Como assim java será pago ?!

Boa tarde pessoas,
recebi a matéria do link abaixo e gostaria de saber a opinião de vocês a respeito do que a oracle planeja para o futuro do java.

At.

Raphael Lima

Nada pra gente se preocupar (por agora, pelo menos).

Nós temos a implementação open source do Java SE que é o OpenJDK.
A Oracle tem a própria implementação do Java SE que eles chamam de Oracle JDK/JRE.

Com base em sua própria implementação, a Oracle criou soluções para atender os clientes “enterprise” que estiverem interessados em pagar por tais soluções.

No mais, a Oracle também cobra dos clientes que querem embutir o Java em sistemas especializados. Tipo, quero criar meu própria aparelho de Blu-ray e embutir Java nele, terei de pagar pela licença. Mas isso é diferente de simplesmente baixar e instalar o Java na sua máquina ou alguma implementação do Java EE no seu servidor.

2 curtidas

A Oracle sempre teve uma VM paga, que era a versão comercial do jRockit e uma versão gratuita dele.

O que fizeram é fundirem a versão gratuita do jRockit com a VM da Sun e a versão comercial sendo a versão paga da VM. A direrença são algumas ferramentas pra ‘tunar’ e monitorar a VM e as aplicações.

1 curtida

Infelizmente os sites colocam esses títulos sensacionalistas para chamar a atenção e acabam gerando uma baita confusão com os usuários, realmente deprimente isso.

2 curtidas

Explica bastante o mal entendido

1 curtida

Obrigado pela ajuda! eu estava realmente preocupado.

Eu fiz um monte de pesquisas mas ainda não estou seguro sobre o que realmente a Oracle está querendo cobrar.

Apenas o JDK para o desenvolvedor?
O uso do Java em cada um dos nossos clientes que utilizarem nossos produtos?

https://shop.oracle.com/apex/f?p=DSTORE:PRODUCT:::NO:RP,6:P6_LPI,P6_PROD_HIER_ID:123775498017471532635010,123775488249871532594385

1 curtida

Quando vc roda sua app, vc usa a tag –XX:+UnlockCommercialFeatures ?

Se não usa, então não tem que se preocupar com isso.

Eu nem sabia que isso existia
:grin:

1 curtida

hahaha normal, então nem se preocupe, essas matérias são só pra chama atenção.

Hoje em dia clickbait virou uma maldita mania na web.

2018 - tem novidades (?/!):

  • A partir do JDK 11, vai ser pago($) para colocar no servidor de produção.
  • O novo ciclo de desenv do JDK é de 6 meses , com um LTS a cada 6 versões (3 anos).

A partir de jan/2019 quem quiser atualizações do Oracle JDK 8 vai ter que pagar($).

Além disso os clientes da Oracle que ainda usam o jdk6 vão ter que migrar para outra versão , mas neste caso eles já pagavam($) e agora com certeza vão continuar pagando($) com estas (novas?) regras.

O caixa da Oracle deve dar uma engordada a partir de jan/2019, porque você vai ter de pagar para continuar a receber atualizações do Oracle JDK 8 ou vai migrar para o Oracle JDK 11.A Azul Systems e IBM fornecem outras opções pagas($).

1 curtida

Fontes? Queremos as fontes dessas informações.

1 curtida

O OpenJdk continuará gratuito …

2 curtidas

este link é do blog da oracle, fala sobre o novo ciclo de dev do java: https://blogs.oracle.com/java-platform-group/faster-and-easier-use-and-redistribution-of-java-se

Neste link você tem a notícia sobre o suporte do JDK 8 até jan/2019: https://blogs.oracle.com/java-platform-group/extension-of-oracle-java-se-8-public-updates-and-java-web-start-support

este link apresenta o support roadmap: http://www.oracle.com/technetwork/java/eol-135779.html

Esta imagem é do link acima:
Screenshot%20from%202018-07-20%2016-23-46

Esta imagem é de uma apresentação de Sharat Shander:

esta é a apresentação dele: https://www.youtube.com/watch?v=YauqubC8FKM&t=1287

notícia sobre a mudança para JDK 11: https://blogs.oracle.com/java-platform-group/a-quick-summary-on-the-new-java-se-subscription

alguns sites para saber mais :


quer te uma idéia de preço: https://dev.karakun.com/java/2018/06/25/java-releases.html

1 curtida

“O Rei está morto. Longa vida ao Rei!”

Viva ao OpenJDK!

1 curtida

Quatro observações sobre isso:

  • Desde que a Oracle comprou o java, isso sempre foi aventado. Sabemos que, por mais absurdos que sejam os rumores, um dia, eles vêm a tona.
  • Foi em razão desse planejamento que a Oracle entrou nos tribunais contra a Google e o SDK alterado do Android.
  • Esta alteração era parte do plano desde o princípio e, vindo da Oracle, não me assusta. Considerando que tem muita empresa que, mesmo com ótimas opções no mercado, ainda utilizam soluções Oracle, não sei até quanto isso vai mudar.
  • A plataforma .NET também é proprietária e, nem por isso, ela é deixada de lado. Porém, se é para pagar, eu entendo que deve-se pagar por uma cosia que atenda ao que se espera, isso, na prática, é abandonar a retrocompatibilidade (talvez gradualmente), deixar de lado uma série de coisas que não agradam (como a estrutura do JPA e sua piada chamada CriteriaBuilder, o JSF e seus componentes obsoletos, etc).
1 curtida

Concordo em jogar fora todo esse excesso de engenharia.

O ideal mesmo seria um SDK do zero, enxuto pros tempos atuais, assim como aconteceu com o .NET Core, que além de tudo é open source.

.NET antigo é proprietário, mas se não me engano e alguem possa corrigir, só é pago se você distribuir o .NET junto, se for só pré-requisito não.

1 curtida

Nunca usei Open JDK, na pratica o que muda?

O suporte técnico do Java sempre foi pago pras versões antigas, desde a época da Sun. Isso não mudou. Java 6, Java 7 só recebiam novas correções de segurança pra quem pagava. Agora com o Java 11 saindo a versão 8 entra nos que o suporte de segurança gratuito é pago.

Esse medo da Oracle cobrar é antigo e até hoje quem gente que assusta com qualquer notícia dela e não lê a notícia inteira. O suporte gratuito das versões LTS é 3 anos, tempo bastante razoável. E como as novas versões serão semestrais não vamos esperar uma eternidade pra ver novos recursos no JDK, antiga reclamação dos devs, mesmo os daqui do guj.

Nada muda, quem quiser suporte fica nas versões LTS, quem quiser novidades fica nas versões semestrais.

E o openjdk a Oracle faz tempo que o considera a implementação de referencia, inclusive muita coisa do jdk padrão foi liberada pra ele. É o ‘fedora’ dela.

Outra novidade é que a evolução do Java EE agora é coordenado pela fundação Eclipse, outra antiga demanda da comunidade que sempre via a Sun como centralizadora e cobrava mudança quando passou pro guarda chuva da Oracle.

1 curtida

JEE não faz parte do JDK padrão do Java. E a partir da versão 9 a JVM suporta modularidade. Isso quer dizer que ao desenvolver uma app Java hoje você tem a opção de carregar somente os módulos que lhe interessam.