Cliente Magro X Cliente Gordo

Olha eu tenho um banco de dados e vou desenvolver sobre ele um sistema J2EE, a dúvida é o seguinte:
Devo usar Desktop (Swing, Hibernate ou JBoss …) ou devo usar Web(JSP, JSF, Struts…).

Dados da minha aplicação;
Nº de tabelas no BD: 655.
Nº de telas(GUI): +/- 300.

Deem a opnião, mas critiquem o porque da opnião, quero razões, não sentimentos.

Quem tem que responder é você, seu usuário. Levante os requisitos do seus sistema.

Vc precisa conhecer a necessidade do seu usuário, depois, vc busca qual e a melhor solução para solucionar o problema.

Olá

[quote=giovanni_stiwes]Dados da minha aplicação;
Nº de tabelas no BD: 655.
Nº de telas(GUI): +/- 300.[/quote]

Pelo tanto que estou recebendo pela resposta só posso dar mesmo é sentimento. Um sistema com este número de tabelas cheira mal ou é coisa muito complexa para se responder em fórum.

[]s
Luca

Não entendi ??? :idea:

Não entendi ??? :idea: [/quote]
Baicamente a decisão é sobre Desktop ou Web

[quote=Luca]Olá

Pelo tanto que estou recebendo pela resposta só posso dar mesmo é sentimento. Um sistema com este número de tabelas cheira mal ou é coisa muito complexa para se responder em fórum.

[]s
Luca[/quote]

Realmente a questão é bem complexa, e por isso mesmo a empresa em que eu trabalho solicitou uma consultoria com um pessoal mais experiente, na verdade, coloquei esta questão no forum para saber algumas opiniões aqui do pessoal do forum, acho o pessoal daqui bem esperto.

dreck1, MVC pode ser usado em aplicações desktop também.

Falar que Swing vai ser lerdo se rodar na web??? Ahhmmm??? Falou muita besteira… O que te faz chegar a essas conclusões?

Com essas informações é quase impossivel dizer qualquer coisa a respeito do assunto.

Minha sugestão é vocês fazer o dever de casa de análise de viabilidade e requisitos da aplicação, disso normalmente é facil saber se precisa ser web ou desktop.

Ela vai precisar ser acessada via internet de forma ubiqua? Sistema web é mais facil.
Existe uma interação muito rica com o usuário, além de rodar apenas na intranet. Sistema desktop com middle tier é mais facil. O middle tier só é necessário depende também de muitas variaveis.

Bom na minha opnião esse tipo de decisão cabe a uma análise de nesecidades, requisitos do sistema e de nesecidades e requisitos do cliente.
Esse comentário de que X seria lerdo e Y muito mais rápido com certeza não tem fundamento nenhum, pois em ambos os lados existem prós e contras.
Uma case que acho q exemplifica bem essa história de usar Desktop ou Web é alguem já viu um sistema de caixa de supermercado em desktop ? Não ? Pq será ?

[]s

:?: Desculpe fugir do tópico , mas , porque um sistema de caixa de supermercado não é implementado como desktop ?

Uma case que acho q exemplifica bem essa história de usar Desktop ou Web é alguem já viu um sistema de caixa de supermercado em desktop ? Não ? Pq será ? 

Eu nunca vi o contrario

Alberto

A primeira vista uma boa opção seria usar MVC, usando na camada de apresentação html, jsp, xml, e AJAX (velocidade ultra rapida com ajax e xml), quero dizer, isso se vc estiver pensando em aplicações web.
Se for direto na web, evite swing e applet pois as exibições ficam extremamente lentas, migre para html e JavaScript2 (este ultimo usado na tecnologia AJAX).

Mas essas questões que devem ser respondidas após a coleta de requisitos do sistema.

Espero ter ajudado.

Um abraço.