Como criar uma campo de pesquisa simples no Android Studio?

Olá pessoal, será que vocês podem me ajudar?

Estou criando um aplicativo no Android Studio e preciso muito que na tela principal do app, tenha uma barra de pesquisa que o usuário possa digitar um determinado texto, por exemplo, a ideia como eu queria fazer seria tipo assim usando condições:
"se (UsuarioDigitou == tal) {
Mostre isso na tela
} else if (UsuarioDigitou == outroTal) {
Mostre isso na tela
}

Deu para entender? É uma coisa simples, e quando digitar algo, poderia ser um text vazio mesmo logo abaixo da caixa de pesquisa e ai o texto mudava usando o setText. Sei que tem um recurso chamado searchView, mas não quero usar ele, acho muito complexo, queria uma caixa de pesquisa simples, que escrevia lá e quando confirmava um text logo abaixo era mudado, apenas isso. Se não for muito fácil de explicar, vc pode usar como referencia um projeto novo no android studio com empty activity, que crio o projeto para seguir os passos.

Sou iniciante em programação, se vcs puderem explicar um passo a passo para fazer isso vai me ajudar muitoo :slight_smile:

Se entendi bem, independente do que que o usuário digitou, mostra na tela? Lógica meio estranha essa.

Sendo iniciante, o ideal seria começar por entender as estruturas e a forma de funcionamento da linguagem, como se implementam os conceitos OO e coisas menos complexas.
Gradativamente, sim, seria interessante ir desenvolvendo seus próprios sistemas, a fim de assimilar o que está estudando e garantir uma evolução.
De qualquer forma, entendo que o que quer fazer é mais complexo e teria o nome de autocomplete, não? Se não for isso, por favor, explique melhor.

1 curtida

Bom, mais em breve eu gostaria de melhorar a pesquisa com sugestões, auto-complete… Mas é que por enquanto, estou começando ainda, sozinho em casa aprendendo e seguindo o curso, porém estou já tentando desenvolver meu primeiro app pois estou precisando muito já finaliza-lo para poder publicar.

Então, respondendo sua pergunta darlan:
"Se entendi bem, independente do que que o usuário digitou, mostra na tela? Lógica meio estranha essa."
Eu quis dizer que, dependendo do que a pessoa digitar na pesquisa e confirmar, será mudado um text vazio logo abaixo com o resultado. Exemplo:
Se a pessoa digitar “Azul”, quero que o text vazio abaixo da pesquisa mude para “Vermelho”. Se digitar “Branco”, o text mude para “Preto”. Usando uma condição para cada um. Deu para entender agora? No caso o conteúdo que vou fazer é bem complexo e vou usar muitas condições, mas é o jeito mais simples que posso fazer no momento. Já sei o que devo usar para criar a caixa de pesquisa, basta um textInputLayout com um textInputEditText.