Conheça os melhores cursos de Bacharelado em Ciência da Computação

Bacana ver muitos cursos do Sul. Será isso algum sinal de que ensino básico ajuda? :). Fiquei decepcionado por não ver a PUC/RJ…

O problema dessas avaliações é que não punem e são muitas vezes não obrigatórias. meio problemático isso, não? Deveria ter uma punição pelo menos para as que vivem no fundo do poço…

[quote=AndreiTognolo][…]os alunos que cursam
faculdades publicas tem uma facilidade maior para aprender[…]
[/quote]
Como assim? Qual o critério?
Sem contar que acho que o que diferencia as universidades públicas de muitas universidades particulares é o nível do corpo docente. Acho que o ensino superior - principalmente - tá muito mercantilizado… Uma boa parte das universidades e faculdades particulares que temos por aí, pouco se lixam para a qualidade do ensino. Elas constroem campus suntuosos, com infra-estrutura de ponta, por vezes inserem coisas parecidas com praças de alimentação e mini shoppings, e “vendem” isso ao futuro aluno.
Uma professora do meu curso conta que uma vez foi escalada pelo MEC pra participar da banca de avaliação que iria avaliar se uma determinada universidade (Cuja “marca” é bem conhecida) poderia abrir um curso de Ciência da Computação. Ela comentou que o pessoal da minha turma - estávamos no 4o. semestre então - estava mais qualificada do que os professores que ministrariam as aulas neste novo cursa da tal faculdade. Eles não sabiam como implementar uma simples lista! Outro caso, envolvendo outra grande “marca” da educação, aconteceu com um outro professor. Ele disse que foi avaliar a infra-estrutura mínima exigida pelo MEC, e não tinha nada! O dono da faculdade só falava assim: “Estamos construindo”, “estamos providenciando”. Aí, o professor deu um parecer negativo na avaliação dele. O dono da faculdade começou a ameaçar o meu professor, hehehe… Fim da história? O curso foi aberto assim mesmo… Na época, parte das cadeiras do conselho nacional de educação (acho que era esse o nome do órgão que regulamenta os cursos abertos no país) eram ocupadas por “empresários da educação”… aí já viu, né?
O que atrai bons professores para as universidades públicas é a pesquisa. E isso é uma coisa não freqüente em instituições particulares. É a pesquisa que traz a excelência das universidades públicas. O dia em que não rolar mais fundos pra pesquisa… babau universidade pública

A USP não participou do Enade, pelo fato que, se não estou enganado, não aceitavam os critérios de avaliação que seria aplicados no exame.

Mantu,

Creio que os alunos de faculdades publicas devem ter maior
facilidade para aprender, pois passaram por um processo
de seleção rigoroso. Esta seleção provavelmente deve filtrar
os que são mais “inteligentes”(que aprendem com maior
facilidade) e os que são mais esforçados.

Mas, ainda não faço faculdade, estou dizendo o que acho. Posso
estar errado, e é bem provável estar, afinal o senhor pelo
visto tem muito mais experiência do que eu.

Inté +

[quote=AndreiTognolo]Mantu,

Creio que os alunos de faculdades publicas devem ter maior
facilidade para aprender, pois passaram por um processo
de seleção rigoroso. Esta seleção provavelmente deve filtrar
os que são mais “inteligentes”(que aprendem com maior
facilidade) e os que são mais esforçados.

Mas, ainda não faço faculdade, estou dizendo o que acho. Posso
estar errado, e é bem provável estar, afinal o senhor pelo
visto tem muito mais experiência do que eu.

Inté +[/quote]

Ou mais tempo e dinheiro para fazerem vários anos de cursinho até enfim…passarem!

AndreiTognolo, eu não acredito nesse negócio de “ser mais inteligente”… Acredito sim no esforço. A pessoa que se esforça por aprender, de fato estará a frente. Não caia nesse estereótipo, nessa historinha de que o aluno da faculdade pública é mais inteligente ou melhor que o da faculdade privada, ok? Eu já vi uns gênios e gênias vindos de faculdades super mequetrefes, e já vi também - e muito - uns alunos na minha universidade que eram mais burros que uma porta… :lol:
Além de não concordar com vestibular, são poucos os vestibulares que realmente avaliam alguma coisa… Um exemplo de um bom vestibular é o da Unicamp.

[quote=Mantu]Também acho que o ENADE não é uma boa avaliação. (…) na avaliação de um curso:
:arrow: O nível de graduação dos professores.
:arrow: A quantidade de professores com dedicação exclusiva
:arrow: A porcentagem de professores titulares
:arrow: A produção acadêmica
:arrow: A quantidade de alunos para cada professor
:arrow: Infra-estrutura
:arrow: Títulos em biblioteca
:arrow: Grade curricular
:arrow: etc…
(…) .[/quote]

Mantu, pela lei do SINAES (2004) eles já devem estar fazendo isto que você citou:

veja mais em:

http://www.publicacoes.inep.gov.br/resultados.asp?cat=6&subcat=5#

eu só não sei onde estão os resultados destas avaliações.

fw

kd a fac fito

hduashud

Alguém viu a Unioeste?

Terceiro lugar e média de 3,8 candidatos por vaga.

Alguém a fim de dividir uma república em foz do iguaçu? hehe

Você quis dizer decorar né?!?
A escola, incluindo a faculdade, tende a selecionar os mais tapados e esforçados.
Vc não precisa ser inteligente, muito menos critico, para entra na universidade, na verdade essas coisas podem até atrapalhar.
Vc precisa de dinheiro em primeiro lugar, em segundo esforço, terceiro memoria, e quarto lugar inteligência mas com resalvas para se dar bem na escola, na visão da escola é claro.

[quote=AndreiTognolo]Mantu,

Creio que os alunos de faculdades publicas devem ter maior
facilidade para aprender, pois passaram por um processo
de seleção rigoroso. Esta seleção provavelmente deve filtrar
os que são mais “inteligentes”(que aprendem com maior
facilidade) e os que são mais esforçados.

Mas, ainda não faço faculdade, estou dizendo o que acho. Posso
estar errado, e é bem provável estar, afinal o senhor pelo
visto tem muito mais experiência do que eu.

Inté +[/quote]

quote=eric_jfVc precisa de dinheiro em primeiro lugar(…), na visão da escola é claro.
[/quote]
Na visão de uma escola particular, né?

Na publica também, ou vc acha q fazer um cursinho e estudar em colegios ‘bons’ não fazem diferença …
Sem contar dinheiro para comprar livros e materiais… fazer cursos…computador…etc

[quote=Mantu]quote=eric_jfVc precisa de dinheiro em primeiro lugar(…), na visão da escola é claro.
[/quote]
Na visão de uma escola particular, né?[/quote]

Mas aí não é, necessariamente, a visão da escola… É mais uma questão governamental… Mas não vamos verter este tópico para a política senão ele será trancado com toda a certeza… :lol:

meus amigos que fizeram ENADE ficaram putos de ter q ir no domingão lá fazer prova… e falaram q com toda certeza nao ficaram lá torrando o cérebro… responderam ±!

pra mim o q o mantu disse anteriormente é mais sensato.

Sim podemos sim avaliar uma universidade fazendo uma prova, mas nao podemos avaliar se todos os estudantes estaão mesmo afim de fazer a prova… e se os que a fizeram, fizeram com consciencia e tal…

pra mim "

  • qtde de alunos por professor, ou seja, qtos alunos por sala?
  • acervo literário
  • titulação de docentes
  • prêmios recebidos e concursos nos quais participou
  • infra-estrutura adequada ao curso
    -*incentivo à pesquisa e apoio ao aluno em outras áreas (emprego, concursos etc.)

acho que já da pra ter uma noção do nível de qualquer universidade/faculdade com esses itens.

Alguem ai sabe se a UFMG tem realmente um bom curso de Ciencias da Computação, ultimamente o pessoal aqui de Belo Horizonte esta quase entrando em pe de guerra pra provar que a PUCMG tem um curso de CC bem melhor do que o da UFMG!!!

Bom a Info fazendo esse levantamento, não me surpreende. Agora sabemos o que vale mesmo nos RHs ou na hora da contratação.

Sei que além da formação há experiência, certificações entre outros …mas federais possuem uma vantagem sim.

pessoal se for resultado do enade… esse resultado nao tem credito nenhum, pelo menos para mim… as pessoas do meu curso que foi escolhida para enade no primeiro semestre uhauha… pelo amor de deus… nem portugol sabia… e acho o enade falho… tem assuntos que o cara nunca viu nem na vida… hehe, eu mesmo nao me escrevo para fazer o enade maior saco…ainda tenho custo de deslocamento…

Achei estranho a PUC-RJ ficar de fora.

Não consigo confiar nesta lista. Concordo que a forma de avaliação de uma faculdade acaba sendo através dos alunos dela, mas isso seria se todos os alunos tivessem feito a prova com seriedade. Acham que foi assim?

Lembro qdo estava na facul nesse ano de 2005, lembro qdo saiu a lista dos nomes que participariam. Lembro de nós (que não fomos escolhidos) zuando quem foi e tinha que perder um final de semana fazendo a prova. Lembro da má vontade deles, de não estarem nem ligando pro que iam pensar da faculdade. Acha que fizeram a prova preocupados?! Que nada!

Lembro de um ex-chefe, formado pela USP, contando como foi o último ENADE que ele prestou. Disse que foram com nariz de palhaço, que fez toda a prova numa folha de rascunho, mas entregou a folha de respostas em branco. A intenção era de boicote msm.

Sendo assim, já que sabemos que existe o boicote e a falta de vontade por parte dos alunos, eu não confio nesta lista!

Confio sim, no que eu aprendi e sei que no msm lugar que eu estudaram pessoas que se formaram comigo e que até hj não sabem praticamente nada! E conheço sim casos de formados em IME que são um lixo e tb que são bons. Portanto, a universidade faz diferença sim, mas apenas pros alunos que tb querem fazer diferença na vida…

Ciência da computação UNIOESTE - FOZ

Ricardo Siqueira, cara seguinte eu estudo aqui na unioeste foz, realmente a concorrência está baixissima, mas é porque houve uma greve de 6 meses em 2001, mas já tá tudo normalizado.
Mas o curso aqui é massa, o curso não fica na universidade, ele fica dentro do parque tecnologico de itaipu, a estrutura dá show em muita universidade particular, ar em todas as salas, tudo novinho, o parque foi inaugurado a pouco tempo, a ITAIPU investiu mta grana nesse parque e colocou a area de exatas da Unioeste campus Foz dentro do parque, tem os cursos de Computação,Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e matematica.
O professores, na sua maioria são muito bons, são profissionais que dão aula por prazer, sao engenheiros, cientistas e outros profissionais que trabalham na itaipu e não precisam dar aula pra sobreviver. O curso é foda pra caralho, to levando 6 anos pra me formar, são quatro normalmente e é por ser foda assim que o curso tem esse desempenho ai no enade, os alunos que saem daqui são bem conceituados em qualquer lugar, se conseguir sair formado é porque estudo pq senão reprova até desisti, não tem moleza. O site da unioeste é www.foz.unioeste.br e o site do pti é www.pti.org.br.

é isso, eu acho que vale a pena
falows