Cidades: Software de gestão de recursos confiáveis

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=drsmachado]
A idéia é boa, mas utópica.
Coisas bem mais simples nunca chegaram a funcionar (até hoje, ao menos), como o registro eletrônico de presença dos deputados. Sempre tem quem burle o “sistema”.

Ah, faltou o principal: impostos.
Teríamos que ter uma sociedade com uma cultura tão elevada que, mesmo cobrando impostos, ninguém sonegasse.
Uma pergunta, você, por exemplo, pede nota fiscal toda vez que compra algo?[/quote]

Se existir uma uma forma de criar um software transparente e confiavel, o programa funcionaria independentemente de a sociedade ser muito ou pouco corrupta.

Conheço a história de Diógenes. O único que sentia vergonha entre os sem vergonha.

[/quote]
Um sexólogo, preocupado com o alto índice de natalidade e doenças venéreas de uma aldeia, resolveu ajudar.
Foi até lá e levou muitos preservativos, fez palestras e orientou quanto ao uso.
Como ele ficou sem jeito de mostrar na prática, resolveu inovar: para tentar exemplificar, colocou as camisinhas em bambus, muito comuns na região.
Após 1 ano ele voltou e, para sua surpresa, foi informado que a taxa de natalidade e doenças aumentaram.
Curioso, foi ver o que aconteceu.
O pajé disse que a borracha no bambu não funcionava. E mostrou, toda a área de bambu cheia de camisinhas e o monte de indiozinho…

Não adianta mudar a ferramenta, se você não mudar a cultura.

Pois é, vc está certíssimo em querer fazer algo, mas só um software não será suficiente, precisamos pensar em algo mais incisivo …
eu fico aqui imaginando,o país para por um jogo de futebol, por festas populares, milhões em manifestações religiosas e por alguns direitos mas pra exigir mudanças na constituição, reforma da saúde, educação, etc ninguém se mobiliza

Quando se envolve tomar decisões, é meio complicado substituir o instinto humano por apenas números, estatísticas, probabilidade. Lembra do filme “Eu ou a lenda”? Em especial naquele trecho em que o protagonista conta como foi escolhido para ser salvo pelo robô em detrimento da menina que estava se afogando, é ficção científica e posso estar falando besteira, mas concordo com a explicação dele.

Bem, no mínimo você tem uma boa idéia para uma tese de mestrado ou doutorado.

[quote=soaresinfo]Quando se envolve tomar decisões, é meio complicado substituir o instinto humano por apenas números, estatísticas, probabilidade. Lembra do filme “Eu ou a lenda”? Em especial naquele trecho em que o protagonista conta como foi escolhido para ser salvo pelo robô em detrimento da menina que estava se afogando, é ficção científica e posso estar falando besteira, mas concordo com a explicação dele.

Bem, no mínimo você tem uma boa idéia para uma tese de mestrado ou doutorado.[/quote]

vc se refere ao filme “Eu robo”.
Lembro disso, mas se no lugar de um robo fosse o pai da menina, os dois estariam mortos.
Quantos morrem na fila dos hospitais hoje porque o dinheiro foi mal investido?
Entende o que digo?

Mesmo assim estamos falando de evitar que mais de 30% dos recursos sejam desviados.

Pelo que lí até o momento, o problema da segurança e confiabilidade deste sistema está no hardware e no disco.
Seria necessario um hardware só para esse sistema, onde o programa rodaria de uma mídia como um CD não regravável e um hd contendo apenas o banco de dados.

Ainda aguardo outras sugestões e links.

[quote=henriquecosta]Pois é, vc está certíssimo em querer fazer algo, mas só um software não será suficiente, precisamos pensar em algo mais incisivo …
eu fico aqui imaginando,o país para por um jogo de futebol, por festas populares, milhões em manifestações religiosas e por alguns direitos mas pra exigir mudanças na constituição, reforma da saúde, educação, etc ninguém se mobiliza[/quote]

Como eu tenho dito, acho que no momento temos que encontrar uma forma de fazer o sistema antes de pensar em constituição e mobilização social. O sistema ainda não existe (Pelo menos como gostaria que fosse).

Até o momento eu tive algumas idéias de garantir que ninguem burlaria o programa já instalado e sendo executado.

No momento, o problema que estou buscando solução, é uma forma de que qualquer pessoa possa pegar o programa que está sendo executado e ler se não existe algum codigo malicioso.
Como tal pessoa teria certeza de que não estaria baixando um fonte de uma origem falsaenquanto um programa pirata roda pra todos?
Parece que sempre, em algum momento, teremos que contar com a boa intenção de alguem. Algo do qual gostaria de excluir totalmente para evitar dúvidas.

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=henriquecosta]Pois é, vc está certíssimo em querer fazer algo, mas só um software não será suficiente, precisamos pensar em algo mais incisivo …
eu fico aqui imaginando,o país para por um jogo de futebol, por festas populares, milhões em manifestações religiosas e por alguns direitos mas pra exigir mudanças na constituição, reforma da saúde, educação, etc ninguém se mobiliza[/quote]

Como eu tenho dito, acho que no momento temos que encontrar uma forma de fazer o sistema antes de pensar em constituição e mobilização social. O sistema ainda não existe (Pelo menos como gostaria que fosse).

Até o momento eu tive algumas idéias de garantir que ninguem burlaria o programa já instalado e sendo executado.

No momento, o problema que estou buscando solução, é uma forma de que qualquer pessoa possa pegar o programa que está sendo executado e ler se não existe algum codigo malicioso.
Como tal pessoa teria certeza de que não estaria baixando um fonte de uma origem falsaenquanto um programa pirata roda pra todos?
Parece que sempre, em algum momento, teremos que contar com a boa intenção de alguem. Algo do qual gostaria de excluir totalmente para evitar dúvidas.
[/quote]

Luiz, isso não existe nem em empresas, nem em lugar nenhum. Nem mesmo a natureza escapar da intervenção humana, logo, a sociedade não pode escapar dela mesma. Você pode pensar o quanto quiser em um sistema. Em algum momento as pessoas terão que fazer parte desse sistema, e no exato momento em que você envolve pessoas, todo o esforço para que o sistema não seja burlável vai por água abaixo.

Vc pode estar certo.

Alguns algoritmos interessantes:
criptografia homomórfica
um corta o bolo e outro escolhe a metade


Fraude nas urnas eletronicas:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=kpinZwI3gfs[/youtube]

Esse é um dos motivos pelo qual as eleições ainda são feitas na base do papel, inclusive em países do chamado 1o mundo.

[quote=rmendes08]
Esse é um dos motivos pelo qual as eleições ainda são feitas na base do papel, inclusive em países do chamado 1o mundo.[/quote]

Vc tem razão:
No momento tempos que acreditar que quem fez o hardware seja confiável.

Eu sei que tenho sido chato nesse post. Mas este é o momento em que estou me permitindo ser idiota.
Acho que esse é um exercício mental que todo mundo deveria fazer um dia.
Tenho algumas idéias, mas para pô-las em prática existem alguns dilemas que tendo mostrar aqui.

Parece que já temos recursos de software para a segurança total como a Criptografia homomorfica por exemplo.
Mas parece que ainda falta para hardware (digo isso porque não é minha área).

O problema das urnas é que a população em sua maioria não conhece os softwares, os hardwares, e seu processos de instalação e contagem. Eu não confio.
O Sistema se tornou muito complexo. O contrário dos papeis e mesários. Processo extremamente simples do qual até as criancinhas de 8 anos podem entender.
Na época dos papeis, para que alguem fraudasse as urnas seria necessario comprar vários e vários mesários. As urnas diminuiram drasticamente o número de pessoas envolvidas no processo de contagem.

Para a solução mais perfeita que pensei, cada cidadão teria que conhecer o mínimo sobre hardware e software para ter confiança plena no sistema. Algo inviável para eleições democraticas no Brasil.

[quote]Para o sistema de eleição ser realmente democrático e ter a participação do máximo de pessoas da região, o sistema deve ser simples. Questão filosófica que acho importante:
Todo o cidadão tem competencia para dizer o que quer?
Se um cidadão não tiver instrução suficiente ele pode votar no pior candidato, por exemplo o Tiririca.
De que adiantaria termos um processo simples e perfeitamente democrático se temos uma população estúpida?[/quote]

Portanto deveriamos escolher:
Ou voltamos para um sistema de papeis e muitos mesários e proibimos qualquer zé mané de votar
Ou damos uma excelente educação que forneça o mínimo de conhecimento à nossa população para que possamos utilizar tecnologias masi avançadas na computação dos votos.

Eu penso que o voto não deveria ser obrigatório e, dependendo da eleição, somente as pessoas capacitadas para entenderem a importância da votação teriam permissão de ter o voto computado.

Essa é umadas soluções que pensei para a verificação se ocorreu ou não fraude.

Computadores em praças públicas interligados e com suas bases de dados sincronizadas.
Nesses computadores só entrariam para manutenção.
Fora deles, existiriam terminais onde os usuarios pudessem acessa-lo sem modificar ou escrever registros.

Ao lado, um exemplo de uma tabela de votos.

Quando um usuario tivesse dúvidas sobre seu voto, ele copiaria a base de dados de um dos terminais dos computadores das praças e refaria os hashs na sua proprira casa. Vejam que ele possui seu proprio número de usuario e posição na tabela marcadas em seu comprovante. Se ele se unir a outra pessoas, terá muito masi segurança ao refazer os hashs.

Toda eleição dará alem dos resultados, o hash code final.


Excelente idéia, mas para abolirmos os politicos vai alem de um software, requer uma mudança da enfadonha democracia representativa na qual os representantes são eleitos através do voto,para a democracia direta em que cada pessoa realmente tem ação direta na tomada de decisão. Sou contra a democracia representativa por varios fatores, o principal deles é exposto neste video:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=mgJ644LPL6g[/youtube]

Complementando com as palavras do grande José Saramago:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=m1nePkQAM4w[/youtube]

A ferramenta não deve tomar a decisão, na minha interpretação e sim servir como um auxilio a democracia direta.

Não existe influencia alguma, já que o poder fica decentralizado.

Politica é uma coisa, cargo politico outra, acho importante resaltar que existe politica sem politicos, indiferente se são bons ou maus politicos, no sistema que imagino eles são inuteis portanto dispensaveis. Quanto a politica em si, acho que você a esteja superestimando, o que é totalmente compreensivel no sistema em que vivemos, segue um video do Jacque Fresco para expandir sua mente :slight_smile:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=gk4vwY2wUig[/youtube]

A questão não seria mudar a classe politica brasileira, e sim extingui-la.

Em uma sociedade participativa politicamente (não essa piada de eleger representantes) a corrupção se torna mais explicita, além do mais em uma democracia direta a corrupção se torna praticamente impossivel pela sua esencia decentralizada.

Interessante seu paralelo entre prefeitura e empresa, você só não se ateve ao fato que politicos são em grande parte extremamente incompententes na gestão, tanto que a grande maioria não possui formação tecnica alguma para exercer tal função, já que não é exigido isso da parte dele para se candidatar ao cargo. Some a isso a displicencia do povo em fiscalizar o desempenho do politico e o resultado é sempre fracasso, além do mais mesmo que haja uma revolta por parte da população o processo para se tirar esse politico do poder é longo e dispedioso e mesmo que bem sucedido será apenas uma troca de um governante que não gostamos, por um que talvez venhamos a gostar(valeu Saramago :slight_smile: ).

Não concordo, vejamos um exemplo pratico, o kernel Linux, várias pessoas o desenvolvem e mesmo assim não existe nenhum código malicioso (com o BSD já teve um caso porem justamente pelo codigo ser aberto foi descoberto e devidamente corrigido). no caso de um sistema fechado e/ou desenvolvido por apenas uma pessoas ou empresa… talvez (Janelas users! já verificaram seu extrato bancario hoje? :smiley: ). Portanto acho que esse seu argumento é invalido.

Eu queria deixar claro que na minha opinião a questão não é trocar politicos por um software, e sim o software fornecer um ambiente adequado para a democracia direta, sem interferencia de politicos. Dito isso acho realmente dificil que essa nova forma de democracia seja aplicada. Mas ainda acredito no poder do povo e em alguns AK-47 se for preciso :D.

A questão do votação ser legitima é realmente complicada, mas acredito que em um povo que participa nas decisões politicas, qualquer fraude salta aos olhos.
Quanto ao patriotismo sou mais Oscar Wilde :
" O patriotismo é a virtude dos viciosos. "

Diminuindo o tamanho/poder do estado a carga tributaria seria muito menor, o que incentiva as pessoas a pagarem corretamente os impostos.

Bem dito Henrique Costa, porem quem detem o poder hoje em dia quer mesmo que o povo continue ignorante e alienado, se o sistema não sofrer uma mudança drastica tudo tende a se manter da forma que esta .

É isso ai Markus Alemao!

Como vc disse os políticos já são dispensáveis, diante de tanta tecnologia. É possivel tirarmos um montão deles. Acho que eles serviriam mais para enfeite ou fiscalização, se a população da região não for muito instruida.

Sobre a criação de leis:
Uma das coisas que eu acho importantes é que as leis deveriam subir de esfera em esfera, evitando leis idiotas que as vezes nossos representantes impõem.
Da forma que sugerí, a população sempre teria poucas leis para aprovarem ou retirarem de vigor.
Essa é a ferramenta de auxílio para isso.

Sobre a tomada de decisões:
A única parte de tomada de decisão, que eu ainda imagino que seria necessaria pela máquina, é dependente de gráfico. Mas acho que o pessoal ainda não entendeu como isso funcionaria. Vou tentar exemplificar mais.
Essa tomada de decisão é apenas para a distribuição justa dos recursos. Seja o gráfico já mostrado anteriormente:
http://www.guj.com.br/posts/downloadAttach/8418.java

Supondo que cada quadrinho destes represente 50 metros quadrados, se a pontuação atingir um X de largura e Y de amplitude, para criminalidade por exemplo, os computadores, atraves de uma formula optimizada, dirá se é enviado uma viatura, implantado um posto de segurança ou uma delegacia.

Outra sugestão… supondo que aquele gráfico seja para problema de esgoto
É enviado um grupo de engenheiros ao local e, baseado no número de quadrados, os valores X de largura e Y de amplitude determinará a quantidade de recursos disponíveis para solucionar aquele problema. Após o projeto, é feito a análize dos custos e aberto licitação (Quem fizer é obrigado a dar garantia de pelomenos 6 anos), onde aquela população irá votar pela melhor. Veja, que quem reclama é quem irá escolher a melhor solução e dirá se a garantia está sendo cumprida ou não. Nesse problema, diferentemente da criminalidade, o que o programa fez foi disponibilizar uma quantidade de recursos baseado nas pontuações das reclamações.

Sobre o orçamento
Da mesma forma que o usuario votasse, ele teria seu pagamento de imposto registrado de forma semelhante:
http://www.guj.com.br/posts/downloadAttach/8427.java

A soma de todos os impostos dos cidadãos deveria ser mostrada por cada prefeito.
Se fosse seguido o exemplo da imagem, cada cidadão saberia se existe ou não roubo do dinheiro.
Para essa visualização de receita e custos, imaginei algo semelhante à tabela de receita anual do jogo Sim City 2000.

olá pessoal!

É só eu quem acha a api do google maps uma porcaria?
difícil de mais pra trabalhar com ela.

decidi não utilizar a api do google maps, pois o projeto é bem pequeno.

se tiverem sugestões, agradeço.

Estou utilizando o extjs4 e servlets para as imagens.

Acho que vou salvar os dados dos atributos em arquivos txt.
O usuario dará as pontuações que serão armazenadas no txt, a classe responsavel pela geração da imagem irá buscar esses dados e desenhar a imagem nova, que finalmente será carregada pelo usuario.

Exemplo de presidente:
http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/presidente-uruguai-vive-com-r-2500-e-anda-000229500.html


http://www.administradores.com.br/informe-se/cotidiano/presidente-do-uruguai-doa-90-do-salario-e-tem-como-patrimonio-apenas-um-sitio-e-um-fusca/55942/