Como trabalha um desenvolvedor profissional

Olá, faz pouco mais de 8 meses que eu estou estudando programação na internet e tenho isso como meu futuro ganha pão. Ainda não tenho nenhum curso, pois estou no ensino médio. Ouço muitas especulações sobre como é o dia-a-dia de um programador profissional, mais nada concreto pois não conheço nenhum. Criei esse tópico pois gostaria de saber como é a rotina de um desenvolvedor profissional na empresa mais bem no geral, exemplo que tipo de serviço faz , o ambiente de trabalho, a média de prazo pra entregar um projeto, etc… Sobre o programador em si também. Eu tenho focado na programação em java PC e mobile (Android) , e entro frequentemente em sites com o ANDROID DEVELOPERS e ORACLE em busca de conhecimentos. É comum no dia-a-dia de um profissional ter que acessar esses sites o tempo inteiro para poder realizar uma tarefa? enfim, gostaria apenas que os profissionais compartilhassem um pouco da sua rotina comigo pra mim saber se estou indo bem e se realmente é isso que quero. muito obrigado a todos.

Rotina:
Defino numa reunião o que sera feito na próxima semana.

Pode ser uma correção de bugs, implementar algo novo, benchmark, etc.

Organizamos tarefas.

  • um dev faz, outro revisa
  • em dado momento gera se uma release a ser testada em ambiente parecido com produção
  • prepara deploy nova versão
  • monitora pra ver se esta 100%

Nisso tem muita coisa. No geral existem requisitos e precisam ser esclarecidos se necessário (às vezes um termo não é exatamente o que vc espera).

Existe um momento pra documentar, o que é util pra ordenar o raciocínio e explicar suas decisões pro futuro.

Por exemplo vamos usar um serviço que ja existe pra coletar outros dados. Quem manja desse serviço ja me deu a letra de como se faz. Toda a comunicação faz sentido ser por mensageria (fila). Mas eu preciso de uma informação em particular que nem sempre está disponível.

Nesse momento eu tenho que decidir: