Como cobrar um software?

Sinceramente, 85 R$/H é custo de empresa de médio porte, não comparado a empresa-do-eu-sozinho, onde vc cobra normalmente a hora que vc ganha na sua consultoria; mas tb não é uma empresa grande, que detem de várias certificações, metodologias e tecnologias diversas, onde as horas ultrapassam 180 R$/H.

Sobre o post do Shoes, esse “50%” (pode ser qualquer valor) tem que comportar o seu lucro e a sua gordura!
Eu normalmente trabalho ccom 30% de lucro no total e de 5% a 20% de gordura pontualmente nas iterações. Se vc fizer um calculo, nofim de tudo, o meu preço ainda é maior do que o seu e com mais facilidade de negociação, pois vc sabe onde pode ter problemas e onde é galho fraco.

então chegamos a um ponto interessante!

[quote]
Sinceramente, 85 R$/H é custo de empresa de médio porte, não comparado a empresa-do-eu-sozinho, onde vc cobra normalmente a hora que vc ganha na sua consultoria; mas tb não é uma empresa grande, que detem de várias certificações, metodologias e tecnologias diversas, onde as horas ultrapassam 180 R$/H. [/quote]

No caso de uma pequena empresa que possua até 10 funcionários.

Como eu deveria fazer?

Os 35 reais hora seria por cabeça (funcionario envolvido no projeto), ou eu estabeleceria outras metas. Existem outas metas?

Como uma empresa deve definir o preço… tem alguns padrões para isso tbm?

Engenharia de Software, do Ian Sommerville, 6ª edição.
Já usei e achei o livre todo muito bom, não somente nessa parte de preço, mas também em outras, como reutilização, MVC, processos de software…

Rodrigo, empresas do “eu-sozinho” podem “bater ombro” com essas empresas grandes. Eu sou prova disso e não estou sozinho nessa. Já ví consultores independentes ganharem concorrência de empresas enormes.

Tenha em mente que o que as empresas querem é algo ou alguém que resolva o problema. Aos poucos o mercado está vendo que “certificações, metodologias e o escambau” não resolvem o problema.

Olha, R$ 35,00 a hora é um preço baixíssimo. R$ 75-85 é o mínimo que as consultorias cobram por aí (grandes ou pequenas).

Rodrigo Y.

[quote=rodrigoallemand]Eu já fiz assim com um cliente:
Ele queria usar meu software (SFA) junto com um pool de empresas mas não queria bancar o preço que eu tinha dado pra ele.
Eu abri os custos e mostri pra ele a minha margem de lucro e a minha margem de segurança. Caso o projeto não tivesse problema (o risco maior era ele não saber o que queria e mudar o escopo a todo momento) eu devolveria o dinheiro a ele, firmado em contrato.
Deu no de sempre, o projeto que sairia por X + Y de margem, ficou com X + Y + Z de mudanças… ele pagou e depois me chamou pra fazer outro projeto![/quote]

Na verdade tudo acaba se resumindo a isso: para ter sucesso e lucrar fazendo free-lance tem que ser bom bom vendedor, bom negociador. Tem que GOSTAR disso para se dar bem.
É por isso que minhas experiências com trabalhos extras foram desastrosas, justamente porque gosto do trabalho técnico e não tenho muita paciência para “encheção” de área comercial.

Aliás, a dica que eu queria te dar era justamente essa (baseada em erros próprios :frowning: ): não calcule seus custos apenas pelas horas trabalhadas em desenvolvimento. Lembre-se de colocar o trabalho que você vai ter de Suporte, Comercial, Administrativo, Cobrança (em alguns casos isso dá bastante trabalho hehe). Não deixe também de consultar um advogado antes de assinar o contrato (com as despesas incluídas no custo do software). isso pode te poupar grandes dores-de-cabeça.

[quote=rodrigoy]Rodrigo, empresas do “eu-sozinho” podem “bater ombro” com essas empresas grandes. Eu sou prova disso e não estou sozinho nessa. Já ví consultores independentes ganharem concorrência de empresas enormes.

Tenha em mente que o que as empresas querem é algo ou alguém que resolva o problema. Aos poucos o mercado está vendo que “certificações, metodologias e o escambau” não resolvem o problema. [/quote]

Não é bem assim que o mercado funciona, pelo menos é o que eu tenho visto nas minhas caminhadas pela venda dos meus produtos. Muitas empresas tentam olhar para o seu passado, julgando vc pela sua carteira de clientes. Então, não adianta vc cobrar “os tubos”, por mais que vcm e seu software mereçam, sem ter uma história e casos de sucesso em outras empresas.
Hoje em dia eu já consigo chegar a um cliente com essas cases, ms antes, eu tinha que perder dinheiro fazendo essa venda.

Se for o caso de licitação, ai o assunto é outro. Neste caso, muitas licitações não pedem historico de empresa, mas pedem tamanho de empresa. Sem contar que eles pedem produto pronto, e não aquisição de mão de obra, normalmente. E em questão de mão de obra fica inviavel competir com empresas como algumas aqui do Rio que estão cobrando 30,00R$/H por profissional (na verdade elas pagam menosn pros juniores e até estagiários e colocam toda a responsabilidade em um arquiteto, falo disso com gabarito pois já passei muito por isso). Mas eu estou apenas começando nessa estrada de licitações e governo. Espero daqui a uns seis meses ter a minha primeira experiencia.

[quote=rodrigoy]
Olha, R$ 35,00 a hora é um preço baixíssimo. R$ 75-85 é o mínimo que as consultorias cobram por aí (grandes ou pequenas).[/quote]

Isso é verdade… mas uma frase que vale muito nessa hora foi a que passaram no inicio dessa minha estrada como empresa mesmo, que foi:

[quote=rodrigoallemand]
Isso é verdade… mas uma frase que vale muito nessa hora foi a que passaram no inicio dessa minha estrada como empresa mesmo, que foi:

issso ai… gostei da frase… Esse tópico ta me rendendo muitas idéias!

O problema é a infraestrutura
como calcular isso em cima de horas?
margens de risco
funcionarios pj vs clt

[quote=jjose]O problema é a infraestrutura
como calcular isso em cima de horas?
margens de risco
funcionarios pj vs clt
…[/quote]uma coisa que é bom analisar bem, é a garantia. não existe negociação sem garantia. proponha-se a desenvolver algo para que não saia no prejuízo pois, os próximos meses após a entrega poderão ser infernais.