Ciência da Computação ou Ciência de Dados?

Estou cursando o 3º período de Ciência da Computação e na universidade de onde estudo abriu agora o curso de “Ciência de dados e inteligência artificial”. Fiquei tentado em mudar de curso, mas tenho medo do mercado de trabalho… Alguém poderia me dizer como anda o mercado de trabalho na área de Ciência de Dados? Vale a pena mudar de curso ou eu devo terminar Ciência da Computação para depois me especializar em Ciência de dados?

aí vai depender do que vc quer: Big Data | Desenvolvimento | Suporte

Se está indeciso vai pro meio termo, como sistemas de informacoes que é mais voltado pro grande mercado. Depois se especializa, se ainda for o caso.

A melhor pessoa para responder a sua pergunta é você mesmo @Joao_Pedro4. Tudo está ligado ao que quer para sua carreira profissional. Sim, há muita área de atuação com foco em ciência de dados ou o famoso Big Data (e seus “braços”).

Com os sistemas armazenando cada vez mais informações, é uma carreira de impacto, sem dúvidas, assim como de desenvolvedor também é. Na minha opinião, deverias focar em concluir o que começou e com mérito. Você pode começar a direcionar a área que quer atuar a partir do teu TCC. Pode fazer um belíssimo trabalho de conclusão de curso focado na área de dados e assim que concluir, buscar pós na área.

Creio que o curso de Ciência da Computação vai te proporcionar uma visão holística e colocar você em contato com diversas teorias e áreas. Vai que ao fim do curso você tenha se interessado mais por outra área, não é?

Um abraço.

Antes de tomar essa decisão seria interessante você refletir qual é a profissão que você quer seguir no futuro. Por ser novidade, o termo “cientista de dados” tem sido usado de maneira indiscriminada para designar qualquer um que tenha tido contato com big data, analytics, BI, etc.