Como criar um sistema em Microservices em Java

Porque grandes empresas podem investir mais, não se limitam em 15 funcionários, pagam mais, e o trabalho é mais dividido.

Ele pode usar os produtos que eu citei pra fazer microservices. Não tem como fazer com servidor SQL.

Por isso é fácil dizer se você é um dinossauro da era passada. :slight_smile:

Melhor ser um dinossauro em empresas que pagam mais do que ficar trabalhando na moda em empresa pequena.

Não estou fazendo torcida para ninguém. É só uma questão de analisar os fatos. Dizer que para criar microservicos é necessário usar o produto x ou y, é desconhecer o assunto ou é papo de vendedor.

Mas a título de curiosidade: você sabe que a infra de backend do whatsapp é implementada em uma linguagem chamada Erlang? Você sabe o que qier dizer Erlang?

1 curtida

Onde vc leu necessário?

Sim, qual sua dúvida?

{{troll mode=“on”}}
sobre a treta whatsapp x telecom, whatsapp usa Erlang que foi feita pela telecom acho que temos um vencedor :stuck_out_tongue:
{{troll mode=“off”}}

Brincadeiras à parte, acho que o post do @nel já descreveu bem a importância e os contras desse tipo de abordagem de microservices, e já que citaram Amazon na thread, meus dois cents nisso é que os web services da Amazon são ótimas (mas não únicas) tools pra quem precisa de projeto com alta disponibilidade e não tem um trilhão de dólares pra investir como já foi discutido aqui.

O problema com a Amazon é a curva de aprendizado em algumas tools, pois acaba ficando difícil encontrar conteúdo adequado pra utilizá-las de forma simples, o que faz com que alguns developers optem pelos treinamentos. Contudo, acho que dá sim pra conseguir alcançar se se esforçar um pouco na pesquisa.

Sim, whatsapp é desenvolvido em Erlang, que possui uma arquitetura baseada em serviços e imutabilidade.

Arquivo texto e C deve ser usado em projetos internos da telecom, e portanto, de pouca importância.

(Alimentando o troll em 3,2,1…)

pfk66, não existe essa de tecnologia bala de prata. Cada sistema tem sua particularidade, nem todo sistema é necessário ser feito em microservicos, nem todo sistema se encaixa bem em um banco NoSQL. Não existe essa de que todos sistemas possuem grandes volumes de dados, sendo assim, pensar em disponibilidade acaba nao sendo algo crítico.

Não fique preso na tecnologia da moda, pois amanhã já não será mais. Aprenda a usar a tecnologia certa, no lugar certo, assim poderá avaliar melhor quais são as tecnologias que se adequam melhor para seu projeto.

Se os dados do seu sistema cabem na palma da sua mão, você não tem um problema de big data… :slight_smile:

Concordo. Mas se alguém fala que tem experiência com projetos críticos, com grande volume de dados, então acho que estamos falando de uma bala específica pra uma situação específica.

Pena que ele não soube informar qual bala a infra dele usa afinal?

Eu uso Erlang, Lisp, UNIX, programação funcional… onde você viu moda? serviços de armazenamento rápido e distribuído?
E porque essa tecnologia vai desaparecer no futuro? aquecimento global? :open_mouth:

Simplesmente porque outras melhores aparecerão, assim como aparece uma nova tecnologia a cada dia.
Acharia desnecessário responder, pois acho que está trollando, mas vai que né…

Não posso ficar esperando uma suposta tecnologia melhor do futuro, meus clientes querem aplicações inteligentes hoje.

Ta parecendo que inventa desculpa pra justificar ficar preso naquilo que você já conhece e não sair da sua zona de conforto.

Voce tá falando coisas sem nexo já, uma hora fala uma coisa, ai por causa de um trecho voce fala outra.

Parei por aqui :slight_smile:

A sua sugestão que não tem nexo nenhum.
Onde já se viu não usar uma tecnologia que me traz benefícios hoje, porque amanha pode aparecer uma tecnologia melhor… kkkkk

blz, vou deixar de usar SSD porque amanha pode aparecer armazenamento quântico. :laughing:

Se os dados do seu sistema cabem na palma da mão, não precisa de banco de dados (ex: apps móveis).

Mas se você desenvolve aplicações inteligentes de backend, em algum momento vai ter que lidar com big data uma vez que esses sistemas são acumulativos com o tempo.

Qualquer sistema decente da indústria financeira ou de seguros, utiliza append-only. Na verdade, esse conceito vem da contabilidade e dos livros-caixa e foi inventado há mais de 400 anos. Não tem nada de novo, nem de original.

Implementation options vary, from specific accumulative data stores such as (propaganda removida) to simply using an “append-don’t-update” approach with a traditional database.

Qualquer sistema inteligente daqui em diante vai usar accumumulate-only, resultando assim em big data. Qual a sua dúvida?

Não perguntei se tem alguma coisa nova, não vivo de moda, vivo de resolver problemas de TI.

Se agora o whatsapp pode fazer um sistema telecom com 5 pessoas, é algo novo pra mim.
Se agora o Joãozinho pode fazer um sistema inteligente (que resulta em big data), é algo novo pra mim.

Vocês dinossauros precisam parar de se fechar em tecnologias e ter uma visão mais holística do negócio, parecem torcedor de futebol.

Chega de te alimentar, você já está gordo demais…

Você pode dizer o mesmo de big data, que não é novo porque Acme Corp. já usa big data tem 400 anos. dã.

Por acaso já trabalhou com big data e bancos tradicionais?