Como saber trocar pela fonte certa

Estou com minha fonte queimada, essas são as referencias;
Input de 2.5 A
Output de 19.5v com 6.5A

Como podem ver abaixo

notebook

Eu encontrei uma fonte de
Input de 1.7 A
Output de 20V com 3.25A

Como faço para saber se a fonte pode pegar no meu notebook?
O que é necessário saber se a fonte vai ser incompatível?

O ideal, obviamente, é que todos os parâmetros fossem iguais, mas isso é especialmente difícil no caso de notebooks, por causa das diferenças de configuração.

Na falta de algo 100% compatível, você precisa de algo o mais próximo possível, para cada um dos parâmetros, principalmente os de saída (output):

  • para o input, a voltagem (tensão) geralmente independe, e a maioria é bivolt (100/240V); a amperagem (corrente) é basicamente quanto a fonte (não o notebook) exige, e raramente causa problemas (mas limita a capacidade da fonte);

  • no output, a voltagem de 19.5V para 20V não é uma grande diferença, pode ser aceitável se a fonte for decente, embora sobrecarregue um pouco a carga das baterias. Mas a diferença da amperagem é muito grande no seu caso: de 3.25V à 6.7A. O ideal é que o output de amperagem da fonte seja igual ou maior que o requerido pelo aparelho, o que não é seu caso. Isso causa uma subalimentação do aparelho, o que pode causar problemas, dependendo do uso;

  • por fim, é preciso verificar se a polaridade do conector (esse desenhozinho com um + e um - de cada lado), pois a inversão dos polos pode causar queima imediata, então evite invertê-los;

Em resumo, eu tentaria achar uma fonte com um output de amperagem maior, na casa dos 6.5V ao menos.

Referência: https://askleo.com/can_i_use_a_charger_that_provides_the_same_voltage_but_a_different_amperage/

Abraço.

1 curtida