Como se tornar um PJ

[quote=asobrab]Ok pessoal. Eu pensava que eu poderia correr atrás disso sozinho, sem depender da figura do contador. Pois… se eu pudesse saber exatamente QUAIS documentos precisam ser retirados e QUAIS orgãos precisa ir para concluir a abertura, NAO vejo o porque da necessidade de um contador. Pelos os argumentos citados, o contador é o caminho mais curto. Pelo jeito, esta “figura” terá que constar na minha agenda de agora em diante.

No entanto, será que depois da firma aberta, AINDA vou depender de contador para fazer alguma coisa? Vou ter que ficar pagando contador mensalmente enquanto a empresa estiver aberta?
[/quote]
Dê uma olhada no site do SEBRAE, tem muita informação p/ quem quer abrir empresa.

[quote=danieldestro]Renato, talvez seu medo seja reflexo do seu desconhecimento do processo de se trabalhar como PJ.

Quer abrir uma empresa? Procure um contador de confiança!

Eu gastei cerca de 400 reais para abrir a empresa e cerca de 40-50 dias. Infelizmente no Brasil demora.[/quote]

Hum bem legal! mas quanto vc gasta por mês/ano de imposto pra manter a empresa?

Realmente falei errado… Contador sim, é necessário, não uma empresa de contabilidade externa.

Enfim…

Eu nem sei exatamente quanto eu gasto por ano.

São muitos impostoso que incidem sobre o que se fatura por mês. Então isso é variável.

Eu pago cerca de 12% do que faturo por mês, incluindo gastos com contador.

E se eu não faturar nada?

tem que pagar uns 10-15% sobre R$ 0,00

então é legal…

Moçada,

Rescucitando o tópico…

Quanto tempo leva para abrir a empresa?

Quanto tempo leva para abrir a empresa?

Entre 1 a 2 meses. Mas assim que vc tiver o cnpj vc ja consegue fazer algumas coisas como: abrir conta corrente de pessoa jurídica, assinar contratos, etc.

Vc precisa mandar imprimir as notas fiscais também, para poder receber.

Sobre a carga tributária: tem que ficar em cima do contador. SE ele não apresentar umas $#@$% de uns documentos que vc ta pagando os impostos de forma semestral, vc paga uma multa de 600-1000 reais, sem choro.

Dica interessante Jomi.

Tem algum motivo especial para elas não quererem ?

E quanto a prazo, é mais rápido abrir uma SIMPLES ? E se depois o pessoa querer mudar, é muito difícil?

Bom dia!

Sobre esse assunto, vale lembrar que a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas foi aprovada tanto na Câmara Federal quanto no Senado, restando agora somente a sanção presidencial. Essa lei facilitará aberturas, licitações, empréstimos, tributações para as micro(até R$240 mil por ano) e pequenas(até R$2,4 milhões) empresas.
Para saber mais:
Matéria do UOL sobre isso: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u112258.shtml
Site do SEBRAE sobre a lei: http://www.leigeral.com.br

Até!

Puxa! Sou uma nano-empresa!

Alguem sabe dizer se as empresas de desenvolvimento que hoje nao estao no Simples (LTDA) poderao se beneficiar dessa lei?

Marcio Kuchma

Vc pode converter a sua empresa, mas pra isso tem q estar em dia com todas as obrigações fiscais.

Pessoal,

Estou coincidentemente abrindo uma empresa neste exato momento…vou relatar minhas experiencias:

:arrow:Abertura em si: como a galera falou, é simples, basta tu ligar pro contador e dizer que quer abrir uma empresa.
:arrow: Valor da abertura: Cuidado!!! Os impostos de abertura (taxas para criar sua empresa) varia de lugar para lugar, vi diferenças absurdas de impostos…depende do estado/cidade. Outra coisa…: cuidado com quanto o contador vai cobrar…faça cotação de preço com contadores de confiança (cuidado com contador picareta) e chore preço…procure saber do $$ que ele te pediu (o contador) quanto é para impostos e quanto é pro bolso dele.
:arrow: Burocracia para abertura: lembre-se, vc está no Brasil!! A burocracia está enorme…são vários documentos (contrato social, documentos para dar entrada na Junta Comercial, DBE, Pedido de criação de CNPJ, etc). Não só prepare o bolso mas a sua paciencia tb. Outra coisa…começe a procurar um sócio pq vc vai precisar.
:arrow: SIMPLES, LTDA…o que abrir??: Isso depende da empresa que vc vai prestar serviços. Quando você vai prestar serviços para uma empresa X verifique quais objetos sociais e CNAE (Código Nacional de Atividade) ela aceita. Hoje em dia para você se enquadrar no SIMPLES é necessário exercer atividade de Processamento de Dados ou Digitação se não me engano, e isto muitas empresas não aceitam como prestadora de serviços pois normalmente em nossa area prestamos serviços de consultoria, desenvolvimento de software, etc e estas atividades não se enquadram no SIMPLES. Esta é a parte mais chata e burocrática…verifiquem com atenção na empresa em que prestarão o serviço pois se vc abrir errado (SIMPLES mas a empresa não aceita) prepare-se para a dor de cabeça. Fique atento também quanto a atividade social que se enquadra ou não no SIMPLES. A Receita Federal tem “malhas” por onde é validado seu CNAE e algumas versões deste software da SRF deixa o contador enquadrar no SIMPLES CNAE’s que não poderiam ser SIMPLES e caso um auditor da SRF ou o proprio sistema pegue isto futuramente a SRF irá lhe desenquadrar do SIMPLES e você pagará todo o imposto retroativo de sua empresa que não poderia ser SIMPLES (a diferença pode variar em até 9% do total faturado em cada mes sonegado)…atenção para isto!!
:arrow: Tempo de abertura: Isto vai variar assim como os preços. Existem lugares que demora 1~2 meses…outros semanas…na minha cidade no interior de SP conseguiria abrir em 10 dias…em Brasilia leva-se mais de 1 mes. Estou abrindo em Luziania/GO (entorno do DF) e lá demora em torno de 2, 3 semanas. A enrolação é na Junta Comercial que faz uma porção de verificações antes da abertura.

Espero ter ajudado os colegas. :slight_smile:

ate mais…

[quote=Proteu Alcebidiano][quote=peczenyj]Que lugar pagaria para um PJ o dobro do que pagaria como CLT ?

O maximo q eu ja vi foi PJ ganhar 50% a mais que CLT[/quote]

+1

O que compensa em contratar um PJ é justo isso…pq com CLT a empresa gasta no total quase o dobro, alem de parte de sua grana ter imposto retida na fonte.[/quote]
Muito cuidado com o cálculo puro de salário.
Imaginando que você vai tirar férias de 20 dias por ano vc tem isso :
11,66 salários anuais para PJ (imagine R$ 1500,00 reais por mês);
14,5 salários anuais para CLT (imagine R$ 1000,00 reais por mês);
Valor que você recebeu em um ano
Em um ano como PJ você recebeu R$ 17490,00.
Em um ano como CLT você recebeu R$ 14500,00.
Depois de um ano, você foi mandado embora:
Na recisão PJ você recebeu R$ 0,00.
Em um ano como CLT você recebeu R$ 1800,00.
Conta depois de um ano de trabalho :
PJ : R$ 17490,00.
CLT : R$ 16300,00.
Digamos que você como CLT, tenha plano de saúde mais refeição, e que você seja solteiro e não tenha filhos (a pior situação de benefício);
TR : R$ 10,00 dia ou R$ 210,00 reais mês;
Plano de saúde individual padrão : R$ 100,00;
PJ : R$ 17490,00
CLT: R$ 20.020,00
O Imposto está dando quase a mesma coisa (uns 20% de CLT e uns 12% + contador de PJ).

Tire sua conclusão.
[]'s

Eu vou pagar só 7,5% de impostos dentro da lei…e o contador

Estou ganhando 60% a mais hj do meu salario CLT de antes…acho que compensou.

ate mais…

[quote=richardpeder]Eu vou pagar só 7,5% de impostos dentro da lei…e o contador

Estou ganhando 60% a mais hj do meu salario CLT de antes…acho que compensou.

ate mais…[/quote]
Em que município/estado você trabalha? Para quem EMITE nota no município de São Paulo, só a mordida do iss é de 5%.
E quanto você paga de contador ? embute isso no seu salário…
Pode valer a pena sim, mas para mim, hoje está descartado, sem falar quando a empresa atrasa ou não quer te pagar.
Aí não tem jeito, botar na justiça pode demorar anos.
É um risco, e esse, não estou afim de correr.
[]'s

Alguem sabe dizer se as empresas de desenvolvimento que hoje nao estao no Simples (LTDA) poderao se beneficiar dessa lei?

Marcio Kuchma[/quote]
Consultorias não aceitam micro empresa, não sei porque cargas d’agua alguém espalhou que microempresa pode caracterizar vínculo empregatício.
Tem cadeira, cumpre horário e tem chefe, é vínculo empregatício, não adianta… isso é parágrafo 1 e 2 da CLT e fim !
http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/primeiro/info/artigos_210904.htm#1
[]'s

Para quem quiser verificar como se encaixa PJ nos quesitos da CLT, segue o link abaixo:

CLT - CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO (ler principalmente Artigo 3)

Matéria que resume o que é vínculo empregatício:

Cada um faz o que quer da vida, mas será que a solução é virar PJ ao invés de forçar as empresas a contratarem de acordo com CLT? Se houver um esforço em contratar CLT, creio eu que certamente haverá uma pressão para redução de impostos sobre a empresa e sobre o empregado.

Até!

[quote=maquiavelbona]Para quem quiser verificar como se encaixa PJ nos quesitos da CLT, segue o link abaixo:

CLT - CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO (ler principalmente Artigo 3)

Matéria que resume o que é vínculo empregatício:

Cada um faz o que quer da vida, mas será que a solução é virar PJ ao invés de forçar as empresas a contratarem de acordo com CLT? Se houver um esforço em contratar CLT, creio eu que certamente haverá uma pressão para redução de impostos sobre a empresa e sobre o empregado.

Até![/quote]
Concordo com vc, isso de PJ já está dando problema. O que acontece é que os RH’s das empresas são incapazes de LER a CLT, e nem sabe o que estão fazendo.