Como trabalha um desenvolvedor profissional

Olá, faz pouco mais de 8 meses que eu estou estudando programação na internet e tenho isso como meu futuro ganha pão. Ainda não tenho nenhum curso, pois estou no ensino médio. Ouço muitas especulações sobre como é o dia-a-dia de um programador profissional, mais nada concreto pois não conheço nenhum. Criei esse tópico pois gostaria de saber como é a rotina de um desenvolvedor profissional na empresa mais bem no geral, exemplo que tipo de serviço faz , o ambiente de trabalho, a média de prazo pra entregar um projeto, etc… Sobre o programador em si também. Eu tenho focado na programação em java PC e mobile (Android) , e entro frequentemente em sites com o ANDROID DEVELOPERS e ORACLE em busca de conhecimentos. É comum no dia-a-dia de um profissional ter que acessar esses sites o tempo inteiro para poder realizar uma tarefa? enfim, gostaria apenas que os profissionais compartilhassem um pouco da sua rotina comigo pra mim saber se estou indo bem e se realmente é isso que quero. muito obrigado a todos.

Rotina:
Defino numa reunião o que sera feito na próxima semana.

Pode ser uma correção de bugs, implementar algo novo, benchmark, etc.

Organizamos tarefas.

  • um dev faz, outro revisa
  • em dado momento gera se uma release a ser testada em ambiente parecido com produção
  • prepara deploy nova versão
  • monitora pra ver se esta 100%

Nisso tem muita coisa. No geral existem requisitos e precisam ser esclarecidos se necessário (às vezes um termo não é exatamente o que vc espera).

Existe um momento pra documentar, o que é util pra ordenar o raciocínio e explicar suas decisões pro futuro.

Por exemplo vamos usar um serviço que ja existe pra coletar outros dados. Quem manja desse serviço ja me deu a letra de como se faz. Toda a comunicação faz sentido ser por mensageria (fila). Mas eu preciso de uma informação em particular que nem sempre está disponível.

Nesse momento eu tenho que decidir:

  • eu posso deduzir a informação com base em outras informações?
  • eu posso assumir um “default”?

Eu optei pela segunda via configuração. De decidirem que não pode usar default algum eu mudo a configuração. Simples.

Como vc eu passo mais tempo interagindo com outros colegas.

Mas tb busco informações de fora, leio documentação e pesquiso em foruns/google pq eu não sei tudo.

1 curtida

Ficamos programando dia inteiro… o dia inteirooo uaiheuiaheaue e é comum pesquisarmos na internet sim, principalmente no stackoverflow, onde vai a maioria das buscas do google.

como assim? rs

Esse cenário de programar o dia inteiro geralmente acontece em fábricas de software ou algo isolado do tipo, onde já tem a especificação pronta sem muito relacionamento humano. Em outros cenários o negócio também faz parte do dia a dia do profissional que programa, participar do levantamento de requisitos, dar suporte a gerência do negócio, enfim, estar envolvido com a experiência da atividade fim que seu software se destina.

Sobre google concordo, isso faz parte, o mais importante é entregar bem a funcionalidade e não querer ser um super técnico fechado.

1 curtida

Ah sim, concordo. Foi só modo de dizer :slight_smile:

Obg por compartilhar seu dia-a-dia comigo, aproveitando a deixa, pelo menos metade dos recursos que implemento nas minhas aplicaçoes eu n sei impementar de cabeça, pra isso eu uso o Cherrytree, um software que armazena codigos fonte. Um exemplo mesmo é o ReciclerView, sem os codigos que eu salvei n consigo implementar o recurso. Isso tambem é comum no meio profissional ou eu to dando mole mesmo?

Com o tempo entra no sangue, principalmente quando estiver trabalhando dentro de uma empresa. Evite copiar e colar automaticamente o que não sabe, pode até olhar algo pronto, mas escreva você mesmo, assim vai ajudar a fixar.