Como criar chave estrangeiras em tabelas sem relação

Olá, estou iniciando os estudos e trabalhos nessa área. A pergunta pode parecer boba para alguns.
A situação que tenho é a seguinte: o banco de dados já está criado, contudo não há relacionamentos entre as tabelas. Quase todas as tabelas possuem atributos em comum (idnucleo, nrano e nrcaso), e além destes, atributos que são chaves primárias em outras tabelas.
Gostaria de saber como posso fazer para criar as chaves estrangeiras nas tabelas.
Estou usando o phpMyAdmin…

Se alguém puder ajudar, agradeço.

O primeiro passo é entender se vale a pena fazer isso ou se o melhor é criar o banco e as tabelas do zero.
Talvez o esforço despendido nessa mudança seja maior que recriar.
Então, você precisa analisar qual é o tipo de relação entre as tabelas.
Em geral, você vai ter relações 1 : N.
Uma opção, para não quebrar o modelo já existente é criar tabelas associativas externas.
Só que, com isso, como garantir a integridade dos dados? Eles já tem alguma relação?
Como vai garantir a relação entre elas?

Oi Darlan, então… não é possível criar o banco do zero pois ele está sendo usado ha anos e está muito robusto.
São mais de 100 tabelas para realizar a análise de relacionamento - socorro!!!
Sobre as associativas externas, algumas também já foram criadas, mas sem o devido relacionamento.

Continuo perdida!!!
Mas agradeço a sua resposta!

Vamos esquecer isso, por enquanto. Vamos focar no seguinte: como esses relacionamentos são realizados hoje?
Pois, com tantas tabelas assim, deve ter uma mágica que diz que o registo de id 123 da tabela A está associado ao registro 999 da tabela B.

exemplo :
ALTER TABLE Cliente
ADD FOREIGN KEY (bancoID) REFERENCES Banco(codigoID);