vendo mais vagas pra .net), agora se a oracle tocar o barco na parte administrativa como acredito que eles sabem fazer, com ferramentas de qualidade como as deles e da sun, acredito que eles tem a faca e o queijo na mão, pra concorrer com ouro que também tem muitas vantagens, a microsoft. E eu gosto muito dessa concorrência.

Temo pelo netbeans, mais não tanto, ja que o JDeveloper tem bem menos fatia do mercado, o netbeans além de ter mais, esta crescendo muito… ao que dizem por ai (eu não conheço o JDeveloper) o netbeans tem mais recursos que o JDeveloper…

Também temo pelo MySql, poém na enorme maioria dos casos dos dois bancos de dados, o oracle é usado em grandes aplicações e o mysql em pequenas, na enorme maioria… com sorte eles vão aproveitar isso e continuar investindo em ambos (o q eu mais desejo)…

quanto aos servidores de aplicação… eu conheço muito pouco sobre o assunto (em toda minha vida só mexi com o tomcat mesmo…) mais mesmo sobre isso to animado com opiniões que eu li ai de outros usuarios…

imagino que a evolução do JDK ficará mais rápida, nenhuma novidade até ai.

como eu falei, apesar do receio eu to bem contente com isso… e otimista também, por que acho que pra nós, desenvolvedores

[quote=Paulo Silveira]Ainda acho que a compra pela IBM poderia render mais frutos aos desenvolvedores, mas nao da para ir muito alem de adivinhacao e especulação.
[/quote]

Concordo plenamente.

Com certeza, muito melhor a oracle do que a IBM…

Fiquei um tanto aliviado com a noticia…

Concordo com o erickles…
A Oracle já trabalha há muito tempo com a plataforma Java, e creio que agora isso vai crescer cada vez mais.
Visto que varios dos seus produtos utilizam jdk.
Muito interessante, pra mim foi uma surpresa abrir o GUJ hoje cedo e ver essa notícia.

Tomara que para nós desenvolvedores Java, isso se torne algo útil e proveitoso.

Abraços galera.

[quote=ignacio83]Não sei vcs…

Mas gostei mais da idéia de a Oracle tem comprado a Sun do que a IBM…

Para mim foi uma boa notícia… Todos sabemos das dificuldades da Sun, espero que o negócio se concretize…[/quote]

Eu concordo com você ignacio83. Com certeza é bem melhor a Oracle do que a IBM. Espero que com isso a IDE da oracle melhore.

São empresas com culturas bem diferentes, como será que vai rolar?

Bom dia,

Penso que esta aquisição pode ser um bom negócio do ponto de vista do “alliance of businesses”.

Mas, do ponto de vista da evolução tecnológica pode ser um desastre.

As duas empresas não têm a mesma “filosofia” nem a mesma “cultura de empresa”.

Mas todas querem fazer lucro.

Serà que JAVA, poderia ter nascido numa empresa como a Oracle ???
É provável que nunca.

“The Network is the Computer” vai para “The Network is the DB ORACLE” !!!

“POO” vai para “POD” !!
“MySQL” vai para “ORACLE DB” !!

“JAVA” vai para “PL/SQL” :slight_smile:

Network computer (NC) is a trademark of Oracle Corporation.
Não é porque eles usam as mesmas palavras, isso significa a mesma coisa.

Agora que a Oracle vai ter participação majoritária no JCP, será que as JSRs vão avançar um pouco mais rápido ou não tem nada a ver?

Bom dia…

Talvez isso http://www.oracle.com/sun/sun-faq.pdf ajude um pouco…

Regards!!

Gostei da notícia, foi um desfecho surpreendente. :wink:

Discordo completamente. Na minha opinião quando uma grande organização, como a Oracle, ou até mesmo uma grande comunidade, resolve adotar uma tecnologia, consequentemente, ela está contribuindo tanto para o crescimento como para consolidação dessa tecnologia. Isso gera demanda e se o crescimento da demanda não estimular o crescimento de uma tecnologia então não sei mais o que estimularia.

http://www.oracle.com/technologies/java/index.html

A Oracle não iria dar um tiro no próprio pé né?