Carreira profissional : back-end ou front-end ?

Ola galera irei cria um artigo falando sobre os temas apresentados no titulos , preciso de algumas opniões de vocês a respeito dessas duas profissoes.

Qual seguir ? qual a vantagem de uma sobre a outra ? qual tem maior empregabilidade ?

Poderiam me da essa força ? Deixem seu ponto de vista sobre: back-end e o front-end.

Podem opnar com suas propiás palavras.

Meu Blog Confiram

Cara, pensando em dinheiro e empregabilidade back-end com certeza, além de pagar salários mais altos a demanda é maior pois a maioria das empresas contratam pessoas para back-end e as obriga a fazer os dois. Mas acho que deve ver o que gosta mais pois se não gostar de trabalhar com back-end você desistirá rapidamente da área.

no que diz respeito a mercado e oportunidades, desenvolveres com conhecimento da metade da stack sempre estarão em desvantagem em relação àqueles que são capazes de desenvolver full stack.

Nem um nem outro. Os dois :slight_smile:

Em termos de mercado, tenho visto que em mercados grandes como Europa e EUA, a demanda por profissionais FullStack tem aumentado ao passo que vagas pra Backend/Frontend especificamente têm diminuído, e isso cedo ou tarde também acaba se refletindo no Brasil.

2 curtidas

Como @leandronsp falou, um desenvolvedor Fullstack é o que eu mercado está começando a procurar, então acredito que é uma tendência. Para te ajudar a se desenvolver, por que pode ser um obstáculo inicial aprender os dois (Back e Front), indico o livro MEAN Stack da Casa do Código de Fernando Almeida. Na minha opinião uma obra prima, pois te ensina como desenvolver uma aplicação de ponta-a-ponta utilizando uma linguagem comum, o JavaScript.

1 curtida

Tenho este livro e estou lendo ele , obrigado pelo feedback.