Como entrar no mercado ?

Olá. Me formei, ano passado, em análise e desenvolvimento de sistemas na Fatec Jundiaí. Passei meses procurando emprego e não consegui nada. Nos primeiros meses me mantive focado em trabalhar com java, que é a tecnologia que mais estudei e a qual eu realmente quero usar e me especializar. Quando cansei, comecei a mandar currículo em qualquer vaga que em T.I. e mesmo assim, não consegui nada. Eu sei que essa área é muito rápida e quanto mais demoro pra entrar no mercado, mais pra trás eu fico. Tenho várias peguntas. Primeiro, está difícil mesmo entrar no mercado, pela crise por exemplo ? Devo me manter convicto, em procurar vagas relacionadas a desenvolvimento Java ou me abrir pra qualquer coisa, como instalar emprego de instalar Office em empresas que não tem nada a ver com tecnologia ? Quero, naturalmente, melhorar meu currículo para conseguir vagas melhores. O que vale mais a pena, certificações, cursos, pós-graduação ou a própria experiência ? Enfim, desculpe o texto grande, mas…Tá foda

1 curtida

Estou no mesmo barco que voce amigo, estou quase a 1 ano procurando , faço entrevista, passei em duas provas , mas não fui chamado nao sei por qual motivo, talvez por ser honesto de mais e nao mentir para o recrutador ,nao possuo experiência em desenvolvimento,mas estou sempre me atualizando e ajudando como posso os outros. Eu estou pensando que é a crise, que esta ficando difícil.
Obs: Tenho pos-graduação e ate o momento os recrutadores nao ligaram muito para isso, nem mesmo para o meu github e nem mesmo ter contribuído com um projeto de revisão da money-api . Eu Também coloco para outras vagas relacionada a Ti como suporte que era minha função, e nada ate o momento.

Complicado , o pior que a midia , manipula muito informações do tipo o setor de programação cresce nao sei quantos porcentos, nao sei quantas mil vagas foram abertas no brasil , porem por falta de profissionais as 70/ 80 / 90 porcento das vagas nao foram completadas…

Quando vejo relato como o de voces citado acima, acabo de crer que isso nao passa de uma façanha ou um aumento que a midia faz em relação as vagas e oportunidades…

Realmente existem vagas , pra que possamos conseguir alguma colocação depende do estado, empresa …Porem nao esses absurdo que vemos em jornais ou alguns sites da vida.

1 curtida

Startups e equipes jovens que costumam levar a sério github. Isso é perda de tempo se quiser se preparar para a maioria do mercado das grandes corporações. Ganho de tempo é desenvolver um projeto que atenda necessidades reais requisitadas, onde se for pra produção já vale como experiência profissional inicial. “java-money” é um exemplo que não resolve um problema real, mas um problema de TI.

Pra quem está na faculdade não deixe de fazer estágio, é o que mais facilita entrada no mercado sem experiencia profissional comprovada. O maior erro de quem faz graduação é não fazer estágio.

Pra quem está fora da faculdade, a saída mais fácil é começar com freelances. Hoje em dia tem até sites que cadastram profissionais.

Sobre a mídia manipular informações de vagas, isso é verdade. São matérias pagas por instituições de ensino da área, pra atrair novos alunos iludidos pelas falsas vagas.

E como sempre falamos, as melhores vagas são por indicação. Frequente locais que favoreçam bons contatos. É loteria ficar no meio de centenas de candidatos num processo seletivo de desconhecidos.

3 curtidas

A respeito da money-api, e uma nova api que sera lançada no java9/java10 . Jsr-354.

Se você for entrevistado por alguém de TI em atividade, isso vai ser relevante. Mas se for um gerente de projeto (cansado das idas e voltas de TI, onde tem o maior peso de decisão, começando simplesmente se vai simpatizar com o candidato), ele vai procurar quem passa a confiança de resolver problemas reais para a empresa com o uso objetivo de TI como ferramenta, pois geralmente a atividade fim da empresa não é por exemplo desenvolver APIs. A maioria das vagas é para quem usa APIs, quem é criativo demais acaba virando problema para a vaga. Salvo se estiver se candidatando a vaga de arquitetura puramente.

1 curtida

Na minha opinião, conseguir uma vaga pra programador depende de alguns fatores, e vou citá-los abaixo:

  • Experiência - a maioria das empresas exige experiência comprovada. No começo aceite qualquer vaga que aparecer, em qualquer linguagem, mesmo que seja uma empresa na garagem de uma casa dos fundos. O importante no começo é adquirir experiência. Correr atrás de certificações também é válido, porém vejo que as empresas valorizam mais uma experiência comprovada em carteira do que certificação. Cadastre-se em todas agências de emprego que puder.

  • Localidade - não adianta você ser mestre em programação se ficar procurando vagas numa cidade ou região onde o forte é agricultura, por exemplo. Cidades grandes (metrópoles) com certeza possuem muito mais concorrência, mas em contrapartida chove vagas para programador. Se você mora numa região onde há muito pouca oportunidade em TI, ou mude de cidade ou esteja disposto a perder horas de viagem para trabalhar.

  • Indicação - com uma indicação as suas chances de ser selecionado sobem muito. Mantenha contato com quem já trabalha na área, seja colega de faculdade, professor, vizinho, primo, etc. Relacionar-se em grupos de TI, seja no Facebook ou até mesmo no GUJ, também pode ajudar.

Espero que consiga logo uma vaga. Não desanime.

2 curtidas

Disse tudo @jonas.cant . Aqui minha região mesmo pra area de TI é bastante complicado, raramente tem oportunidades … Pretendo ao sai da faculdade , e mora em SP, onde as chances são maiores …

Não desanima é isso ai, o tempo que nao esta trabalhando aproveite se aprofunde mais no que o mercado pede …

Não é de hoje que o mercado de TI é complicado para quem está entrando no mercado, e agora com a crise, dificulta um pouco até pra quem já tem experiência e está procurando recolocação. Como disse o javaflex, o pior erro é se formar sem adquirir nenhuma experiência profissional.

McGonagallMaromba, não aceite vagas que não seja relacionado a programação, ao menos que seja a única saída pra conseguir um dinheiro. Quando falamos em aceitar qualquer vaga, isso quer dizer relacionado a programação e no máximo suporte (de programação!), e não manutenção de computadores, instalar office ou coisas do tipo. Isso só vai te fazer perder um bom tempo e não vai te ajudar em nada em conseguir uma vaga em programação. Aceite uma vaga em qualquer linguagem de programação, isso vai te dar experiência em paradigmas, lógicas e até regras de negócio, ou até suporte e testes, que isso já vai te fazer vivenciar em uma empresa de desenvolvimento de software e há mais chances de virar programador na mesma empresa também.

Sei que não é fácil trabalhar de freelancer pra quem não tem experiência. Minha sugestão seria persistir e não cansar de enviar currículo. Envie até para as empresas pequenas. Se tiver muito difícil, aceite salário baixo! (se possível), depois de 1 ano seu salário pode mais do que dobrar em outra empresa. Com 1/2 anos de experiência, já vai te fazer ser bem mais visto no mercado, independente dos seus salários anteriores.

Cara … se quiser um conselho…@McGonagallMaromba faça isso, poderá lhe ajudar, faça um projeto particular “Sistema”, pra seguir como estudo ou pegue tipo alguma loja ou estabelecimento de um conhecido e crie um modelo… Assim pode ter uma chance … na hora da entrevista vc menciona que fez um projeto tal… ja me recomendaram isso… to investindo em um projeto simples, mas funcional.
Espero ter ajudado.

Você mora aonde meu amigo? porque vai depender da região do Brasil, tem lugares que estão mais fácil do que outros lugares.

Também estive nesse barco a 2 anos atrás, me formei com 2 estágios no curriculo, me chamaram para varias entrevistas em BRASILIA, nunca ia chamado, coloca na conta ai umas 16 entrevistas em 5 meses de procura de dezembro de 2013 a junho de 2014, eu no caso fis uma varredura aqui no df, verifiquei todas as empresas de TI em programação pelo google, ligava pra rh, mandava email com curriculo, acordava cedo todo dia para ver o jornal, grupos, emails, enfim minha parte eu sei que fazia, até que depois de ter ganhado um curso de cobol na stefanini fiquei em primeiro colocado na prova e ganhei uma vaga, nisso surgiu mais duas vagas de programador java junior em 2 empresas, (olha que ironia, na hora que vc quer não vem nada), e avaliei bem as oportunidades e fiquei na mais estável em orgão publico que estou hoje. Enfim não desista o caminho é suado mesmo, mas faça o seu papel sempre, nada cai de mão beijada.

Como vanxp falou não desistam mesmo, principalmente agora que efetivamente vai começar o ano no Brasil.

E você wlady? Vi que arrumou um emprego com T.I. É desenvolvimento? Está gostando?

Na verdade não é um emprego com desenvolvimento, é suporte a Java. Suporte a Java é você entender a regra de negócios do sistema feito em Java, ter conhecimento solido do fluxo da base de dados para corrigir futuros erros de integração de registros, ou seja, alguém usou o sistema, efetuou uma ação incorreta de tal maneira que isso viole alguma regra de negocio do próprio sistema, e para corrigir isso somente através de instruções SQL.

Fiquei parado por 3 anos, e tenho 35 anos de idade, com a experiencia de um Júnior, e para está trabalhando la fiz uma prova técnica, uma entrevista técnica, uma entrevista com RH e uma entrevista com o cliente, tudo isso foi para avaliar somente meu perfil, meu conhecimento técnico em desenvolvimento em Java não foi fator decisivo na minha contratação.

As boas empresas querem saber se o candidado terá uma postura profissional em um ambiente corporativo , principalmente se ele vai ficar no alocado no cliente.

Eu estou gostando muito de trabalhar.

DICA: Para quem não conseguiu o seu primeiro emprego, as entrevistas sempre serão provas, então aconselho assinar o Alura e fazer aqueles cursos de logica de programação, orientação a objeto e estudar bastante cálculos que envolva porcentagem, regra de três e português.

Pode ter certeza que isso é uma dica de ouro.

1 curtida

Concordo com você wladyband, passei por uma seleção onde o programador de menor experiência foi contratado, e isso me causou estranheza entre eu e os outros candidatos, mas…

Depois do fato eu e os outros candidatos nos tornamos bons amigos e começamos a refletir sobre o fato onde chegamos a conclusão que não é só competência técnica, apesar de não concordar com isso, o mercado é assim.

Agora, eu continuo me especializando e acreditando na necessidade da capacidade técnica e não quero de forma alguma ser chamado um dia de " mentira " quando for solicitado a resolver um problema.

Ter canudos, vestir terno e gravata, ter um LinkedIn recheado até o rodapé com uma foto maravilhosa é tudo muito lindo, mas na hora do vamos ver, de apresentar a solução é que bicho pega.

Parabéns, daqui pra frente só continuar estudando Java pra virar desenvolvedor xD

Sucesso.

Cara, ter experiência é fundamental na área, sou desenvolvedor e este é meu primeiro emprego, a falta de experiência prejudica não apenas na hora da contratação como o dia a dia da rotina de trabalho. Experiência, conhecimento técnico, aprofundar-se em linguagens de fato é importante, mas não é tudo, o que vejo muito na nossa área é que as pessoas são técnicas demais, o programador já tem por si só o estereótipo de cara anti-social, que fica em casa no quartinho programando. É fundamental saber se relacionar com as pessoas, fazer networking, saber transmitir a mensagem que você quer a partir da sua postura, forma de vestir, jeito que fala e principalmente nas atitudes. Como citado acima, uma boa forma de ingressar em boas empresas é por indicação. Outro amigo citou que um desenvolvedor mais inexperiente foi contratado, ou ele foi indicado, ou passou uma mensagem legal ao empregador, isso é fundamental para ingressar no mercado de trabalho, se manter nele e consequentemente subir os degraus do sucesso.

Abraço, todo sucesso do mundo!

Cara, é exatamente isso. Quando a pessoa está atrás de emprego, estando desempregada, não aparece nada. É só começar a trabalhar e chove vagas de emprego e oportunidades. Lei de Murphy…

Pois é pessoal, acho que todos os caminhos das pedras foram citados. Gostaria de complementar com uma visão de recrutador.
Enaltecer ou ressaltar que você não tem experiência vai mostrar ao recrutador que você é inseguro. Não precisa dizer isso, não precisa mentir. Ter experiência não quer dizer que você deve ter trabalhado numa grande empresa ou vários anos de projetos e implementação. A experiência está mais ligada a intensidade que ao tempo. É possível a um estagiário em um ano ser submetido a vários problemas e assim conseguir mais experiência que um desenvolvedor em dois anos que faz sempre a mesma coisa. Acreditem que um recrutador regular já sabe se você é ou não experiente. O que queremos ouvir do candidato é que ele conhece sobre aquilo que preciso e tem segurança de resolver o meu problema sem recorrer ao Google o tempo todo.
Fazer projetos diversos mesmo sem um cliente específico é uma das maneiras de começar a pensar melhor e adquirir confiança.

Boa sorte a todos e que Deus vos abençoe.