Conseguir estágio aos 40 anos em 2015

Bom dia pra todos,

Eu fiz um curso técnico na área de suporte ao usuário em João Pessoa - PB, depois fiz um curso de Analise e Desenvolvimento de sistemas em São Paulo, com isso tive uns problemas pessoais e tive que me mudar de São Paulo para Caruaru, depois me mudei de Caruaru para Recife, e depois me mudei de Recife para São Paulo.

O motivo de tanta mudança era para justamente conseguir um emprego na área de TI, então minha sogra resolveu me ajudar a pagar uma faculdade para Ciência da computação para ver se consigo um estágio na área de desenvolvimento de software.

Eu já estou formado já faz uns 3 anos, e já faz 3 anos que estou desempregado, porém nesse período que fiquei desempregado estudei bastante Java, eu sei implementar um Projeto JSF2 com CDI, JPA, com validação de campos, segurança com Spring com um modelo de Repository com Maven, eu ainda não tenho nenhum portfólio, então na situação que me encontro é difícil conseguir um estágio com minha idade?

Preciso de Boas sugestões, penso em começar a estuda outras linguagens para melhorar meu currículo como Ruby on rails e Python.
O que acham?

O seu problema não é ter 40 anos, mas construir uma boa argumentação que demonstre que:

a) Por que você tem 40 anos e ainda é inexperiente na área;
b) Que você não tem pretensão de receber muito mais dinheiro que alguém com sua experiência teria;
c) Que você está ciente de que está entrando no mercado de trabalho tardiamente.
d) Que você tem maturidade e disciplina, o que deve compensar o fato de não ser tão rápido quanto um jovem.

Eu acompanho há algum tempo suas dúvidas no fórum, e algumas são bastante básicas.

Já pensou em investir em algo próprio, como desenvolver apps para Android ou Ios para pelo menos construir um portifólio e ganhar experiência? Há projetos interessantes que você possa apresentar para seus contratadores?

O maior limitante não e sua idade…é a soma dos problemas.

1- Falta de conhecimento : Supondo que o seu objetivo seja a web…Um erro muito comum de que começa na web e o seguinte… “Conheço JSF e trabalho super bem com ele, logo sou um desenvolvedor web…” Ehhhh… mais ou menos , mais ou menos .O JSF abstrai muito do conhecimento web do desenvolvedor, esse é seu principal objetivo.Logo você tem que se perguntar se realmente conhece a web… Sabe o que e um Servlet , um pagina jsp , taglib , jstl , el…Html ,css , javascript, servidor , container, filtro , listenners …como o java lida com a web… como o container mantem estado de conversação , … concorrência , e como ele lida com o estado dos objetos , segurança , protocolo http , verbos http … etc .Isso e só uma pequena amostra das coisas que a web/Java tem.Maioria desses conhecimentos tem grande relevância para a vida como desenvolvedor web.

2- Situação da economia brasileiro: Isso tem que levar em conta também. Vivemos o período de grandes incertezas e por consequência disso temos menos vagas, o que acaba dificultando a vida para quem quer começar.

3-Outra linguagem : Não acho necessário no momento. Continue seus estudos em Java , aprenda um frame action based e estude a web de um modo geral.

[quote=pedroazin]O maior limitante não e sua idade…é a soma dos problemas.

1- Falta de conhecimento : Supondo que o seu objetivo seja a web…Um erro muito comum de que começa na web e o seguinte… “Conheço JSF e trabalho super bem com ele, logo sou um desenvolvedor web…” Ehhhh… mais ou menos , mais ou menos .O JSF abstrai muito do conhecimento web do desenvolvedor, esse é seu principal objetivo.Logo você tem que se perguntar se realmente conhece a web… Sabe o que e um Servlet , um pagina jsp , taglib , jstl , el…Html ,css , javascript, servidor , container, filtro , listenners …como o java lida com a web… como o container mantem estado de conversação , … concorrência , e como ele lida com o estado dos objetos , segurança , protocolo http , verbos http … etc .Isso e só uma pequena amostra das coisas que a web/Java tem.Maioria desses conhecimentos tem grande relevância para a vida como desenvolvedor web.

2- Situação da economia brasileiro: Isso tem que levar em conta também. Vivemos o período de grandes incertezas e por consequência disso temos menos vagas, o que acaba dificultando a vida para quem quer começar.

3-Outra linguagem : Não acho necessário no momento. Continue seus estudos em Java , aprenda um frame action based e estude a web de um modo geral. [/quote]
Concordo. Se a pessoa estiver preparada para desenvolvimento web de verdade, não enganações como JSF, e a situação do país fosse boa com as empresas investindo pesado onde consequentemente o número de profissionais não seriam suficientes, logo contratariam seja lá qual for a idade x tempo de experiência, por tanto que seja uma pessoa responsável e no dia a dia atenda as necessidades junto a equipe.

E aprendendo web de verdade, seu leque de possibilidades de oportunidades aumenta muito, pois vai trabalhar com a mesma abordagem seja em Java, ASP.NET, PHP, Rails, etc, tendo mais que se adaptar as linguagens.

Foram conselhos muito bons, muito obrigado.

Nao esquecendo tambem que a melhor opcao de todas é concurso publico, até mesmo para os mais novos.

Graças a Deus conseguir entender a logica do carrinho de compras, e percebi que era algo muito simples dependendo do projeto, mas tem que levar em conta que as minhas duvidas básicas é devido a falta de experiencia, ou seja, falta de oportunidade, na verdade eu tive oportunidade de participar de período depois de está formado, mas não fiquei porque esperavam mais de mim, e no período da faculdade não tive oportunidade de conseguir estágios na área de desenvolvimento.

Eu não tenho como avaliar se conhecimento que tenho hoje é muito básico, porque a falta de experiência me trás esse sentimento de insegurança, mas acredito sim que o meu conhecimento é superior a u aluno do quinto ano de ciência da computação, se bem que conheci pessoas que estavam no quinto ano e era uma fera em programação, infelizmente não nasci com o dom, mas tenho me esforçado para compensar o que a natureza não me deu.

Falta Dois meses para começar as aulas na faculdade, vou entrar agora no mês de agosto, e como já acredito que tenho já um conhecimento solido com JSF referente a tratamento de exceções, CDI, validação com Bean Validation, aplicações de Spring Security e emissão de relatório com JasperReport eu vou parte agora para estudar Spring MVC e estuda JSP que realmente não tenho conhecimento.

Mas os conselhos que você foi muito bom como dos outros foram muitos bons também, tudo isso foi muito importante para mim.

[quote=pedroazin]O maior limitante não e sua idade…é a soma dos problemas.

1- Falta de conhecimento : Supondo que o seu objetivo seja a web…Um erro muito comum de que começa na web e o seguinte… “Conheço JSF e trabalho super bem com ele, logo sou um desenvolvedor web…” Ehhhh… mais ou menos , mais ou menos .O JSF abstrai muito do conhecimento web do desenvolvedor, esse é seu principal objetivo.Logo você tem que se perguntar se realmente conhece a web… Sabe o que e um Servlet , um pagina jsp , taglib , jstl , el…Html ,css , javascript, servidor , container, filtro , listenners …como o java lida com a web… como o container mantem estado de conversação , … concorrência , e como ele lida com o estado dos objetos , segurança , protocolo http , verbos http … etc .Isso e só uma pequena amostra das coisas que a web/Java tem.Maioria desses conhecimentos tem grande relevância para a vida como desenvolvedor web.

2- Situação da economia brasileiro: Isso tem que levar em conta também. Vivemos o período de grandes incertezas e por consequência disso temos menos vagas, o que acaba dificultando a vida para quem quer começar.

3-Outra linguagem : Não acho necessário no momento. Continue seus estudos em Java , aprenda um frame action based e estude a web de um modo geral. [/quote]

Veja o comentário de Hebert Coelho fez nessa postagem, eu vou colocar aqui em baixo mas depois você dá uma olhada


Hoje eu trabalho com java e não escrevo uma linha de HTML. 

Eu sei suas intenções foram boas, e vou estudar bastante as coisas que você orientou para estudar.

[quote=wladyband][quote=pedroazin]O maior limitante não e sua idade…é a soma dos problemas.

1- Falta de conhecimento : Supondo que o seu objetivo seja a web…Um erro muito comum de que começa na web e o seguinte… “Conheço JSF e trabalho super bem com ele, logo sou um desenvolvedor web…” Ehhhh… mais ou menos , mais ou menos .O JSF abstrai muito do conhecimento web do desenvolvedor, esse é seu principal objetivo.Logo você tem que se perguntar se realmente conhece a web… Sabe o que e um Servlet , um pagina jsp , taglib , jstl , el…Html ,css , javascript, servidor , container, filtro , listenners …como o java lida com a web… como o container mantem estado de conversação , … concorrência , e como ele lida com o estado dos objetos , segurança , protocolo http , verbos http … etc .Isso e só uma pequena amostra das coisas que a web/Java tem.Maioria desses conhecimentos tem grande relevância para a vida como desenvolvedor web.

2- Situação da economia brasileiro: Isso tem que levar em conta também. Vivemos o período de grandes incertezas e por consequência disso temos menos vagas, o que acaba dificultando a vida para quem quer começar.

3-Outra linguagem : Não acho necessário no momento. Continue seus estudos em Java , aprenda um frame action based e estude a web de um modo geral. [/quote]

Veja o comentário de Hebert Coelho fez nessa postagem, eu vou colocar aqui em baixo mas depois você dá uma olhada


Hoje eu trabalho com java e não escrevo uma linha de HTML. 

Eu sei suas intenções foram boas, e vou estudar bastante as coisas que você orientou para estudar.
[/quote]
Isso não quer dizer que a pessoa trabalhe com JSF ou soluções que abstraiam a realidade do client, mas em ter no time profissionais especializados em front end, o que é comum hoje, trabalhar no mínimo com web designers, senao é furada. Isso não impede de ignorar o aprendizado, pois as pessoas trabalham fortemente em conjunto, tendo que entender imediatamente o todo que está sendo feito, participar de discussões sobre novas telas, ajudar na hora de problemas, etc. Então mesmo só trabalhando com backend é importante ter bom conhecimento prático ou vir de uma experiência mista.

Como sua preocupação inicial é arrumar emprego, não deveria a principio nem estar cogitando apenas desenvolvimento backend, vai diminuir suas possibilidades.

Entenda que estamos colocando o que é tendencia. JSF é só uma fuga para nao precisar ter conhecimento do mundo HTML ou de nao precisar de profissionais especializados. Ajudou a trazer instantaneamente desenvolvedores desktop para web, de forma equivocada.

[quote=javaflex][quote=wladyband][quote=pedroazin]O maior limitante não e sua idade…é a soma dos problemas.

1- Falta de conhecimento : Supondo que o seu objetivo seja a web…Um erro muito comum de que começa na web e o seguinte… “Conheço JSF e trabalho super bem com ele, logo sou um desenvolvedor web…” Ehhhh… mais ou menos , mais ou menos .O JSF abstrai muito do conhecimento web do desenvolvedor, esse é seu principal objetivo.Logo você tem que se perguntar se realmente conhece a web… Sabe o que e um Servlet , um pagina jsp , taglib , jstl , el…Html ,css , javascript, servidor , container, filtro , listenners …como o java lida com a web… como o container mantem estado de conversação , … concorrência , e como ele lida com o estado dos objetos , segurança , protocolo http , verbos http … etc .Isso e só uma pequena amostra das coisas que a web/Java tem.Maioria desses conhecimentos tem grande relevância para a vida como desenvolvedor web.

2- Situação da economia brasileiro: Isso tem que levar em conta também. Vivemos o período de grandes incertezas e por consequência disso temos menos vagas, o que acaba dificultando a vida para quem quer começar.

3-Outra linguagem : Não acho necessário no momento. Continue seus estudos em Java , aprenda um frame action based e estude a web de um modo geral. [/quote]

Veja o comentário de Hebert Coelho fez nessa postagem, eu vou colocar aqui em baixo mas depois você dá uma olhada


Hoje eu trabalho com java e não escrevo uma linha de HTML. 

Eu sei suas intenções foram boas, e vou estudar bastante as coisas que você orientou para estudar.
[/quote]
Isso não quer dizer que a pessoa trabalhe com JSF ou soluções que abstraiam a realidade do client, mas em ter no time profissionais especializados em front end, o que é comum hoje, trabalhar no mínimo com web designers. Isso não impede de ignorar o aprendizado, pois as pessoas trabalham fortemente em conjunto, tendo que entender imediatamente o todo que está sendo feito, participar de discussões sobre novas telas, ajudar na hora de problemas, etc. Então mesmo só trabalhando com backend é importante ter bom conhecimento prático ou vir de uma experiência mista.

Como sua preocupação inicial é arrumar emprego, não deveria a principio nem estar cogitando apenas desenvolvimento backend, vai diminuir suas possibilidades.

[/quote]

muito obrigado :slight_smile:

Uma coisa que vc demonstra ser é esforçado. Isso é muito bom.

Porque não usa esse seu esforço e tempo gasto nos estudos pra desenvolver uma aplicação completa? Peça dicas para o pessoal aqui sobre quais tecnologias seriam legal usar. Crie um ERP completo (não precisa focar mto nas regras de negócio, apenas o básico, que seria controle de estoque, compras, vendas, relatorios e tal), ao mesmo tempo que estará estudando, estará criando um produto para ser mostrado ao entrevistador. Deixe ele OpenSource, crie no GitHub e vai perguntando aqui no GUJ se as praticas utilizadas estão sendo bem aplicadas, o que daria pra melhorar e o que está ruim.

Se tiver tempo também, estude para certificações, Java Programmer e WebComponent pelo menos.

Como vc não tem experiencia profissional, tem que comprovar experiencia de alguma forma. Acredito essa ser a melhor forma.

[quote=igor_ks]Uma coisa que vc demonstra ser é esforçado. Isso é muito bom.

Porque não usa esse seu esforço e tempo gasto nos estudos pra desenvolver uma aplicação completa? Peça dicas para o pessoal aqui sobre quais tecnologias seriam legal usar. Crie um ERP completo (não precisa focar mto nas regras de negócio, apenas o básico, que seria controle de estoque, compras, vendas, relatorios e tal), ao mesmo tempo que estará estudando, estará criando um produto para ser mostrado ao entrevistador. Deixe ele OpenSource, crie no GitHub e vai perguntando aqui no GUJ se as praticas utilizadas estão sendo bem aplicadas, o que daria pra melhorar e o que está ruim.

Se tiver tempo também, estude para certificações, Java Programmer e WebComponent pelo menos.

Como vc não tem experiencia profissional, tem que comprovar experiencia de alguma forma. Acredito essa ser a melhor forma.[/quote]

Você conhece alguém que passou na prova de certificação java estudando pelo alura?

[quote=wladyband][quote=ViniGodoy]

Eu acompanho há algum tempo suas dúvidas no fórum, e algumas são bastante básicas.
[/quote]

Graças a Deus conseguir entender a logica do carrinho de compras, e percebi que era algo muito simples dependendo do projeto, mas tem que levar em conta que as minhas duvidas básicas é devido a falta de experiencia, ou seja, falta de oportunidade, na verdade eu tive oportunidade de participar de período depois de está formado, mas não fiquei porque esperavam mais de mim, e no período da faculdade não tive oportunidade de conseguir estágios na área de desenvolvimento.

Eu não tenho como avaliar se conhecimento que tenho hoje é muito básico, porque a falta de experiência me trás esse sentimento de insegurança, mas acredito sim que o meu conhecimento é superior a u aluno do quinto ano de ciência da computação, se bem que conheci pessoas que estavam no quinto ano e era uma fera em programação, infelizmente não nasci com o dom, mas tenho me esforçado para compensar o que a natureza não me deu.

Falta Dois meses para começar as aulas na faculdade, vou entrar agora no mês de agosto, e como já acredito que tenho já um conhecimento solido com JSF referente a tratamento de exceções, CDI, validação com Bean Validation, aplicações de Spring Security e emissão de relatório com JasperReport eu vou parte agora para estudar Spring MVC e estuda JSP que realmente não tenho conhecimento.

Mas os conselhos que você foi muito bom como dos outros foram muitos bons também, tudo isso foi muito importante para mim.
[/quote]

Já pensou em dar aulas ou ser gerente?

[quote=pfk66][quote=wladyband][quote=ViniGodoy]

Eu acompanho há algum tempo suas dúvidas no fórum, e algumas são bastante básicas.
[/quote]

Graças a Deus conseguir entender a logica do carrinho de compras, e percebi que era algo muito simples dependendo do projeto, mas tem que levar em conta que as minhas duvidas básicas é devido a falta de experiencia, ou seja, falta de oportunidade, na verdade eu tive oportunidade de participar de período depois de está formado, mas não fiquei porque esperavam mais de mim, e no período da faculdade não tive oportunidade de conseguir estágios na área de desenvolvimento.

Eu não tenho como avaliar se conhecimento que tenho hoje é muito básico, porque a falta de experiência me trás esse sentimento de insegurança, mas acredito sim que o meu conhecimento é superior a u aluno do quinto ano de ciência da computação, se bem que conheci pessoas que estavam no quinto ano e era uma fera em programação, infelizmente não nasci com o dom, mas tenho me esforçado para compensar o que a natureza não me deu.

Falta Dois meses para começar as aulas na faculdade, vou entrar agora no mês de agosto, e como já acredito que tenho já um conhecimento solido com JSF referente a tratamento de exceções, CDI, validação com Bean Validation, aplicações de Spring Security e emissão de relatório com JasperReport eu vou parte agora para estudar Spring MVC e estuda JSP que realmente não tenho conhecimento.

Mas os conselhos que você foi muito bom como dos outros foram muitos bons também, tudo isso foi muito importante para mim.
[/quote]

Já pensou em dar aulas ou ser gerente?
[/quote]

Já pensei em dá aula, mas ser gerente acho uma realidade um pouco longe, porque para ser gerente não necessita de experiencia ?

[quote=wladyband][quote=igor_ks]Uma coisa que vc demonstra ser é esforçado. Isso é muito bom.

Porque não usa esse seu esforço e tempo gasto nos estudos pra desenvolver uma aplicação completa? Peça dicas para o pessoal aqui sobre quais tecnologias seriam legal usar. Crie um ERP completo (não precisa focar mto nas regras de negócio, apenas o básico, que seria controle de estoque, compras, vendas, relatorios e tal), ao mesmo tempo que estará estudando, estará criando um produto para ser mostrado ao entrevistador. Deixe ele OpenSource, crie no GitHub e vai perguntando aqui no GUJ se as praticas utilizadas estão sendo bem aplicadas, o que daria pra melhorar e o que está ruim.

Se tiver tempo também, estude para certificações, Java Programmer e WebComponent pelo menos.

Como vc não tem experiencia profissional, tem que comprovar experiencia de alguma forma. Acredito essa ser a melhor forma.[/quote]

Você conhece alguém que passou na prova de certificação java estudando pelo alura?

[/quote]

Eu - … Eu sou assinante… e te digo,v ale muito a pena…! A trilha da certificação e maravilhosa, me ajudou bastante a tirar a primeira…^^ Fora os outros cursos que são igualmente maravilhosos.

Coisas que deve considerar:

  1. Não esquecer de que o objetivo principal é conseguir estágio/emprego - comece a se preocupar com isso desde o primeiro ano

  2. Tem que ter empresas/órgãos públicos na região onde está estudando que ofereçam pelo menos estágios com chances de contratação futura.

  3. Você já tem mais uma grande barreira de entrada no mercado de trabalho que é a idade, verifique nas suas características pessoais se não tem mais algo que deve ser trabalhado que pode ter lhe prejudicado nas seleções.

  4. Em TI (ou em outras áreas) tem diversas opções dignas de se trabalhar!

Boa sorte!

PS: não tem um erro no título do tópico?

Inventa uma experência no currículo, ninguém checa referências mesmo.

Não sei se falou sério, mas se falou, por favor, não façam isso. Nem precisa explicar os motivos né…

Não sei se falou sério, mas se falou, por favor, não façam isso. Nem precisa explicar os motivos né…[/quote]

Jesus rsrs!

wladyband, o ideal seria você aprender como funciona a base do Java Web, para isto estude sobre JSP e Servlets, tem até apostila gratuita da Caelum, depos você pode focar no frameworks Web como JSF, Spring ou outro. Estude também banco de dados pelo menos o básico, Javascript e CSS.
Não fique apenas seguindo as apostilas fazendo CONTROL + C e CONTROL + V de código e rodando, pegue uma apostila dessas e estude uma vez ela, depois que terminar ela pegue e monte algum sistema por conta em cima do conteúdo da apostila, monte um ecommerce, com todos os módulos ou algum outro sistema que tiver idéia.

Não ficou claro se você concluiu o curso de Análise e Desenvolvimento mas na nossa área quando se está fazendo um curso superior o ideal é você já ir nos primeiros semestres procurando estágio e ir aperfeiçoando os conhecimentos, quanto mais conhecimento tiver e mais tempo ficar estagiando melhor para sua carreira, consequentemente consegue ser efetivado ou aparece uma oportunidade. Crie um perfil no Linkedin, adicione as recrutadoras e colegas que trabalham com desenvolvimento, faça amizades e networking com pessoas da área, faça amizade com seus professores do curso, com o tempo vai que um deles pode te indicar para alguma vaga.
Pode até ser que tenha dificuldade para encontrar um estágio com desenvolvimento no início mas não precisa começar já com desenvolvimento necessariamente, eu por exemplo não estava conseguindo nada e comecei com estágio de Suporte de Software numa pequena empresa, depois mudei para uma empresa maior e entrei na equipe de Testes visando migrar para desenvolvimento, depois de um tempo a filial dessa empresa foi fechada e fui demitido, uns 20 dias depois entrei em outra empresa grande de outsource entrando na equipe de testes novamente por falta de vaga para desenvolvimento, fiquei só 2 meses na equipe e depois que conheci o arquiteto Java já migrei de equipe e estou até hoje.
Durante seu percurso procure não desperdiçar as oportunidades e não ficar recusando tudo, sempre uma ou outra atividade que não gostamos ou com tecnologia que não temos interesse, mas devemos encarar porque aprendizado nunca é demais.