Certificação Java - Ambiente para estudo

Pessoal, boa tarde!

Estou reunindo informações acerca do exame de certificação 1Z0-808, e algumas dúvidas surgiram.
Há algum problema do Java atualmente estar na versão 10, e o exame ser direcionado para a versão 8?
Mesmo estando na versão 10, posso baixar e instalar para estudar o Java JDK 8u172 com NetBeans?
O que os colegas me recomendam para configurar meu ambiente de estudo?
Peço desculpas pela ignorância, pois estou começando agora a descobrir estes conceitos.
Obrigado pela atenção!

As novas versões podem ter recursos que as versões anteriores não possuíam.
As versões mais recentes podem não ter uma série de coisas que existiam em versões anteriores.
Sem falar em coisas que podem estar depreciadas na versão 10 e na 8 estarem disponíveis.

De preferência, baixe e instale só o JDK. Tente utilizar o prompt de comando, será mais assertivo e não terá nenhuma camadas de abstração entre o JDK e o teu código. É mais trabalhoso, mas te permite um entendimento mais fino e conciso.

Obrigado, Darlan!

Usando apenas o JDK, todo o conteúdo é feito através do prompt, correto?
Eu conseguirei fazer praticamente as mesmas coisas que faria com o NetBeans?
Para o exame, esta é uma boa técnica de estudo?

O que acontece.
Basicamente, a ideia do exame de certificação é fazer com que você entenda e pense como o compilador java faria. Por conta disso, caso você use uma IDE, acabará antecipando coisas (por exemplo, nomes válidos para classes e arquivos java, convenções, conversões, etc). Isso, ao meu ver, atrapalha teu estudo.
É óbvio que, como eu disse antes, usar o prompt vai te dificultar em N aspectos, porém, você terá um entendimento muito maior de como as coisas se comportam.

Obrigado!