Comparação de grades curriculares

Acho que estão confundindo técnico com tecnólogo só pode.

Meu amigo é tecnólogo em agronegócios e tem mestrado !

Técnologo é mais um tipo de formação assim como Licenciatura, Bacharelado, Engenharia e agora Tecnólogo.

Tenho um tio que é diretor acadêmico e antes de iniciar a faculdade de tecnologia a primeira pergunta que fiz foi esta.

E a resposta que tive foi exatamente esta. "Técnologo é mais um tipo de formação assim como Licenciatura, Bacharelado, Engenharia e agora Tecnólogo. " ou seja pode fazer mestrado sim !

[quote=ManoJava][quote]
um curso de ciência da computação não vai te formar para desenvolver software, sim tecnologia. Tanto em algoritmos quanto em hardware e elétrica.

Se você gosta de desenvolver programas, faça SI, ou o primeiro ítem que postou.

O foco da CC é matemática, algoritmos, sinais, IA, Compiladores, Sistemas Operacionais, Estrutura de dados(que não tem nada haver com banco de dados).

O foco da SI é utilizar esses recursos e desenvolver sistemas de informação. Se você gosta de desenvolver para web, e sistemas desktops corporativos, é esse o seu caminho.[/quote]

Opa amigo ai que vc se engana, pois o DBA da minha empresa é formado em Ciencias da computação bem como alguns programadores também, na grade de Ciencia da Computação tem materias de lógica de banco de dados, banco de dados OO, banco de dados distribuidos e também a matéria de linguagens de programação que além de abordar a lógica também te ensina os primeiros passos da programação, mas se vc quiser ser programador também, basta pegar os livros e estudar muito, algumas pessoas são autodidatas conheço vários que não tem graduação na área e são programadores excelentes, porém se vc pensa em algo mais abrangente do que programação faça Ciencia da Computação, pois pode futuramente partir pra área de gestão de projetos, engenharia de software, etc…

Att.[/quote]

Eu não disse que cientistas da computação não podem atuar nessas áreas. Disse que não é o foco dela. O curso que oferece matérias de linguagens de programação, lógica de banco de dados, empreendedorismo, não é um curso cc, e sim de si. CC forma cientistas para pesquisar tecnologias novas.

Se um curso de CC usar uma grade como essa, mais cedo ou mais tarde o mec transforma ele em SI, como é o caso de vários cursos na região de minas gerais.

Oi,

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecn%C3%B3logo

“Em muitos países os Tecnologistas são sinônimos quando referenciados a cientistas ou a engenheiros. Em outros, porém, existe distinção estabelecida através de leis e apenas pessoas que tenham sido graduadas e/ou tenham trabalhado neste campo podem receber este título.”

Tchauzin!

Boa tarde!

Acho que vamos divergir e concordar em muitos aspectos, mas um ponto em comum independente da área que escolha, o importante é focar no objetivo pois são áreas distintas mas ao mesmo tempo em algum ponto se confundem, porém quando se trata de tecnologia o importante é saber o máximo possível em várias áreas para se tornar um profissional flexivel as mudanças que ocorrem hj em dia no mercado de trabalho.

Agora quanto a informação sobre um tecnólogo não poder fazer Stricto Sensu foi uma informação passada por um dos professores da Fatec numa de suas palestras sobre cursos de extensão, se eu fiz alguma afirmação incorreta a respeito, apenas confiei nas palavras de um professor do curso de Informática com enfase em gestão de negócios da Fatec aqui da cidade, mas vou procurar me informar com outras pessoas e em outros meios para saber se a informação procede, mas por favor amigo não leve pro lado pessoal pois não foi a minha intenção diminuir a formação de ninguém, pois tem várias pessoas aqui na empresa formadas como tecnólogo que são excelentes profissionais e não ficam atrás em nada de profissionais formados em outras áreas.

Att.

[quote=ManoJava]Boa tarde!

Acho que vamos divergir e concordar em muitos aspectos, mas um ponto em comum independente da área que escolha, o importante é focar no objetivo pois são áreas distintas mas ao mesmo tempo em algum ponto se confundem, porém quando se trata de tecnologia o importante é saber o máximo possível em várias áreas para se tornar um profissional flexivel as mudanças que ocorrem hj em dia no mercado de trabalho.

Agora quanto a informação sobre um tecnólogo não poder fazer Stricto Sensu foi uma informação passada por um dos professores da Fatec numa de suas palestras sobre cursos de extensão, se eu fiz alguma afirmação incorreta a respeito, apenas confiei nas palavras de um professor do curso de Informática com enfase em gestão de negócios da Fatec aqui da cidade, mas vou procurar me informar com outras pessoas e em outros meios para saber se a informação procede, mas por favor amigo não leve pro lado pessoal pois não foi a minha intenção diminuir a formação de ninguém, pois tem várias pessoas aqui na empresa formadas como tecnólogo que são excelentes profissionais e não ficam atrás em nada de profissionais formados em outras áreas.

Att.[/quote]
Faço minhas, as suas palavras.

O que acontece às vezes, é a instituição que oferece o mestrado preferir alunos de bacharelado ou dificultar a entrada de tecnólogos (por exemplo, com menos pontos na seleção) por puro preconceito.

Tranquilo pessoal. E sei que não quis me rebaixar. Pois como disse há pessoas que conheço que não possuem nem formação superior mas entendem muito do assunto.

O que fiquei assustado foi o senhor wesleyd.qa me dizer sobre sujar o curriculo.

Mas após ler as mensagens que o mesmo deixa, descobri que se trata de um fanfarrão que só quer aparecer, e isto não me assusta. Pois dentre os 200 mil usuários do Forum, claro que teriamos que ter essas peças.

Mas de um modo geral, entendi o porque de suas opniões, e achei legal a contribuição de cada um, pode ser que eu esteja enganado também e que algo já mudou…

De toda maneira, acho que se o cara quer ser programador o curso de I é bom… e é claro que se ele fizer o II, poderá ser programador etc.

Valew pessoal desculpa por qualquer coisa.

Sobre especialização x Formação

Segue abaixo os requisitos para a pós na Unip - Universidade Paulista

Gestão de projetos

Graduados em Curso Superior, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.

Agora o requisito sobre a pós na Unaerp - Ribeirão Preto

Especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Internet

Profissionais com formação superior em Engenharia de Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, professores e profissionais que atuam na área de desenvolvimento e/ ou gerência de sistemas e áreas acadêmicas afins.

Com esses requisitos fica claro que quem determina é a própria instituição de ensino que oferece a especialização, essas são informações da própria instituição.

Att.

VOLTANDO À MINHA DÚVIDA:

[quote=juliocbq]um curso de ciência da computação não vai te formar para desenvolver software, sim tecnologia. Tanto em algoritmos quanto em hardware e elétrica.

Se você gosta de desenvolver programas, faça SI, ou o primeiro ítem que postou.

O foco da CC é matemática, algoritmos, sinais, IA, Compiladores, Sistemas Operacionais, Estrutura de dados(que não tem nada haver com banco de dados).

O foco da SI é utilizar esses recursos e desenvolver sistemas de informação. Se você gosta de desenvolver para web, e sistemas desktops corporativos, é esse o seu caminho.[/quote]
Programação é meu principal potencial e foco neste momento e as disciplinas do TDS realmente me atraem. Porêm seria mais responsavel fazer um bacharelado em CC do que um Tecnólogo (TDS) pensando em entrar em uma empresa de grande porte no futuro?

Realmente, comentário extremamente infeliz. Você pode explicar por que um curso de Tecnólogo suja o currículo?[/quote]
Entendo oque vocês dizem com comentário infeliz e concordo. Mas na hora da entrevista, o PROGRAMADOR que tem bacharelado em CC não estaria na frente de um com um Tecnólogo (TDS)?
…Eu mesmo respondo:
Entre sair de uma [faculdade de 4 anos com um diploma cheio de disciplinas mas sem nada objetivo p/ um programador que desenvolve em massa] e um [Tecnólogo de 2 anos mais que proporciona uma visão maior em termos de linguagens e técnologias para este] eu fico com o Tecnólogo. Porêm seria mais responsavel fazer um bacharelado do que um Tecnólogo (TDS)?

Faz um curso na Caelum, melhor. Ou então escolhe a instituição que tiver o melhor conteúdo de GENTE. Networking is the key. Informação está disponível na Internet.

Sim, disse isso porque sou formado em ciência da computação, e posso te afirmar que ciência da computação não é TI. A carga matemática de CC é tão grande quanto num curso de engenharia, e é focada para a pesquisa de conceitos matemáticos, ou seja

novos algoritmos de codificação(formatos de vídeo e áudio), algoritmos de criptografia, lógica de transmissão de dados(Dispositivos de comunicação…), filtros (audio e vídeo), algoritmos de computação gráfica, e por ae vai.

O que acontece é que a área de TI é muito grande e o mercado tende a convergir para ela. Então você vai ver engenheiros, cientistas trabalhando nele também.

[quote=Javaanewworld]

Uma vez um professor me disse que geralmente as mulheres acabam saindo fora da programação e seguindo para o SI (por causa da ánalise, DFD’s da vida), porque elas levam mais jeito p/ a ánalise e que os homens programadores vão para o TI, TI = Ciências da computação…ou seja, você “desdisse” oque ele me disse :? [/quote]
Sinceramente, acho que seu professor disse uma grande %@$#&*.
Você andou tendo aulas com quem? wesleyd.qa? :?

Calma gente meu objetivo não era levantar furor de ninguém :roll:, era simplesmente expor uma opinião que vejo no mercado, aonde se temos dois currículos iguais em experiências e conhecimentos e um é bacharelado e outro tecnólogo, a opção é pelo bacharelado, às vezes mesmo com experiências diferentes e menores para o bacharelado por uma certa discriminação é escolhido o bacharelado.
Não quero ofender ninguém que é tecnólogo, só quero dar uma visão de mercado para nosso amigo que abriu o tópico.
E você pode fazer mestrado e doutorado sim quando se forma como tecnólogo, desde que faça uma pós antes, coisa que não é necessário quando se faz um bacharelado, bem que é muito dificil, senão impossivel fazer doutorado direto, só se você tiver um curriculo fora do normal.
E outro ponto que acho interessante levantar é que a diferença básica entre os dois, e é isso que é levado em consideração no mercado, que com 2 anos você nunca vai aprender o que se aprende em 4, mesmo sabendo que os 2 foram focados em um determinado tema.
De qualquer forma desculpe se ofendi alguém. :cry:

Boa tarde!

Realmente tecnólogo é mais focado e mais especifico em uma área, enquanto que Ciência da Computação é bem mais abrangente.

Att.

[quote=wesleyd.qa]Calma gente meu objetivo não era levantar furor de ninguém :roll:, era simplesmente expor uma opinião que vejo no mercado, aonde se temos dois currículos iguais em experiências e conhecimentos e um é bacharelado e outro tecnólogo, a opção é pelo bacharelado, às vezes mesmo com experiências diferentes e menores para o bacharelado por uma certa discriminação é escolhido o bacharelado.
Não quero ofender ninguém que é tecnólogo, só quero dar uma visão de mercado para nosso amigo que abriu o tópico.
E você pode fazer mestrado e doutorado sim quando se forma como tecnólogo, desde que faça uma pós antes, coisa que não é necessário quando se faz um bacharelado, bem que é muito dificil, senão impossivel fazer doutorado direto, só se você tiver um curriculo fora do normal.
E outro ponto que acho interessante levantar é que a diferença básica entre os dois, e é isso que é levado em consideração no mercado, que com 2 anos você nunca vai aprender o que se aprende em 4, mesmo sabendo que os 2 foram focados em um determinado tema.
De qualquer forma desculpe se ofendi alguém. :cry:[/quote]

Não queria me intrometer, mas vamos lá…

Tecnologo, é um curso superior, que tem basicamente a carga horaria de um Bacharelado… Alias pelo menos os tecnologos da fatec são 3 anos (para tarde) e 4 anos (para noite), falando genericamente. E obvio que o foco é bem mais especificio que cursos bacharelados que tendem a te dar uma visão geral sobre determinado tema.

Acredito que você deveria se informar melhor, principalmente sobre o “mercado de trabalho”, porque a tendência já é visivel para tecnologos e isso só tende a crescer.

Inicie por aqui… detalhe: 23/11/2008…
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/1,,MUL872880-15607,00.html

Att,
Márcio Neto

Aqui na Fatec da minha cidade alguns dos professores de Informática com enfase em gestão de negócios, também davam aula na faculdade no Curso de Ciência da Computação, porém nos mostraram as diferenças quanto a quantidade de conteúdo de um curso e outro, com certeza CC é bem mais abrangente.

Obs. Mais abrangente não quero dizer que seja melhor ou pior do que Tecnólogo, apenas que a gama de áreas de conhecimento exploradas é bem mais ampla.

Att.

[quote=ManoJava]Aqui na Fatec da minha cidade alguns dos professores de Informática com enfase em gestão de negócios, também davam aula na faculdade no Curso de Ciência da Computação, porém nos mostraram as diferenças quanto a quantidade de conteúdo de um curso e outro, com certeza CC é bem mais abrangente.

Obs. Mais abrangente não quero dizer que seja melhor ou pior do que Tecnólogo, apenas que a gama de áreas de conhecimento exploradas é bem mais ampla.

Att.[/quote]

Concordo, só quis mesmo mostrar que apesar de ser mais abrangente a carga horária não é como superior-tecnico, o abismo não é tão grande.

Um exemplo bem generalista, seria basicamente assim… em um Tecnologo de Informática por exemplo, você não vai mexer com “praticamente” nada de redes e nem teria essa possibilidade de se especializar e seguir esse caminho (atraves da faculdade). Já em um curso de CC você com certeza tera uma gama maior de opções e não pela carga horaria e sim porque o curso é baseado nisso enquanto o tecnologo por mais que a duração seja de 3 anos o foco é fundamentalmente naquele “tema especifico”.

É uma boa discussão isso…

O meu antigo professor de redes era o gerente de TI da Fatec aqui da cidade, ele nos dizia que algumas materias da grade realmente na Fatec era só uma rápida explanação do assunto, como no caso de: redes e SO, uma coisa que me chamou a atenção é na matéria de banco de dados do curso de Tecnólogo em banco de Dados, que os alunos viram apenas o BD relacional e nao entraram em BD OO , BDOR e nem em BD distribuido, não vi a ementa do curso mas acho que deveriam ter visto isso, não sei se foi apenas na Fatec daqui mas esse detalhe me chamou atenção.

Att.

[quote=ManoJava]O meu antigo professor de redes era o gerente de TI da Fatec aqui da cidade, ele nos dizia que algumas materias da grade realmente na Fatec era só uma rápida explanação do assunto, como no caso de: redes e SO, uma coisa que me chamou a atenção é na matéria de banco de dados do curso de Tecnólogo em banco de Dados, que os alunos viram apenas o BD relacional e nao entraram em BD OO , BDOR e nem em BD distribuido, não vi a ementa do curso mas acho que deveriam ter visto isso, não sei se foi apenas na Fatec daqui mas esse detalhe me chamou atenção.

Att.[/quote]

Caso queira dar uma olhada, mas é isso mesmo que você falou, certas coisas são bem para “dar uma breve noção” e pronto, e outros pontos já mais aprofundados.
Grade do “Informatica para Gestão de negocios” não é da minha faculdade, porém é similar…
http://www.fatecpg.com.br/Lists/Cursos/DispForm.aspx?ID=1

Só não fiz o tecnólogo porque no primeiro ano quando inaugurou a Fatec e abriu o curso tinham 950 pessoas para 40 vagas, não fui tão mal mas acabei ficando em 58º, faltaram apenas 4 desistências para que eu entrasse, porém a facul de CC é do lado da Fatec daí pensei em não perder tempo e parti pra CC pensando na maior abrangência, mas se tivesse feito Fatec não me arrependeria não!

Att.