Compensa focar no mercado de desenvolvimento de sites hoje em dia?

Com tantos sites estilo wix que criam páginas super elegantes com apenas alguns cliques, tarefa que qualquer usuário consegue fazer, ainda é vantajoso focar no mercado de desenvolvimento de sites, WEBMASTER? Ou a procura por profissionais dessa área cairão ?

Trabalho com suporte técnico e tenho conhecimento intermediário em java Desktop, Html, CSS, Mysql, SQL.

Por melhor que sejam estas ferramentas elas sempre tem limites. Por outro lado, sempre haverá pessoas e empresas que precisarão de sites elaborados e customizados. Portanto, a resposta é sim. Pelo menos por um bom tempo, ainda haverá a demanda por web design e sites customizados.

Por outro lado, conhecer HTML e CSS não te torna um desenvolvedor de sites, muito menos um web designer. O valor percebido em um site é se ele cumpre com o seu propósito, se as informações são claras, etc. Portanto, se o que você quer é desenvolver sites, concentre-se primeiro em aprender a fazer bons designs, mesmo que seja usando ferramentas como Wix, Weebly ou outros, e aprenda as habilidades de HTML e CSS ou Wordpress conforme seja necesário.

1 curtida

Se está falando de sites pessoais, acho que não.
Ninguém tem site pessoal hj em dia.

Já empresas podem até precisar de um site, mas não vejo pq precisariam de alguém focado nisso.

1 curtida

Aprenda a VENDER e crie a necessidade.

1 curtida

Concordo, mas aí estamos falando de marketing, e não programação.

1 curtida

Vai programar por hobby? Se sim, aí realmente não precisa saber se vale a pena ou não. Bastar curtir o que faz. Agora se for fazer algo profissionalmente, se quiser ganhar a vida com isso, vai ter que aprender a vender sim.

1 curtida

Mas tem demanda?

Tb não adianta saber vender se não há demanda pelo que está vendendo.

Minha impressão é que depois que a web morreu, individuais e pequenas empresas não querem mais ter sites. No máximo uma página no Facebook.

1 curtida

Tem demanda sim, principalmente para pequenas empresas que estão começando. Por um preço popular, facilidade de pagamento e uma boa entrega, você consegue faturar uma grana razoável. O que tenho argumentado é que, embora o Facebook tenha aquele base gigante de pessoas, a página daquele cliente será tão invisível quanto qualquer outra, a menos que se pague para aparecer e mesmo assim, o sucesso é efêmero… não se faz histórico na. web como se. faria com uma página web. Fora isso tenho ainda mais uma duzia de argumentos…

1 curtida

A web morreu? De ano vc está falando? Viajante do tempo? kkkk não… a web não morreu, o que morreu foi bom senso. Tudo o qur é buscado na Internet ainda é por meio de um sistema de busca e não o Facebook. Quem está no Facebook a ponto de esquecer a web ou é desocupado ou algum empreendedor querendo alcançar este povo.

1 curtida

O ideal e que vc dedique se mais em uma programação web, tipo java web, vb web etc…mas aprender sempre e bom sim!
Tenho excelentes fontes para estudo em java para quem esta começando!

1 curtida

Em 2016, acesso a internet via dispositivo móvel ultrapassou desktop.
No desktop as pessoas usam sistemas de busca, em mobile as pessoas buscam usando as “playstores” da vida.

1 curtida

O mercado para simples sites esta cada vez menor pelo fato que ferramentas como wordpress automatizaram o serviço e qualquer sobrinho com meia hora de youtube, um layout e alguma vontade fazem bons sites.
Porém o mercado para sistemas web está em grande expansão, e para a produção destes o conhecimentos como html, css são essenciais! Sendo assim seguir este caminho vale a pena, mas não parar por ai, e sim seguir para JavaScript, PHP, etc… Ai sim tem muito mercado.

1 curtida

Sim, mas lembre que nem todo sistema web possui interface web.

Por exemplo, um app android pode ter um sistema web no backend, mas não usar HTML e CSS para apresentação.

HTML e CSS são essenciais apenas para sistemas com interface web.

1 curtida

Sim EXATAMENTE como disse no meu comentário:

e para a produção destes o conhecimentos como html, css são essenciais!

1 curtida