Conexão segura com o banco de dados?

Instalando o Tomcat né?
Já fez algo do tipo? Em nível de testes mesmo.

Não precisa fazer a aplicação web usando Java. Qualquer linguagem de programação que consiga abrir um socket provavelmente tem bibliotecas para fazer aplicações WEB. Você pode fazer em JavaScript com NodeJS, por exemplo, que vai ser muito mais simples.

Caso você queira fazer em Java, usando Java EE, pode ser o Tomcat sim, como qualquer outro container de aplicação (WildFly, WebSphere, Glassfish, etc.).

É bem simples fazer uma aplicação web em Java. Todos os frameworks (Java EE, Spring, VRaptor, etc.) abstraem as requisições web em objetos Java. Você só precisa implementar a lógica de negócio/acesso aos dados.

Estou “correndo” da tecnologia web, porque sou iniciante em Java SE ainda.
Acho que pra sair do SE, ainda preciso me aprofundar em Collections e Multitrheading.

Já tenho o básico de HTML5 e CSS, inclusive já desenvolvi um pequeno site, mas nada utilizando servlets e coisas do tipo.

Gostaria de ficar “expert” em SE e depois partir para o lado EE.

Acham que estou errado em relação a isso?

Gostaria de frisar que já desenvolvo utilizando padrões de projeto, encapsulamento, polimorfismo, interfaces, programação genérica e tratamento de exceções.
Mas sinto que ainda falta multithreading. Collections por enquanto só trabalho com arrayLists.

Eu acho que é mais interessante estudar em paralelo. Java SE é um negócio absurdo de grande, e tem conteúdo pra tu passar o resto da vida estudando.

Java EE não é nada alem de um conjunto de interfaces/classes abstratas que você vai usar para construir aplicações WEB. O servidor (mais conhecido como container de aplicação) vai implementar essas interfaces/classes abstratas e te entregar o comportamento desejado. Ainda é o mesmo Java SE, só que com muita coisa pronta pra ti.

1 curtida

Prezados, obrigado pela atenção.

Vou investir em Java EE a partir de agora.

Boa noite a todos!

Se você só quer fazer uma camada pequena de aplicação para servir de “porteiro” pro DB, não faça em Java. Vai te tomar muito tempo aprender tudo do zero, para um propósito simples. Eu diria para você pegar algo mais simples, como Python, JavaScript, Ruby ou algo do gênero.

Claro, isso se você quiser poupar tempo e esforço. Se for pra aprender mesmo, vai fundo que vale a pena.

Também pode usar RMI e abstrair o acesso remoto, se quiser fazer em Java mesmo.

1 curtida

Obrigado pela atenção!

@Fabiobritopinto
É uma solução. Havia pensado nisso, mas estou meio com um pé atrás de usar esses ofuscadores.
Mas pela classe de conexão ser pequena, pode ser né?