Como configurar o javac

Amigos…

baixei o j2sdk-1_4_2_19-windows-i586-p no link http://java.sun.com/javase/downloads/jdk/142/, instalei e não consigo configurar o PATH;

fui lá na variaveis de sistema do windows e passei os seguintes parametros:

Nome da variavel: CLASSPATH valor da variavel: .;%JAVA_HOME%

Nome da variavel: JAVA_HOME valor da variavel: C:\Arquivos de programas\Java\j2re1.4.2_19

na variavel PATH adicionei:

PATH%;%JAVA_HOME%\bin

conforme o tutorial http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=12

alguem poderia me ajudar???

[b]Cara, pra você saber se o javac tá funcionando é só digitar javac no cmd q vai aparecer alguma msg referente ao javac. As vezes ele está funcionando corretamente mas você está errando na sintaxe da linha que vc tem que digitar pra compilar a classe. tu tem q ir no cmd, navegar até a pasta onde está o arquivo fonte ( cd <diretorio>) e sómente depois de ja estar no diretorio vc digita “javac nomedoarquivo.txt” que vai dar certinho!

tenta aii e fala pra gente os detalhes do que está acontecendo no seu pc. T+[/b]

Brother…

ao digitar “javac” no cmd aparece o seguinte erro:

'javac' não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

Boa tarde,

http://www.guj.com.br/posts/list/68766.java

e reinicie a máquina.

flw.

1 curtida

gujuser…

já reiniciei.

Deu certo…

vlw.

Estou com problema para compilar. Que erro é este alguém pode me ajudar?
No eclipse o programa compilou e gerou o arquivo class mas na linha de comando com o comando javac não consigo.


Olá!
Desde que mudei para win 7 32bits não consigo usar o “java”.
Sempre a mesma mensagem “comando não reconhecido…”
Criei as variáveis e tal.
Alguém pode me ajudar?

att,
ailemA anA

Estou com o mesmo problema descrito acima. Seguem os valores das minhas variáveis de ambiente:

JAVA_HOME = C:\Arquivos de Programas\Java\jdk1.6.0_25\bin
CLASSPATH = %JAVA_HOME%
PATH = %JAVA_HOME%

E no meu notebook, q é um Windows 7 32 bits, a mensagem q dá no DOS é essa:

" ‘javac’ não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes "

O diretório descrito no JAVA_HOME está escrito corretamente. Alguém pode me dar uma pista, por favor?

No aguardo,
Obrigado!

WilliAnsanello ,

Boa noite !

Voce tentou fechar e abrir o cmd.exe depois de configurar as variavel de ambiente PATH ?

Meu PATH esta configurado assim:

%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%SYSTEMROOT%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;[b]C:\Program Files\Java\jdk1.6.0_26\bin[/b];C:\MinGW\bin

Rafael, boa tarde!

Cara, configurei o path conforme você me passou e deu certo!
Muito obrigado pela ajuda. Há um bom tempo eu tava batendo cabeça com isso… valeu mesmo.

Abraços,

Muito bom Rafael Costa … era só sair e entrar novamente no prompt.

Olá pessoal, estava com o mesmo problema que vocês, mais seguindo alguns comentário conseguir configurar o JAVAC, então resolvi fazer esse passo a passo para facilitar a vida da humanidade ^-^
espero ter ajudado.




4 curtidas

link dando erro, poderia passar novamente?

Esse comentário do gujuser foi em 2009 :slight_smile: , época do outro forum guj ainda, modelo antigo, por isso que não funciona mais.

Mas pra fazer o javac funcionar, é só configurar certinho as variaveis de ambiente, como passaram ai em cima.

Obg, tentei já, mas mesmo assim ainda não deu certo, sera porque uso o W10?

Você só precisa fazer o seguinte:

Criar a variável de ambiente JAVA_HOME, apontando para o diretório raíz da instalação do JDK

Adicionar o %JAVA_HOME%\bin à variàvel PATH existente.

Não precisa (na real nem deveria) criar uma variável de ambiente chamada CLASSPATH.

Faz screenshot da tela de configuração e posta para que possamos melhor visualizar o erro.

Olá, aqui vai o print

fico grato se alguem poder me ajudar!

o Robsonads estava se referindo a um screenshot das suas variaveis de ambiente, onde fica visivel o seu PATH

tai como ficou no meu.