Conselho que regulamenta a profissão de TI

Caramba, eu estou começando a crer que temos sérios problemas com interpretação de texto aqui.
A parte em que eu disse que o projeto de lei está parado há décadas ninguém leu.

Eu usei um exemplo que é muito utilizado por clientes quando você coloca um preço justo “meu sobrinho/vizinho/primo faz por R$ 50 e ele tem só 14 anos”.

Não existe, em nenhuma esfera, representatividade. Ou você defende o teu, ou ninguém fará por você.

E, mais interpretação, gente.

Verdade darlan,

Só acho que precisamos de representação até para uma proteção, assim o pessoal de contabilidade tem, a própria OAB entre outras.

Já trabalhei em um escritório de contabilidade e digo que a maioria dos contadores não fazem o trabalho e sim seus colaboradores, mas pelo conselho deles tem que ter assinatura de um contador registrado.

Assim acho que deveria ser no mundo de TI.

Pode levar tempo, mas eu acho que é inevitável a regulamentação de TI. Principalmente se conseguir unir a categoria em torno de um inimigo comum. Mas quem é o inimigo? são os jovens de 14 anos que ameaçam os empregos daqueles que tanto ralaram por um lugar ao sol? ou o tio dele? ou seria o pedagogo de 70 anos? Façam suas apostas…

A lei proíbe trabalho remunerado para menores de idade, exceto na condição de aprendiz. Mas para fiscalizar isso já existe o Ministério do Trabalho e o conselho tutelar. Aliás, nenhum conselho profissional fiscaliza condições trabalhistas, eles fiscalizam o exercício da profissão.

A responsabilidade de fazer o controle de qualidade é da empresa. Se a empresa quiser contratar um profissional meia-boca para fazer esse tipo de serviço o risco é da empresa.

“Quando o dedo aponta a lua, o idiota olha para o dedo”

Troque “fazer sites” por “fazer apps” ou qualquer outra atividade relacionada. A questão é que ninguém deve ser impedido de desenvolver sites, apps, sistemas seja lá o que for por não ter diploma ou curso na área … ou deixar de ser contratado por isso. Na prática, quem defende a criação do conselho de informática quer criar reserva de mercado, só isso.

Eu já não acho. Eu acho que a pessoa tem que se provar pela competência, não pelo diploma. O que existe mesmo é muita gente com curso superior mas que executa trabalho de nível técnico, sendo assim, vai receber por aquilo que o trabalho vale. Isso é assim em qualquer lugar do mundo. Então me desculpe, se você acha que você ganha pouco você tem que procurar um trabalho que pague mais ou então mudar de cidade, mas eu é que não quero começar a pagar 1 salário mínimo por ano para sustentar um bando de burocrata para ficar definindo como o meu trabalho tem que ser feito ou não.

Incapacidade de detectar o sarcasmo pode ser um indício de demência.

Muito cuidado com o redirecionamento de responsabilidades.
Embora a OAB, CREA e etc tenham caráter fiscalizador, isso não garante que todos os aprovados na prova da OAB sejam bons advogados, por exemplo.
O CREA possui um código de ética, mas, vai lá ver se o engenheiro segue à risca.
Idem para CFM/CRM e outros.
Concordo plenamente com o @rmendes08, o mercado é que precisa começar a filtrar e expurgar os falaciosos e os maus profissionais.
E, neste aspecto, não é um papel impresso dizendo que tem certificação X, Y e Z, ou graduação na instituição A, B ou C, nem pós nisso, naquilo e naquilo outro.