Como aprender o básico de Design Gráfico?

A maior parte do meu esforço de estudo é gasto em programação. O resultado disso é que eu consigo fazer aplicativos, websites, etc. funcionarem, mas o design sempre é horrível.

Eu gostaria de saber tanto se existe algum material introdutório, que me dê um conhecimento básico para fazer interfaces de usuário não tão medíocres, como também a experiência de vocês programadores com design gráfico.

Vale salientar que eu não quero virar expert. Apenas quero entender mais sobre o tema para aplicar nos meus projetos pessoais, não é com isso que eu quero trabalhar.

2 curtidas

Boa noite, cara, eu costumo sempre procuro me basear em alguns softwares da internet.

https://www.youtube.com/results?search_query=modernui+software

Tem um canal que eu curto bastante também: https://www.youtube.com/channel/UCJLK4lzsBtGtxr9aj-6Ok8Q/videos

O que você procura mesmo é: User Interface Design (UI Design ou só UI mesmo). Tem N canais no youtube que falam sobre, tem alguns cursos na internet também, mas não acho que seja necessário você pagar um curso nessa área, já que você quer apenas o básico

2 curtidas

Eu nunca estudei design gráfico propriamente dito, então não tenho uma linha de estudos pra te indicar. Tudo o que sei foi um “apanhado” de coisas que vi ao longo do tempo, e um bocado de “feeling”.

Uma coisa que posso citar é que é interessante distinguir design de interfaces de usuário (UI) (cores, formas etc), do design da experiência do usuário (UX). Ambos são bastante próximos e se complementam, mas são razoavelmente distintos. Veja se esse link te ajuda a entender, ou procure sobre o assunto.

Uma coisa que é frequentemente ignorada por desenvolvedores e que eu tento adotar é o design considerando deficiências (visuais, auditivas, etc.). Algumas coisas são até simples e frequentemente ignoradas, como o fato de que uma parcela considerável dos homens (e algumas mulheres) é daltônico, então um design que depende exclusivamente de cor pode falhar catastroficamente. Outra ideia simples é o uso de tamanhos de fonte decentes, que ajuda não só quem tem deficiência visual, mas também pessoas sem deficiência (idosos, etc). Essa playlist do Mark Brown é sobre jogos, mas dá uma ideia do impacto disso.

O Google oferece guidelines diversos para web e mobile. O Bootstrap no geral também usa várias boas práticas de design, então usá-lo ou se basear nele pode ser uma boa. Um bom vídeo que assisti recentemente foi este: https://www.youtube.com/watch?v=YqQx75OPRa0 . E existe o UX.StackExchange, que traz bons conteúdos também.

Abraço.

3 curtidas

São competencias diferentes, tem que ter talento pra coisa, mas é possível melhorar como indicaram. Pequenas empresas que costumam misturar competencias, pelo custo.

1 curtida

Tudo o que eu aprendi sobre o assunto foi lendo e pesquisando pela internet e aplicando o que achava relevante nas aplicações desenvolvidas, e é algo que exige um estudo bem aprofundado, pois existem N fatores que influenciam no resultado final de um design de aplicação para que se obtenha sucesso, desde a organização de botões e campos, fontes utilizadas, cores aplicadas, fluxo de movimentação da tela, simplificação de comandos e atalhos e etc…
Mas assim como na programação, nós sempre evoluímos e crescemos de acordo com o tempo, e pra trabalhar design gráfico não é diferente, estudos juntamente com a prática aprimoram os resultados, os materiais indicados pelo @rodriguesabner e @TerraSkilll são ótimos!
Bons estudos e mãos a obra!

Abraços!

2 curtidas

Também tem os cursos da Alura que são fantásticos nesse sentido.

4 curtidas