Começar um projeto do zero

Olá, gostaria de saber se alguém me indica algum material ou pode dizer o passo-a-passo pra iniciar uma aplicação de forma organizada e seguindo padrões. Eu já estou fazendo a análise de requisitos mas gostaria de saber para onde parto daí, se para UML, se deveria ter seguido alguma metodologia antes de tudo. Sei que bem antes de começar a programar algo tenho que seguir alguns procedimentos para saber qual rumo tomar e o que exatamente irei fazer mas é justamente aí que não sei o que fazer para chegar lá.

Desculpe se parece uma dúvida sem sentido mas me sinto meio perdido e achei que poderiam me ajudar!

Agradecido!

Projetos tradicionalmente ocorrem no seguinte fluxo:
requisitos>uml>especificacao(caso de uso, prototipo, diagrama de classes)

Ultimamente as metodologias ágeis vem ganhando grande repercussão devido ao seus cases de sucesso.
Em geral a questão é: parar de perder tempo com coisas desnecessárias e passar a agregar valor ao produto com entregas continuas.

Ah então é mais ou menos como estava pensando mais não tinha certeza!

Ajudou muito amigo.

Obrigado!

Tem um livro MUITO BOM: Utilizando UML e Padrões, do Craig Larman.
Ele explica bem a parte de requisitos e usa um processo iterativo como base dos projetos
apresentados no livro. A parte boa é que ele explica bem o Design orientado à objetos e UML.

Vou dar uma olhada, valeu!

Eu aconselho AGILE…