Como converter para uma variavel?

Gostaria de saber como posso converter isso para uma variável:

base = os.path.splitext(nomedoficheiro)[0]
os.rename(nomedoficheiro, base + '.xml')

Ele tá colocando o nomedoficheiro que é agenda com a extensão .xml na frente, e eu queria criar uma variável em que o valor dessa variável fosse = "agenda.xml".

Não estou conseguindo fazer?

Por favor, seja o mais claro possível, eu não entendi o que você quer.

Mas vamos lá, veja, seu código está recuperando um nome de um arquivo chamando nomedoficheiro, e armazenando em uma variável base, logo abaixo, você está renomeando este arquivo para o mesmo nome, e isso não faz sentido.

Você falou em como criar uma variável em armazenar o valor "agenda.xml", isso é simples.

 base = "agenda.xml"
 nomedoficheiro = "arquivo.xml"

logo,

os.rename("nomedoficheiro, base)  #base --> variável criada logo acima.

mas se o que queres é pegar o nome do arquivo completamente e dinamicamente, uma das maneiras de fazer, é fazer como você esta fazendo, recuperando o nome do arquivo e depois concatenando a extensão ".xml", outra maneira é usando LIST COMPREHENSION.

 nomedoficheiro = "agenda.xml"
base = [nomedoficheiro for _, _, file in os.walk('.') if nomedoficheiro in file][0]
os.rename(nomedoficheiro, base)

De toda forma é a mesma coisa, eu não sai do lugar fazendo isso, é muito mais fácil digitar apenas o nome do documento, pois ao que parece, o nome do mesmo não vai mudar, o lado bom de usar List Comprehension é que dá para verificar se o arquivo existe ou não, coisa essa que você já havia feito antes.

abraço!