Como ter um id unico e depois recuperar esse id na pagina php para gravar no banco

Olá, criei essas funções que criam novas perguntas de múltipla escolha automaticamente na minha pagina.
Posso criar quantas perguntas quiser, e nessas respostas posso ter quantas resposta eu quiser.
quero gravar essas respostas e as perguntas no banco de dados mysql.
O que eu nem tenho ideia como fazer é como vou pegar o id de cada pergunta e cada resposta. Não consegui pensar em uma logica para as respostas sempre terem uma ordem.

var mudadiv = 0;
var novasperguntas = 0;
var mudaradio = 0;
var mudatxt = 0;
function PME() {

            var html = "";
            html += '<div class="main-login main-center">' +
                    '<div class="form-group">' + '<label for="name" class="cols-sm-2 control-label">Digite sua pergunta de multipla escolha.</label>' +
                    '<div class="cols-sm-10">' + '<div class="input-group">' + '<span class="input-group-addon">' +
                    '<i class="fa fa-user fa" aria-hidden="true">' + '</i></span>' +
                    '<input type="text" class="form-control" id="perguntaF' + novasperguntas + ' "  placeholder="Qual a sua idade?" />' + '<br>' +
                    '</div>' + '</div>' + '<div class="row">' +
                    '<div class="col-lg-6">' + '<div class="input-group">' + '<span class="input-group-addon">' +
                    '<input type="radio" id="radioperFechada' + mudaradio + ' ">' + '</span>' + '<input type="text" id="textodaresposta' + mudatxt + '-' + mudadiv + ' " class="form-control" aria-label="...">' +
                    '</div>' + '</div>' + '<div id="maisresposta2' + mudadiv + '">' + '</div>' + '</div>' + '<div id="a'+ mudadiv + '"style="display:block">'+
                    '<button onclick="MaisRespostas2(' + mudadiv + ')" style="margin-top:5px" class="btn btn-info" type="button">Nova Resposta</button>' + '</div>'+
                    '<div id="NPME">' + '</div>' + '</div>' + '</div>' + '</div>' + '</div>' + '</div>' + '</div>' + '</div>' + '';

            document.getElementById("multiplaescolha").insertAdjacentHTML('beforeend', html);
            mudatxt++;
            novasperguntas++;
           
            mudadiv++;
            mudaradio++;
            return false;
         
        }

var con = 0;
        var myradio =0;

        function MaisRespostas2(mudaduv) {
            
            var htmlresposta = "";
            htmlresposta += '<div class="col-lg-6">' + '<div class="input-group">' + '<span class="input-group-addon">' +
                    '<input type="radio" id="chequeRadio' + con + ' ">' + '</span>' +
                    '<input type="text" id="textodaresposta' + mudatxt + "-" + mudaduv + ' " " class="form-control" aria-label="...">' + '</div>' + '</div>' + '';

            document.getElementById("maisresposta2" + mudaduv + "").insertAdjacentHTML('beforeend', htmlresposta);
            mudatxt++;
            con++;
            return false;
        }
</script>

No banco de dados você pode utilizar sequence para o ID de cada tabela, sendo assim a cada valor inserido no BD ele incrementa +1 no ID do último elemento.

Para pegar as respostas você vai ter um relacionamento de chave estrangeira entre as tabelas 1:n, sendo 1 pergunta, n respostas.

Se você quiser sempre a mesma ordem de respostas para aquelas perguntas, pode colocar uma coluna “alternativa”, sendo a), b), c)… e utilizar um orderBy nessa coluna.