Comparar plataformas Java SE e JavaFX em aplicações Desktop

Boa tarde a todos,
Estou no ultimo ano do curso de Ciência da Computação e estou com algumas dúvidas em relação a escolha do meu tema de TCC.
Trabalho com JavaFX a mais de um ano e gostaria muito de fazer sobre ele. A minha ideia inicial seria comparar as plataformas JavaFX e Java SE com Swing em aplicações Desktop seguindo algumas métricas da ISO, como desempenho, usabilidade, etc. Se fosse preciso, faria uma aplicação desktop em JavaFX, e outra bem parecida em Java com Swing e fazer as comparações. Mas, estou com duvidas se seria uma comparação justa entre eles, ou mudar de plataforma para comparar. Gostaria da opinião de pessoas mais experientes na área.

Qual seria o motivo real desta comparação, já que Swing será descontinuado pela Oracle?

Já conversou com seu orientador sobre o que ele acha em relação ao tema escolhido?

Mostrar só tecnologia sem uma aplicabilidade pode não interessar muito a banca. Tem que ver o que de significante e de preferência real pode ser feito em JavaFx, defender pq fez essa escolha ao invés outras tecnologias bem usadas para desktop como C# e C++. Vai ter que defender também pq a aplicação teve que ser desktop e não web ou mobile. Desktop geralmente é para ferramentas ou módulos bem específicos, então se atente realmente em fazer algo que precise ser desktop caso escolha isso.

2 curtidas

Primeiramente boa noite e obrigada pela sua resposta.
O motivo seria porque eu gostaria de avaliar as diferenças e correlações entre eles e com isso valorizar as aplicações desktop, mostrar o que o JavaFX trouxe de novo, ver os prós e os contras de desenvolver em um e no outro.
Infelizmente meu orientador não conhece muito o JavaFX, então estou buscando a opinião de pessoas que conhecem mais a área. Eu estava pensando em fazer um simples controle de estoque com eles como exemplo.

Eu concordo com que o @javaflex e gostaria de deixar uma mensagem que encontrei no linkedin somente para refletir.

As vezes acho um absurdo o aluno ter que converse um professor de certas coisas de tecnologia quando você percebe que você está muito mais atualizado que o professor.

1 curtida

É verdade. Complicado isso.