Como conectar aplicação ao firebird remoto ?

como configurar a minha aplicação para acessar banco firebird remoto ?

tenho tentado isso mas não tenho bons resultados, e em todo tutorial que olho é sempre de um jeito diferente , parece não ter um padrão

spring.datasource.url=jdbc:firebirdsql://5.189.133.48:3050/C:/firebird/TESTE.FDB

Caused by: org.firebirdsql.gds.GDSException: Unable to complete network request to host “5.189.133.48”.

como faço para conseguir me conectar ?

Podem ser vários os motivos de não conseguir conectar, provavelmente não relacionado a sua aplicação e sim a sua rede. Pode ser:

  1. Falta de liberação de porta
  2. IP não responde ou n foi encontrado
  3. Redirecionamento de porta
  4. bloqueio na rede

Algumas perguntas:

  1. Este IP é o do servidor?
  2. Vc está tentando acessar de outra máquina ou do próprio servidor? está na mesma rede ou fora pela internet?
  3. Já testou via telnet se o IP/porta conectam?

só consigo te responder três coisas… estou tentando acessar de outra máquina , pela internet e sim esse é o ip do servidor…
o resto não tenho ideia, vou procurar saber

A porta está liberada, mas não conecta !, se fosse mysql não tinha essas frescuras, mas esse firebird é muita dor de cabeça

estou tentando assim
spring.datasource.url=jdbc:firebirdsql:5.189.133.48:3050/C:/Firebird/TESTE.FDB

mas gera
Caused by: org.firebirdsql.gds.GDSException: unavailable database
org.springframework.transaction.CannotCreateTransactionException: Could not open JPA EntityManager for transaction; nested exception is org.hibernate.exception.GenericJDBCException: Unable to acquire JDBC Connection

Caused by: org.hibernate.exception.GenericJDBCException: Unable to acquire JDBC Connection

Poisé, mas agora vc postou OUTRO erro.
Já que está respondendo na internet, consegui verificar daqui que existe um serviço respondendo neste IP e porta. Agora seu erro deve ser quanto ao endereço do banco no servidor.

Tenta ver se algo ali lhe ajuda: