Como é programar em Mobile com Delphi?

Comprei recentemente um curso na internet de como programar em Delphi, e descobrir que tem como desenvolver aplicativos para desktop e mobile para IOS e Android, existem muitas diferenças em desenvolver um aplicativo para desktop para um aplicativo em mobile usando Delphi?
Se existem diferenças quais serias essas diferenças?

Será que a linguagem Delphi ela seria mais poderosa para desenvolver em mobile do que outra linguagem como Java?

Qual seu objetivo? Se for mercado, Delphi só legados desktop.

existem muitas diferenças em desenvolver um aplicativo para desktop para um aplicativo em mobile usando Delphi?

A única semelhança que você vai usar a mesma linguagem e bibliotecas comuns, de resto são experiências totalmente diferentes.

Não é por nada não … mas Delphi ? nos dias de hoje ? e olha que a questão não é nem a qualidade da linguagem e tal, mas você vai aprender uma tecnologia:

  • quem tem baixa adoção
  • é completamente paga e fechada
  • poucas vagas

sinceramente, acho que é um tiro no pé … se a ideia é se especializar para mobile, melhor aprender as linguagens oficiais das plataformas.

1 curtida

A semelhança mesmo vai ser na linguagem.

Mas no meu ponto de vista não vale a pena desenvolver para mobile usando delphi. Já vi algumas aplicações feitas nele e não achei boas. Travam em alguns momentos, fora que não possuem compatibilidade com diversos aparelhos. Uma coisa é certa: nunca um app vai ficar tão bom igual a outro desenvolvido na linguagem nativa. Mas ai depende do que você busca… tem vários frameworks que geram para diversas plataformas, mas sempre naquela ideia de que nunca serão tão bons quanto os nativos. (Pelo menos atualmente).

Att.

1 curtida

Somente uma visão diferente da sua:

Desde que entrei na faculdade escuto que delphi vai morrer. Hoje vejo vagas em delphi que paga muito bem, simplesmente pq ninguem quer aprender mais delphi e nenhum curso ensina mais delphi. Oferta e demanda!

No site do DevMedia tem curso de Delphi.

Realmente me expressei errado. Digo mais cursos técnicos, faculdade e etc… A maioria desses é c# e java.

1 curtida

Eu trabalho com Delphi ainda, já tentei brincar com esse Delphi mobile e não gostei do resultado, a menos que você seja “o cara” do Delphi e não esteja disposto a aprender algo melhor para mobile, acho que seria a unica justificativa.

Eu sempre ouvia falar que em alguns anos o Delphi seria o “novo Cobol”, ou seja, aquela coisa que só os “dinossauros” mesmo mexem e dão manutenção, mas não tem sido muito assim, tem vagas, tem. Mas a grande maioria das empresas que ainda mantém esses sistemas em Delphi estão correndo pra migrar pro C# ou Java.

O Delphi já passou por Borland, CodeGear, Embarcadero que estão dando uma sobrevida pro Delphi, mas ao meu ver o que falta pro Delphi é se aproximar mais do “Community”, quando eu entrei na faculdade em 2006 foi o ultimo ano que ensinaram Delphi por conta de não disponibilizarem nenhum tipo de versão community, nem dar incentivo pra ensino como a Microsoft faz hoje em dia com o Visual Studio. Resultado, passaram a ensinar VB.NET no lugar do Delphi.

Então minha opinião é que Delphi hoje não vale a pena. Tem vagas ainda? Tem! Mas você vai competir por elas com caras que estão ai a 10~15 anos já programando em Delphi, e a tendencia é que essas vagas diminuam cada vez mais de acordo que os sistemas legados vão sendo migrados.

5 curtidas

Em relação ao que foi dito aqui em baixo eu pesquisei sobre vagas de emprego no site da Indeed e encontrei um monte de vagas de emprego para programador Junior em Delphi, eu acredito, eu posso está enganado, mas um bom termômetro para saber as vagas seria as agências de emprego, eu fiz a pergunta porque na verdade eu esperava uma resposta um pouco diferente da pesquisa que fiz, mas não tão diferente.

Não estou querendo dizer que vocês estão errados, mas existe algo estranho quando ler todas as afirmações tão negativas em relação a linguagem e como contrapartida ver o resultado da pesquisa que fiz nas agências de emprego.

===================================

O Skype encontrado no PLayStore foi feito com linguagem Delphi, é um bom exemplo de aplicativo.

============================

O meu professor de Delphi me deu essa reposta, gostaria de saber o que vocês acham!

Digo que essa é a pergunta correta porque temos a VCL somente para desktop e o Firemonkey para Desktop e mobile.

Se for só utilizar o Firemonkey o jeito é o mesmo, mas se for comparar Firemonkey com VCL aí é muito diferente.

A VCL tem um refinamento especial para trabalharmos com muita carga de informação por tela. É na VCL que criamos grandes ERPs com centenas de telas e dezenas de campos em cada tela.

O Firemonkey, já possui uma variedade de componentes bonitos mas meio que “Espalhafatosos” se fossem utilizados para fazer um ERP (até dá mas dá mais trabalho).

O Firemonkey tem um refinamento especial para utilizarmos telas de toque, e telas interativas. Nesse sentido o processo é o mesmo se você fosse fazer um auto-atentimento por exemplo, tanto pra uma tela de 40 polegadas com toque como para a tela de um tablet.

Pra melhorar, quando trabalhamos no Delphi com o Firemonkey, você desenvolve um único projeto e depois escolhe diversas visualizações (tablet, iphone, ipad, TV) e aí faz ajustes para cada uma das telas que o Delphi grava tudo.

Se teu professor te arrumar um emprego para trabalhar com mobile em Delphi, tudo bem. Fora isso, é só propaganda em cima do que ele ganha.

Se Skype usou o Delphi, já largaram dele, pois o que dizem agora que ele é feito em Java Script com React Native.

Trabalhei muitos anos com Delphi, foi a melhor tecnologia desktop para a época que client/server esteve em alta no mercado corporativo. Mas hoje é fora de cogitação para qualquer tipo de novo projeto. Vai encontrar vagas sim, para legado client/server desktop.

1 curtida

O que eu tinha afirmado antes sobre as vagas de emprego não foram informações recebidas do meu professor, eu pesquisei no site da Indeed, dá uma olhada logo aqui abaixo;

Eu não precisei de ajuda do professor para encontrar uma vaga de programador Junior em Delphi, somente fiz uma pesquisa bem simples na internet, esse caras não estão trabalhando com programas legados, eles querem um programador Delphi para mobile e não precisa de experiência.

Eu solicito que procure a informação segura e tenha certeza que realmente está sendo feito em React Native, pois quando se fala “Dizem” dá entender de boate sem ser um fato concreto, pois a informação que te passei sobre o skype ter sido feito com Delphi no PlayStore é um fato concreto e real.

Eu respeito o seu ponto de vista, mas eu não acho sensato acha que seu ponto de vista deva ser a ultima palavra, é somente um ponto de vista que precisa ser respeitado.

Em nenhum momento questionei em relação vagas para projetos legados. Em relação a mobile, lógico que sempre terá uma minoria viciada em Delphi, que nunca consegue se adaptar a novas tecnologias.

1 curtida

Bom, algumas vagas sempre tem, pra tudo. Você pode apostar no Delphi sem problema nenhum. Mas o que o mercado mostra pra gente HOJE, é que o Delphi tá praticamente morto, tendo essa sobrevida em projetos legados, eu particularmente nunca vi um projeto novo em Delphi, é sempre aquela história “tenho um sistema aqui de 20 anos atrás em Delphi e preciso de manutenção”, inclusive é o meu caso, onde eu trabalho esporadicamente dou manutenção em um sistema Delphi de 20 anos.

Acho que a melhor resposta seria: tem que ver o que você almeja pra sua carreia.

Se for seguir o mercado HOJE, o Delphi tá morto, dificilmente verá algo novo em Delphi hoje, mas caso queira apostar nesse nicho de sistemas legados, dai vale a pena aprender Delphi.

1 curtida

Cara, você achou 1 vaga para Delphi mobile … se você quer avaliar o tamanho do mercado você precisa fazer algo quantitativo, no LinkedIn procurando pela linguagem e na localidade Brasil meus resultados foram:

Java > 4.000 de vagas
https://www.linkedin.com/jobs/search/?keywords=java&location=Brasil&locationId=br%3A0

C# > 1.300 de vagas
https://www.linkedin.com/jobs/search/?keywords=C%23&location=Brasil&locationId=br%3A0

Delphi = 280 vagas
https://www.linkedin.com/jobs/search/?keywords=delphi&locationId=br%3A0

Cara, para um país do tamanho do Brasil, 280 vagas é muito pouco. Divide isso pelo número de estados do país e você tem uma média de 10 vagas por estado …

2 curtidas

Em relação ao mercado de trabalho você tem toda a razão.

Mais uma discussão “Windows x Linux”.
Sobre ouvir que a linguagem _____________ (coloque ali o nome da linguagem que você prefere) vai morrer: desde 2006, quando entrei na faculdade, eu ouço que a tal linguagem vai morrer.
Sobre mercado de trabalho: isso varia de acordo com região, estado, cidade.
Sobre ser melhor/pior: delphi foi (ainda é?) uma das melhores linguagens para desktop. Há alternativas muito superiores atualmente (plataforma .NET e C/C++). Alguém lembra de delphi para web? Existiu e quase ninguém usou. Mobile tem tudo para ir pelo mesmo caminho. Soluções híbridas (desde o xamarin, passando por react) são promissoras. Mas, até onde eu conheço (e é bem pouco, confesso) o código nativo é melhor.
Ah, só lembrando, por mais bem fundadas, as opiniões aqui inseridas são de cada um. Eu posso ler 20 artigos e livros e não me convencer que react é melhor que xamarin, por exemplo. É a minha opinião e você aceita se quiser.

1 curtida

Sim.

sobre o tema inicial, vejo que a programação com Delphi para mobile e satisfatória, além de ser produtiva e o aplicativos rodam bem em aparelhos de marcas de baixo custo como BLU,Alcatel e outros Para desenvolver em mobile e necessários alguns cuidados e isto vale para java,xamarin Ione ou qualquer outra linguagem/ferramenta.