GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Calculo de Digito Verificador de Contas Bancárias


#1

Pessoal,

Tenho perguntado ao Santo Google sobre algorítimo para o Cálculo do dígito verificador de uma conta corrente/poupanca de um banco, mas até agora só consegui encontrar os famosos algoritmos Módulo 11 e Módulo 10, mas pelos testes que andei fazendo esse algoritmo não se aplica em se tratando de contas bancárias. Alguém ai sabe como faço para fazer essa verificação ?

Obrigado


#2

não necessariamente os cálculos serão iguais para todas as contas até onde eu sei...
se vc esta trabalhando com um banco específico, solicite aos analistas do banco... agora se é por curiosidade, já não posso te ajudar... :frowning:


#3

Como foi dito, depende do banco, fiz um boloto (com JBoleto) para o Unibanco e foi de um jeito e agora estamos migrando para o Bradesco e o cálculo, principalmente do modulo 11 é diferente.


#4

boa tarde brother,

Você deve solicitar o "manual de boletos" do seu banco. O DV do boleto, é calculado a partir de uma formula, com base nos campos que compõe o código de barras.

[]'s


#5

Valeu pela resposta, Rafael !

Infelizmente não é só por curiosidade. rs A empresa aqui trabalha com 4 bancos Itau, Bradesco, Unibanco e Banco do Brasil e preciso validar se o número da conta bate com o dígito verificador.

Então eu preciso entrar em contato com os analistas de todos esses bancos ? Pensei que existisse um algorítmo básico que todos os bancos utilizavam.

Valeu


#6

eu realmente não sei te dizer cara. o que eu sei é que não necessariamente todos os bancos possuem o mesmo calculo, por isso é bom vc entrar em contato com os bancos. eu trabalhei apenas para o Bradesco, porém a validação de dígitos entre outras coisa não fica com a gente... isso é transparente...

mas isso depende também se é uma cobrança, concessionária, tributo, etc...


#7

Legal, pessoal !

Valeu pela resposta de todos.

Vou entrar em contato com os bancos.

Abraços


#8

Pois é, o algoritmo é basicamente o mesmo (Módulo 11 ou Módulo 10) mas o jeito de implementar é sempre um pouco diferente.
Por exemplo, pode ser que os dígitos sejam considerados da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita, e no caso específico do Módulo 11, pode ser que quando o dígito verificador vale 10, ele seja substituído por X ou por 0 ou por ainda outro algarismo.
Pode ser que o número da agência também seja levado em conta na regra de um determinado banco, ou então (como é o caso do Bradesco) a agência é que tenha também um dígito verificador.
Para números de contas, vale a dica de você pegar uns números de verdade para conferir. Pode ser que a documentação do analista não bata exatamente com a realidade... :frowning:


#9

Pois é, era essa possibilidade de se usar o Módulo11 e Módulo10 de várias formas que tinha medo. rs Verifiquei com contas reais, mas nenhum deles bateu. Vou tentar ver com o analista dos bancos.

Valeu


#10

Henry

voce conseguiu com os bancos? se sim, a formula de calculo entre os 4 bancos são iguais?


#11