GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

CLT, recisão, 13o, férias e cia


#1

Gostaria de tirar umas dúvidas em relação à CLT. Li um pouco das leis mais não me ajudou muito.

O meu caso é o seguinte, recebi uma proposta de trabalho melhor, e estou interessado e trocar de serviço. Mas, como estamos no final do ano tem o tal do 13o e além disso eu tenho férias vencidas, e em março de 2007 já vence o meu segundo direito as férias. Estou a mais de 1 ano e meio na empresa e gostaria de saber como funciona o processo de recisão contratual.

Eu perco minhas férias (Em questão, a remuneração dela)? Meu 13o também (mesmo que seja proporcional) ? Vale a pena e não terei prejuízo em trocar de emprego nesse período do ano?

Quem puder me ajudar agredeço mesmo.

Abraço


#2

Você recebe férias e décimo terceiro proporcionais sim. O que você não teria direito é de sacar o FGTS, já que não se trata de demissão sem justa causa.

Não existe isso de melhor período pra deixar um emprego. A empresa tem que pagar o que deve, mesmo que proporcional.


#3

na CLT não existe férias proporcionais, só decimo terceiro. Voce recebe o dinheiro de férias se tiver férias vencidas (depois que vence o empregador tem 1 ano para te dar as férias).

O FGTS pode ser utilizado a qualquer momento para alguns tipos de financiamento (casa propria, por exemplo)

O melhor periodo pra deixar uma empresa é sempre antes de seus ganhos superarem a cota de isento do imposto de renda. Se voce deixar passar isso, vai pagar imposto pelo emprego antigo e se conseguir um novo e superar denovo, vai pagar duas vezes.

Ouvi falar que algumas empresas fazem acordos com funcionarios: eles te demitem, e voce devolve os 40% de multa sobre o fgts que eles teriam de pagar. Com isso, voce pode sacar o seu fgts em cash


#4

Olá

Tem direito a férias proporcionais, mas segue algumas regras:

http://www.legalizar.com.br/php/print-htm/print.php?link=pg-noticias.php&id=15


#5

Não se esqueça do aviso prévio, que caso você não o cumpra para poder entrar imediatamente na outra empresa, eles irão descontar de você 1 mês de salário.


#6

Você não perde nada se pedir demissão 30 dias antes da data em que vai se desligar e cumprir o aviso prévio. O único problema é que você receberá suas férias atrasadas em dinheiro e irá pagar IR sobre ela.

Não vai não, o imposto de renda é anual, a isenção é calculada em cima dos seus ganhos durante o ano inteiro. O máximo que pode acontecer é você pagar IR a mais em um mês e ter que pegar o ajuste só na restituição do ano seguinte.


#7

E se vc fizer um acordo com a empresa, tem como não pagar o aviso previo?


#8

o que pode ser feito é a empresa abrir mão do aviso prévio, mas a empresa tem que ser muito bonzinha pois estamos falando de dinheiro.


#9

da uma olhada no site

http://www.calculador.com.br/trabalhista/recisaoclt.aspx


#10

hehehe reviveu o post de 2006 rss acho q ele já pegou as ferias e o 13º :smiley:


#11

Não entendi duas coisas:

1) O que é 1/3 das férias em caso de pedido de demissão após 12 meses ?
2) Avisando e trabalhando os 30 dias o profissional recebe por este mês trabalhado normalmente ALÉM dos direitos de férias e 13° ? Ou pelo contrário vai trabalhar o último mês de graça?


#12

Imagina q vc nao completou 1 ano e nao tem direito a férias, concorda q vc vai trab até um periodo e tira férias se vc pede demissão vc tem alguns dias q no final se converteria a suas férias, esses dias são o 1/3 de férias dentro de um período :smiley:


#13

Acredito que 1/3 das férias se refere ao abono de férias, qdo vc tira férias vc ganha 30% de abono sobre seu salario.


#14

Melhor explicação impossivel é isso msm :smiley:


#15

como eu nunca tirei férias....

Temos direito de receber nos 30 dias de férias o salário completo de 1 mês + 30%, extamente isto?


#16

Aproximadamento 33% (1/3).
No meu salário 3% não faz muita diferença, mas... :frowning:


#17

Tem sim. Se você tiver um bom relacionamento com seus superiores na empresa atual, eles provavelmente vão abrir mão, principalmente se você combinar de trabalhar mais uma ou duas semanas pra dar tempo de fazer o hand-off das suas atividades.

EDIT: 2006, hein? Bem, fica pra quem mais tiver essa dúvida.


#18

Boa observacao!!! euaheuaheuahuea


#19

Pessoal,

Procurei em vários lugares e o problema é que já vi respostas diferentes, por isso gostaria de um help da galera.

Tirei férias e vendi 10 dias:
(Salário/30)20 + 1/3(Salário/30)20
(Sálario/30)*10 + ???? (Aqui eu não teria que ganhar 1/3 também??)

Resumindo:
Eu recebi 20 dias de salário + 1/3 e mais 10 dias de salário .... mas sem 1/3. Está certo isso?? o 1/3 não é sobre todo o valor das férias??

Grato pela ajuda. 8)


#20

Nos primeiros posts deste tópico foi dito que a pessoa que pede demissão antes dos 12 meses não tem direito a férias proporcionais. Será? O software calculador citado aqui calcula não só ferias proporcionais para menos de 12 meses de trabalho como 1/3 sobre este valor.

ate mais...