Como converter um projeto java do Eclipse para projeto android no Android Studio

Olá pessoal, estou desenvolvendo um projeto em java onde um dos meus focos é alcançar a portabilidade máxima, só tem a lógica de negocio para evitar re-escrita de codigo, sendo somente necessário na plataforma escolhida conectar os Façades as views e a alguns recursos necessário para o funcionamento.
Neste caso eu desenvolvi o projeto no eclipse como um projeto Java normal e agora quero migra-lo para Android no Android Studio adicionando as bibliotecas e deixando no padrão de projeto do Android. Porem eu não encontrei um opção no Android que faça isso para min. Existe alguma forma elegante converter meu projeto Java para Android sem ter que criar um novo Projeto Android e copiar os arquivos .java?

Essa portabilidade é utopia. Java da Oracle e Android são plataformas diferentes.

Eu sinceramente não entendi sua resposta amigo, eu não quero que o mesmo executável rode e todas as plataforma(Apesar de isso ser possível sim), eu escrevi um código “genérico” contendo somente a lógica de negócios, usando o mínimo da Java API(ou seja, eu não uso Swing,JavaFX, nem nada que não seja usado na api do android), usando o padrão de projeto mvc e façade, sendo a activity minha cliente do meu façade:

E sim, isso é completamente possível, tanto que se eu criar um novo projeto no Android Studio e copiar os arquivos .java para o projeto funciona perfeitamente. A questão é que eu não queria ter que criar um novo projeto, queria migrar o meu projeto existente para um projeto android, assim como eu posso migrar um provejo maven para gradle ou um projeto eclipse adt para android studio.

Possível é mas vai ter que se limitar sempre ao que for comum entre as duas plataformas.

O assunto nem é essa cara, só porque eu não usei a API do android no projeto java não significa que não vou usa-lo no projeto Android, MVC e Facade serve justamente para diminuir o acoplamento entre a lógica de negocio e o cliente, eu só quero reutilizar condigo, mas eu tenho que importar o projeto primeiro. O assunto aqui é como importa/migrar um projeto Eclipse Java para Android Studio, na mesma forma migrar um projeto Eclipse ADT para Android Studio ou um Maven Para Gradle.
Só peço para, caso não saiba, não ficar mudando o assunto.

Só quis te ajudar em não começar errado, por preguiça e falta de foco no que realmente precisa entregar.

Como você usaria por exemplo os recursos de data binding do Android? Teria burocratizar criando mais uma classe, ou abrir mão do que a própria plataforma oferece de melhor. Entenda que são dois produtos diferentes, “por acaso” a linguagem é a mesma.

Não daria pra vc transformar seu código genérico em uma biblioteca, criar um novo projeto Android e importar nele essa biblioteca?

Do jeito como vc explicou, eu entendi que essa sua lógica não está acoplada a nenhuma outra tecnologia, se quiser usar JavaFX vai usar, se preferir Swing tudo bem e se for usar as Views do Android também. Mas pra casa front desejado, vai haver uma parcela da base de código diferente chamando aquela parte que é comum a todas as outras como disse o @javaflex.

Na maioria dos caso em que eu preciso de algum recurso que é atendido pelo Android eu usei um chamada para esse recurso por exemplo um Listener, classe para fazer herança, ou por interface. Eu entendo o que você quer dizer, e ate agora acho que você está pensando que estou tentando porta uma aplicação desktop para android mas não é o caso, entenda que eu estou ciente dessas diferenças, não sou iniciante em android, e programei com isso em mente. A questão da comparabilidade não é um problema para min, como já disse, eu já criei um novo projeto Android e copieis os arquivos .java para ele e logo após criar os activities, os componentes restantes, conectar os recursos e escrever o código que falta, e depois de todas as adaptações tudo funcionou como eu queria, porem esse não é uma solução satisfatória para min pois “copiar” e “colar” não me parece semanticamente a forma mais elegante para fazer reutilização de código, além de eu ter que criar outro repositório(e todos os prejuízos que vem com isso). O que eu gostaria de saber é se tem como eu converter o meu projeto existente ou se o único jeito é eu criar um novo projeto e copiar os arquivos.

Problema é uma solução dessa limitar ao que for comum, ou seu código ficar repleto de excesso de engenharia para conseguir usar o que for de melhor dos dois lados. Está inventando uma ponte entre as duas, mas de fato são duas plataformas diferentes e dois produtos. Imagina um programador Android olhando esse código seu cheio desses gambiarras. Mas enfim, é opção sua.

Olá, Ricardo!

Sim, é possível.

Nesse link está o procedimento conforme recomendado pela documentação oficial para desenvolvedores Android: https://developer.android.com/studio/intro/migrate.html?hl=pt-br#migrate-eclipse