Conselho que regulamenta a profissão de TI

Alguem sabe ao certo porque a área de TI não tem um concelho que regulamenta a profissão?

É conselho.
Existe um projeto de lei tramitando no congresso/câmara há décadas (se eu bem me lembro, desde 2006) para regulamentação da área.
Por muito tempo fui a favor, agora eu sou contra.
Existem várias situações em que esse conselho seria bom, porém, eu vejo que na grande maioria das questões, seria prejudicial.
Veja, hoje temos o “direito” (?) de nos filiarmos ao CREA. Porém, a representatividade deste órgão é nula, só serve caso você faça concurso na Petrobrás e queira assumir a função (até onde sei, só a Petrobrás exige CREA para a área de TI/SI).

Outro ponto, embora tenha muito mimimi sobre exercício ilegal de profissão, a maioria das pessoas que vejo na área já fizeram curso técnico ou graduação em cursos com relação à TI/SI.

A questão do piso salarial, pois bem, dos meus 9 anos de experiência na área, apenas em pouco mais da metade deles eu passei registrado na função que exerço.
Já fui até consultor, quando era, apenas, um Jr; Isso é permitido, aos olhos da lei. É como o tal de auxiliar de vendas, manja?

De mais a mais, esse conselho seria como um sindicato: interesses políticos, exigência de mensalidade/anualidade e plataforma para eleger gente que não quer trabalhar duro para ganhar dinheiro.

Deus me livre regulamentação dessa profissão no Brasil. Deixa do jeito que está mesmo, tem seus problemas, sim é claro, mas melhor assim do que o governo querendo meter a mão e ainda rolar sindicalização.

A regulamentação não é de todo mal. Iria prevenir uma série de atrocidades que ocorrem todos os dias (na teoria), como garotos(as) de 14 anos desenvolvendo sites e sistemas como freelas.
Em contrapartida, o que eu apontei como pontos negativos, como exigência de anuidade/mensalidade e uso como plataforma política, sim, seriam muito piores.

A questão dos sindicatos, eles existem. E não servem para nada.
Não possuem a força que os sindicatos dos metalúrgicos, tampouco dos bancários e eu nunca via ação alguma de sindicato em prol da profissão (sendo bem sincero, nunca vi sindicato fazer nada de efetivo).

1 curtida

Ah, apenas para constar, não me recordo de nenhum país onde a profissão seja regulamentada.
Desta forma, na maioria dos países, a experiência e certificações valem mais que o diploma.

O plano de aposentadoria do CREA é um dos melhores do mercado

Mas vocês não, acham que poderia fortalecer a nossa área, pois fico muito indignado quando vejo, gente nem formada, realizando serviços com preços super baixos desvalorizando a categoria, fazendo as famosas “gambearras”. Pessoas que nem ao menos fizeram um curso, todo a sabedoria que tem esta voltado no youtube. Digo isso, pois moro na região norte e por aqui, nossa área é muito desvalorizada devido a esse tipos de pessoas.

E qual o problema nisso ?

3 curtidas

Primeiro as pessoas confundem muito isso, a regulamentação se viesse, não seria assim pra desenvolver um site, fazer um sisteminha ali de cruds, etc, não para o programador em si. Seria pra poder projetar o sistema, ou seja todo sistema teria de ter um projeto.

Mais ai que entra o grande problema pois como exemplo, um projeto de um eng. tem que ser arquivado/aprovado junto ao órgão responsável, o processo de um advogado te que passar pelo fórum, e ali que está a fiscalização, ai teriam que criar um órgão para onde teriamos que encaminhar os projetos, e estes confeririam o registro do profissional, etc…

Mas sinceramente falando, com o aumento da importância e controle dos sistemas, acredito que em algum tempo passará a ser necessário algo semelhante em algumas categorias de sistemas críticos. Mas que isso só irá acontecer após dar uma merda bem grande por causa de um sistema mal projetado.

1 curtida

Na verdade, isso já existe, mas quem fiscaliza é o respectivo conselho da área fim.

Cara, para mim, nenhum.
Assim como não veria problema em um garoto(a) de 14 anos advogar… Mas a legislação não permite, não é?

Cara é serio que vc quer comparar advogar, onde um erro pode acabar com a vida de uma pessoa, com desenvolver um site?

Se ta de brincadeira né!

Não.
O CREA existe há tempos e existem “profissionais” que fazem gambiarras. Médicos que esquecem tesouras dentro de pacientes são formados e fazem a prova do CRM, não?
Ok que existe um piso salarial, mas, isso não significa nada, como eu disse, há meios de se burlar a lei.

Tem muito curso no youtube que tem qualidade superior á muito curso pago e presencial por aí.

Isso é uma questão cultural, não é?

Cada dia é mais comum termos equipamentos diversos (de fogões á aviões) sendo controlados por softwares, isso não é tão ou mais perigoso que uma ação por danos morais?

Mas isso não é fazer um site! E nem será feito por um menino de 14 anos!

Cara, você não sabe o que é figura de linguagem?
Pode ser um cara de 70 anos, formado em pedagogia. Dá na mesma. Ele é um profissional contratado de uma empresa e ao invés de setar o módulo de x ele pega o valor de x para o quociente de aceleração e aí?

Ai o produto não vai sair da linha de montagem, pois o problema já será detectado na engenharia.

Claro, nunca existe recall, não é mesmo? E nem bug de produção…

O foco da discussão nem é esse.
A questão é: não existe uma classe devido a burocracia e lentidão da câmara/senado.
Bem como não existe um apelo popular para regulamentação da profissão.

Apenas para quem tiver interesse, só dar uma olhada aí no projeto de lei de 2016

Alô? Ninguém mais desenvolve sites.

Com a morte da web a regulamentação poderia ajudar a encaminhar esses jovens para atividades mais promissoras, como desenvolvimento de apps.

Sindicato não contribui em nada para o interesse de qualquer segmento que representem. Visam apenas a sua própria existência as custas das pessoas que realmente trabalham. Assim no meu ponto de vista eu não vejo problema algum se pessoas mais novas desenvolvam qualquer coisa como freela. Quem tem que procurar um profissional qualificado são as empresas, se elas aceitam uma proposta que está fora da realidade do mercado e a pessoa não tem qualificação nenhuma o problema é da empresa pqe depois vai ter que gastar mais para arrumar uma cagada ou um projeto mais estruturado. Na área de tecnologia muitas pessoas não optam por fazer faculdade (ou fazem, mas não terminam) e isso não diminui em nada a qualidade do seu trabalho em muitas casos são melhores. Então no meu ponto de vista regulamentação para a profissão não precisa existir.

1 curtida