GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Carreira TI (Opinião)

java
Tags: #<Tag:0x00007fbf1cafb3a0>

Fala pessoal!

Gostaria de saber a opinião de vocês (sincera), sobre a seguinte questão.
Me formei em dezembro do ano passado em Eng. Metalúrgica, porém durante todo o curso praticamente estive envolvido com a área computacional. Inclusive realizei um trabalho de pesquisa em modelagem matemática computacional (Estudo de problemas de fluxo multiproduto binário aplicado à otimização de rotas de veículos em uma indústria de mineração) onde publiquei artigos e participei de congressos nacionais.

Estudei programação em JAVA e recentemente comecei um curso de PHP 7 (porém confesso que não gostei muito, prefiro o JAVA apesar de ser um pouco mais complexo no início, acho que me familiarizei com a linguagem e ferramentas) aprendi também o HTML, CSS E JavaScript.
A princípio até pensei em fazer um mestrado em modelagem computacional, porém o curso é em horário integral em universidade federal e em particulares é muito caro. Me formei com bolsa integral pelo PROUNI e trabalhei durante toda a graduação e agora não é diferente preciso trabalhar.

Enfim, resumindo essa história minha dúvida é a seguinte. Pensei em fazer uma pós em Eng de Software para tentar entrar realmente na área de TI, pois quando envio meu currículo sou eliminado de cara pelo fato de minha graduação ser em outra área. Assim eu se quer tenho a chance de explicar toda a minha trajetória e meus conhecimentos. Vocês que já possuem vasta experiencia acham que isso pode vir a abrir uma porta neste mercado, pois confesso que não tenho pretensão de fazer uma outra graduação, tenho 29 e olhando para o mercado creio que me formei até tarde já!rsrs

Já deixo meu agradecimento para o pessoal que teve paciência de ler todo esse testamento e quem puder contribuir de alguma forma agradeço mais ainda!

Abraço a todos!!

@leo_ccardoso não vejo como uma pós graduação iria colaborar com você. Eu penso que o maior motivo da sua dificuldade em ingressar na área seja justamente a sua experiência (ou falta dela) com desenvolvimento de software.

Recomendo estudar lógica, algoritmo e se quiser focar em Java, tirar a certificação Java 8 (Associates e Developer.). Outro ponto que pode pesar a seu favor é começar um projeto pessoal no GIT, mesmo que sirva para tu estudar as tecnologias e etc.

Na nossa área, na minha opinião, a experiência pesa bastante, muitas vezes mais que se formar na universidade X ou Y. Então, quanto mais conseguir praticar e evoluir nesse sentido, melhor será.

Boa sorte e bora suar a camisa :slight_smile:

Dado seu background, não seria melhor do ponto de vista financeiro aplicar seu conhecimento de computação em alguma área como mineração, logística ou transporte; ao invés de desenvolver CRUD em Java (ou pior ainda, terminar dando manutenção em legado)?

Obrigado pelas respostas @pfk66 e @nel! Estou pensando nessas duas possibilidades (1- Certificação JAVA e 2- Desenvolver um projeto com base em meus trabalhos anteriores), sendo que para a segunda tenho até algo em mente. Durante a graduação desenvolvi um sistema de monitoramento e otimização para a produção em usinas siderúrgicas ( o “programa” calculava os leitos de fusão, massa de carvão, composição dos gases de topo do alto forno, etc). Porém na época como precisa apresentar os resultados rapidamente e não dominava JAVA fiz tudo em vba e excel. Durante a apresentação do projeto alguns engenheiros que avaliaram me disseram que isso era uma inovação, pois infelizmente a área de siderurgia ainda é muito deficiente em TI.

Assim penso implementar esse sistema em JAVA, seja Desktop ou WEB e divulgar para as indústrias de minha região, talvez alguma gostaria de testar e ver os resultados. E em paralelo vou continuar estudando JAVA e quem sabe tento a certificação.

Agradeço novamente a voces dois e se alguém tiver ideias ou opiniões ainda para contribuir são bem vindas!

Abraço.

Olha, em vez de pós graduação, porque não faz um curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 2 anos e meio, como você cursou o engenharia, pode eliminar algumas matérias e com certeza será bom pra vc… Modalidades a distância também são válidas…
Boa sorte.

Bom, minha opinião é que a partir do momento que você percebeu que computação te atraía mais do que a engenharia em si, deveria ter largado o curso e partido pra outro (Ciência da Computação, Engenharia da Computação, etc). Mas como diz o ditado, agora não adianta chorar o leite derramado. De fato será uma tarefa complicada encontrar um emprego na área de TI sendo formado em Engenharia Metalúrgica e ainda mais sem experiência anterior como desenvolvedor ou analista de sistemas.

Já tentou omitir no seu currículo a sua graduação e informar apenas os conhecimentos que interessam à TI? Isso não seria nenhum pecado e quem sabe alguma empresa te chamaria pra entrevista. Trabalho com programação desde 2008 e sinceramente não vejo necessidade de uma graduação pra ser programador, inclusive trabalho numa empresa com uma TI enorme e há programadores sem graduação na área.

Não aconselho fazer pós-graduação, nem mestrado e nem doutorado, a menos que seu desejo seja um dia ministrar aulas em universidades ou se trabalha em algum órgão público onde há plano de carreira e crescimento salarial conforme o nível de escolaridade.

Acredito que já deva ter visto vários pontos de vista, então vou lhe mostra uma nova ótica da coisa, presta bem atenção;

A Pós-Graduação tem duas finalidades na vida de uma pessoa, uma é para candidatos que queria seguir a carreira acadêmica, a outra finalidade é comprovação de conhecimento, não se engane, os cursos de Pós-Graduação são muito puxadas, e geralmente são recomendados quando o profissional já estejam trabalhando na área e deseja realizar um upgrade, ou seja, é como se fosse uma reciclagem, ele vai pegar tudo que ele aprendeu durante o tempo de carreira e absorver aquilo que a experiência não teve oportunidade de fornecer.

Acredito que se você for tentar procurar oportunidade de trabalho na área de tecnologia tendo uma formação de Pós-Graduação em TI e formado como Engenheiro em Metalúrgica, o seu contratante terá uma impressão que você está perdido e não sabe o que quer da vida.

Você pode tentar traçar uma estrategia diferente para entrar na área de tecnologia, se de fato você realmente quiser mudar de área.

Comece a conseguir emprego como engenheiro metalúrgico, se você já trabalha nessa área então é show de bola, com emprego garantido você trabalha pela manhã e a tarde como engenheiro metalúrgico e a noite comece a estudar e fazer projetos em Java, ou fazer projetos para Mobile ou projetos para Web, com portfólio pronto os seus contratantes terão uma ideia do seu potencial avaliando pelo suas linhas de código que provavelmente irás colocar no GitHub.

E somente assim terás condições de entra na área de tecnologia, vai ser um grande desafio, mas se você tiver foco e força de vontade você chega lá.

E somente depois de ter pelo menos uma experiência de 3 anos na área TI será o momento certo para fazer um curso de Pós-Graduação em tecnologia, pode ser até menos tempo, você mesmo saberá o tempo certo para fazer o curso de Pós-Graduação.

Valeu pessoal (@bsmachado, @jonas.cant e @wladyband)! Estou começando esse caminho que vocês sugeriram de certa forma! Fiz minha conta no GitHub e comecei a desenvolver um projeto WEB em breve posto ele por lá! Também estou juntando material para estudar para certificação JAVA, apesar de ver algumas pessoas falando que não vale a pena, acredito que pode ser um diferencial de certa forma!
Achei interessante essa ideia de omitir minha graduação no currículo.(vou aplica-la)
De uma coisa já tenho certeza, essa caminhada vai ser longa e árdua.
Más é isso aí, bora ralar, chorar o leite derramado não vai adiantar agora!

Aproveitando a oportunidade ja deixo aqui registrado meu interesse em novos projetos, se alguém estiver com interesse de desenvolver algo ou já em desenvolvimento e esteja precisando de alguém para trabalhar(não quero salário, só conhecimento mesmo- rsrs) estou as ordens!

Abraço a todos!

Tenho esse pequeno projeto que fiz para ganhar conhecimento e está precisando de melhorias.
Se tiver interesse em querer mexer fique a vontade :

(https://github.com/Daniel-Dos/DanielDias-MongoDB/issues)

@Daniel_Dias

Acredito que o @leo_ccardoso precisa estudar alguns fundamentos importantes de Java antes de pegar no seu projeto.

Que tipo de melhorias você está precisando no seu projeto?
Mesmo que o leo_ccardoso soubesse identificar onde precisar haver melhorias ele iria precisar bastante de uma documentação de engenharia de software.
Você tem essa documentação?

Não tenho documentação.

os ajustes seria por exemplo :
ajeitar o layout(html,css)
fazer um exemplo com Swing/JavaFX
fazer um exemplo com JSF.
ou qualquer coisa que achar necessário.:slight_smile:

O projeto não tem nada de inovador, nada complexo e ou que vai gerar algum valor monetário. É só um projeto que fiz para aprender NoSQL.

eu citei as melhorias aqui : https://github.com/Daniel-Dos/DanielDias-MongoDB/issues .

e pelo o que ele comentou, o mesmo já esta começando da desenvolver um projeto WEB. Mas isso é escolha dele. Só ofereci o projeto, pois de vez enquanto vejo post de usuários querendo entrar em algum projeto para treinar,etc.

{ }s.

Obrigado @Daniel_Dias! Já entrei la no seu GitHub (estou te seguindo lá)!
Vou dar uma olhada no seu projeto, se eu conseguir entender as coisa blz, caso não, faço como o @wladyband falou volto e dou uma olhada nos fundamentos que eu não estiver entendendo bem!
Está sendo positivo demais o contato com voces aqui no GUJ, galera muito solidária (coisa rara hoje em dia)
Abraço a todos!

Cara eu não vejo problema nenhum em você fazer alguma faculdade na área de TI, quanto maior o grau de especialização melhor as empresas te vê.

Se você quer fazer algo relacionado a mineração é possível também, na programação tudo é possível. Por exemplo você deve conhecer bem sobre mineração, metalurgia etc… Então nada impede você de criar um software para melhorar e ajudar nesses campos, talvez um software que ainda não exista e ajudaria muito as empresas. Então você pode vender ele ou fazer o que quiser, entende ? No TI não tem aquelas frescuras de outras áreas, você é livre e pode fazer o que quiser.

Veja exemplos bem sucedidos: WhatsApp, Facebook… Nada impede você de fazer algo assim e ganhar uma boa grana.

O que o @MatheusVMB é pura verdade, se apegue á essas dicas, que vai dá tudo certo.

me procure para ver como posso te ajuda a estudar, me mande um email tecnico100@gmail.com

Obrigado pela sugestão @MatheusVMB! Essa é minha linha de raciocínio!
@wladyband te encaminhei o email, depois dá uma olhada se recebeu!
Vlw

Beleza. Bons estudos.

Uma coisa que seria legal de acrescentar ao seu curriculo é um portfólio, faça trabalhos freelancer com o seu conhecimento, coloque tudo no github ou em um blog seu, e coloque seu portfólio no currículo,

Valeu pela dica @Murilo_Haas! Inclusive até tenho alguns estudos prontos, vou posta-los no GitHub em breve (só sobrar um tempo posto lá). Estou estudando bastante JAVA, acredito que em breve estarei mais apto para elaborar projetos mais complexos e assim poderei elaborar um portfólio interessante!
Abraço!