Construção de um DER

Estou com dificuldade em fazer um DER para o RH, alguém pode me ajudar?

Qual a dificuldade?

Um servidor pode ter Categoria, Cargo e Área. Ex:
Categoria (professor, professor substituto, técnico e estagiário (só são estes))
Área (humanas, ciencias exatas, ciências da natureza, etc)
Cargo( auxiliar de aluno, administrador, contador, assistente social, etc)

Porém não consigo ver uma relação entre essas entidades(acho q são entidades) e nem a cardinalidade delas, pois não sei se a pessoa de uma área pode ter vários cargos ou várias categorias.

também não sei se é possível ter cargo, mas não ter categoria

Servidor é uma tabela, categoria, cargo e área são colunas.
Ou seja, só servidor é entidade.

mesmo cargo tendo atributos como nível, nome, quantidade e total?

Veja bem o que você colocou na resposta anterior

Em nenhum momento você disse que cargo possuía outras características.

A regra geral é: você vai criar tabelas para os conjuntos de dados que se referem à mesma coisa.
Se você percebe que algumas informações acabam tendo menos relevância ou você precisaria de mais de uma coluna para armazenar um determinado valor, então você precisa desmembrar a tabela inicial em outra(s) tabela(s).

Veja:

Você tem

//Servidor:
ID    CATEGORIA    NIVEL    NOME    QUANTIDADE    TOTAL   AREA

Percebe que nivel, nome, quantidade e total não são inerentes à servidor, mas a outra coisa, provavelmente, o cargo?

Logo

//Servidor:
ID    CATEGORIA    AREA

Cargo:
ID    NIVEL    NOME    QUANTIDADE    TOTAL    SERVIDOR_ID (FK)

E assim por diante, para cada sub elemento que você tiver aí.

Eu acho que vai criar uma entidade fraca… porque um ou mais funcionários podem ocupar um ou mais cargos

Pam1, para modelar o banco você vai precisar saber exatamente doque precisa, e ter tudo bem claro, é a parte mais importante do sistema.

é necéssario saber das regras certinho para modelar as entidades e a cardinalidade, acho que ninguém pode te dar a resposta pronta mas vamos la para um cenário e ve se faz sentido para você

poderia modelar assim
Uma tabela para o servidor e coloque todos os atributos da entidade
Uma tabela separada para categoria e coloque o ID e a descricão da categoria.
Uma tabela separada para Area e coloque o ID e a descrição da Area.
Uma tabela separada para cargo e coloque o ID e a descrição para o cargo.

dai vc faz a cardinalidade um servidor pode ter quantas categorias, areas e cargos?, ai depende dos dados levantados na sua pesquisa, antes de modelar as tabelas levante todas as informaçoes necessarias.

por exemplo um servidor pode ser professor e professor substituo ao mesmo tempo, ou qualquer outra categoria?

se sim vai ter que ter uma terceira tebela N:N:
varios servidores pode ter ou pode estar em várias categorias e varias categorias podem ser ou estar relacionadas com varios servidores.

servidor so pode ter uma categoria entre essas?
se nao vai ser 1:N :
1 servidor so pode ter uma categoria e varias categorias podem ser relacionada com vários servidores.
Servidor 1 - categoria 1
Servidor 2 - categoria 1
Servidor 3 - categoria 2

Mais ou menos assim…O/
só um exemplo

1 curtida

Veja bem, você tem as informações completas. Eu estou trabalhando com o que você me passou.
Sem ver o todo é impossível criar um modelo consistente.

1 curtida

Eu entendo, é que eu só tenho dados, não tenho uma questão pronta… daí eu não consegui explicar direito…

Antes da modelagem é necessário ter os requisitos definidos.

1 curtida

Sim, acho melhor fazer um minimundo primeiro

Nem sei como agradecer viu, obrigada msm! vou continuar tentando

Consegui fazer o minimundo da forma que entendi:

O departamento de rh de uma escola realiza o cadastro de vários servidores.
Cada servidor tem, além dos dados pessoais, dados profissionais. O servidor ode possuir uma, e só uma categoria(professor, professor substituto, estagiário ou técnico).
Ele pode possuir um ou mais cargos na escola e cada cargo pode ser ocupado por várias pessoas (n,n). [esta parte eu estou confusa porque a maioria dos cargos não se encaixa em nenhuma das categorias definidas a cima, portanto, imagino que a cardinalidade de “categoria” deve ser (0,n)].
O servidor possui matrícula SIAP e área de atuação (imagino que é algo do tipo: área de humanas, ciências exatas ou até mesmo administração).
Possui também coordenação, qualificação (graduação, especialização, mestrado, doutorado ou pós doutorado) e a especificação dessa qualificação.
Pode possuir função gratificada: data da designação e portaria/ data da dispensa e portaria.
Motivo do desligamento, data do desligamento.
Férias (ano xxxx): 1º , 2º e 3º período
Licença deve ter motivo, portaria, data do início, quantidade de dias e fim.