GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Celulares para aplicativos Java

Olá Pessoal,

Saberiam citar alguns celulares mais comuns hoje no mercado que façam uso da JVM para aplicativos Java ? (Ando meio por fora...) Pretendo começar a desenvolver algo assim.

Olá.
Pelo que to lendo na net, os celulares Motorola e Nokia estão utilizando Java ainda.
Ve no site deles...
PS: Por que nao programa algo para Android... Tem bastante coisa que da para incorporar com java.

Ainda?

Desculpe minha ignorancia, o pouco que sei do Android (ou penso que sei), é que é um SO para celulares da Google. Posso desenvolver um aplicativo qualquer e roda-lo no Android ? Qual a linguagem nativa dele ?

Tambem não entendi o "Ainda".

O Android é linux com uma máquina virtual embutida no kernel. A linguagem para desenvolver aplicações é java.

http://en.wikipedia.org/wiki/Dalvik_virtual_machine

Android roda bytecode Dalvik gerado a partir de qualquer linguagem.

que outras linguagens a dalvik suporta?

http://markmail.org/message/vtmad36sfik66hma

Todos os grandes fabricantes suportam Java. Minha tendencia natural é te indicar Nokia, por todo um conjunto de características que estes celulares tem. A 2a escolha seria Sony Ericsson. A 3a, Motorola.

Penso em comprar um Nokia N95, tds dizem mto bem dele, mas pretendo esperae um pouco até o preço dele abaixar um pouco, por enquanto ele tah muito caro... :frowning:

Respondendo a tua pergunta inicial, e como já foi dito, a maioria dos grandes fabricantes tem suporte a java em todos seus celulares. Qualquer Nokia por exemplo tem JME. E ainda alguns, como o 5310, suporta a versão 2.1 do JME.

O N95 é um deles, a versão prata está bem barato agora, comparado com a versão de 8gb preta.

O preço do 5310 é bem mais atrativo pra mim...vou esperar baixar mais um pouquinho...o importante mesmo é testar minhas aplicações.

Olá

Vale a pena dar uma olhada nos Sony Ericcson e nos BlackBerrys. Eles também são bons para programação JME, ambos tem um delevopers center bem bacana.

Olá

Sobre o Android e o Java

http://macbr.blogspot.com/2008/11/android-s-roda-java.html

8)

Isso ae Satriani, somente java. E a dalvik roda um bytecode bem mais enxuto que o bytecode tradicional

"

Cara, trabalho com desenvolvimento para celulares, e posso te afirmar que Motorola não presta. Nokia são bons, mas os recentes modelos são em Symbian. Te aconselho a tentar com os Sony Ericsson que são os melhores na minha opinião. W510, W910, W850, K790a, são modelos foderosos da marca e que da pra trabalhar bem.

Ah, e fica uma dica. Se tu pretende ganhar dinheiro de verdade com desenvolvimento assim, foca no iPhone e no Androide. Vale a pena mesmo perder horas de estudos com eles, mas pensando no teu futuro, o mercado será muito mais amplo. Dentre os dois citados, ainda sugiro o Androide, que vem pronto pra desenvolver; sem as viadagens da Aplle, que começa que para programar, você deve ter o SO deles.