GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Como assim java será pago ?!

java
javascript
programação
Tags: #<Tag:0x00007fbf1b87e380> #<Tag:0x00007fbf1b87e240> #<Tag:0x00007fbf1b87e100>

Boa tarde pessoas,
recebi a matéria do link abaixo e gostaria de saber a opinião de vocês a respeito do que a oracle planeja para o futuro do java.

At.

Raphael Lima

Nada pra gente se preocupar (por agora, pelo menos).

Nós temos a implementação open source do Java SE que é o OpenJDK.
A Oracle tem a própria implementação do Java SE que eles chamam de Oracle JDK/JRE.

Com base em sua própria implementação, a Oracle criou soluções para atender os clientes “enterprise” que estiverem interessados em pagar por tais soluções.

No mais, a Oracle também cobra dos clientes que querem embutir o Java em sistemas especializados. Tipo, quero criar meu própria aparelho de Blu-ray e embutir Java nele, terei de pagar pela licença. Mas isso é diferente de simplesmente baixar e instalar o Java na sua máquina ou alguma implementação do Java EE no seu servidor.

A Oracle sempre teve uma VM paga, que era a versão comercial do jRockit e uma versão gratuita dele.

O que fizeram é fundirem a versão gratuita do jRockit com a VM da Sun e a versão comercial sendo a versão paga da VM. A direrença são algumas ferramentas pra ‘tunar’ e monitorar a VM e as aplicações.

Infelizmente os sites colocam esses títulos sensacionalistas para chamar a atenção e acabam gerando uma baita confusão com os usuários, realmente deprimente isso.

Explica bastante o mal entendido

Obrigado pela ajuda! eu estava realmente preocupado.

Eu fiz um monte de pesquisas mas ainda não estou seguro sobre o que realmente a Oracle está querendo cobrar.

Apenas o JDK para o desenvolvedor?
O uso do Java em cada um dos nossos clientes que utilizarem nossos produtos?

https://shop.oracle.com/apex/f?p=DSTORE:PRODUCT:::NO:RP,6:P6_LPI,P6_PROD_HIER_ID:123775498017471532635010,123775488249871532594385

Quando vc roda sua app, vc usa a tag –XX:+UnlockCommercialFeatures ?

Se não usa, então não tem que se preocupar com isso.

Eu nem sabia que isso existia
:grin:

hahaha normal, então nem se preocupe, essas matérias são só pra chama atenção.

Hoje em dia clickbait virou uma maldita mania na web.