Como mostrar o nome do meio e uma pessoa

olá, gostaria de saber se alguém pode me dizer como mostrar o nome do meio de uma pessoa, é para um exercício da faculdade, porem meu professor falou q devíamos procurar no assistente virtual(vulgo google), se alguém pode me dizer pelo menos se existe algum comando especifico já ajudaria muito.
OBS: precisa posta código completo não, pode só da uma dica de qual comando usar.

É em C/C++ ou Java?

Não vai obter 100% de sucesso, mas você pode pegar o nome lido e separar de acordo com os espaços, num array. Daí é só pegar o segundo elemento do array. Por exemplo:

  • nome digitado: “João José de Maria”
  • array gerado: {“João”, “José”, “de”, “Maria”}
  • nome a se pegar: “José”

Em Java, pode usar a função split da clase String. Em C/C++ não sei de cabeça, mas deve haver algo similar, e não é tão difícil de codificar, se for necessário.

Para incrementar, você pode adicionar uma verificação se a pessoa tem um nome do meio. Se o array gerado tiver menos de 3 posições (ex: “Marcos Paulo” -> {“Marcos”, “Paulo”}), então a pessoa não tem nome do meio.

Outra otimização é ignorar se o nome escolhido tiver tamanho menor que 3. Assim, elementos como “de”, “da” são ignorados. Nesse caso, avalie a próxima posição. Ex: “Antônio de Alcântara Medeiros” -> {“Antônio”, “de”, “Alcântara”, “Medeiros”}. Nesse caso, o “de” (segunda posição) seria ignorado, e você pegaria a terceira (“Alcântara”).

Não é um algoritmo perfeito, mas cobre uma boa gama de opções para nomes comuns no Brasil.

Abraço.

Vlw, é em java q estou montando meu código, ajudou muito já! :slight_smile: