Construção de um programa

Olá, queria saber de quem já fez um programa completo, o que é preciso saber (assuntos de java) para conseguir fazer um? (tenho q fazer um para o RH)

Primeiro, você precisa saber o que quer fazer. Um sistema de RH. Ok, mas quais são as funcionalidades desejadas? Quais são os requisitos funcionais? Quais os não funcionais? Quais são as regras de negócio a serem aplicadas? Quem serão os usuários? Quem pode acessar o sistema e como será feito o controle de acesso?

1 curtida

Valeu!
As funcionalidades dele vai ser só o cadastro dos servidores e a geração de relatórios. somente a responsável pelo rh poderá acessar tds as informações e cada servidor poderá ter acesso a somente os seus dados.

Eu não sei qual abordagem você pretende seguir, se cascata ou modelo ágil.
Independente disto, você vai precisar detalhar tudo, cada funcionalidade, a fim de identificar o que vai precisar desenvolver.
Eu confesso que esta é a parte mais chata e a parte da qual eu tento fugir sempre.
Paralelo a isso, veja qual será a tecnologia a ser utilizada, se desktop, se web, se mobile.

2 curtidas

Eu trabalho com RH, e sei que é uma area um pouco ampla, seu sistema tera que fazer afastamentos de funcionarios, geração de ferias, controle de periodo aquisitivo de ferias, 13 salario, folha de pg, e a lista só aumenta, kkkkk.

1 curtida

Ai meu Deus, é isso mesmo kkkk

Mas a pessoa delimitou o que ela queria…

Serviço publico??
Pretende para desktop?

Este programa é destinado para a disciplina de linguagem de programação, mas também como estágio. Tenho que criar um sistema para armazenar informações dos servidores da escola (professores, professores substitutos, técnicos e estagiários) e gerar esses relatórios:

Servidores por categoria
Servidores por coordenação
Servidores por qualificação
Servidores Desligados
Aniversariantes do mês
Programação de férias anual
Programação de férias mensal

e sim, é para desktops

Tem que ser java ? não pode ser .net ?

Tem que ser Java

Assim… java desktop eu entendo. hehe

1 curtida

Que bom! Já pode ajudar uma amiguinha aqui hehe

Olha… primeiro um cadastro de pessoas;
Uma tabela de cargos existentes
Categorias para vincular os cargos a categoria
Agora por qualificação, é nivel e classe?

A qualificação é para dizer se fez mestrado, doutorado, graduação, etc

Não entendi…

Vc vai precisar de uma tabela categoria, que sera vinculada aos cargos
cada cargo tera uma categoria.
Eu não sou um programador com experiencia sabe, eu já fiz uns 2 sisteminhas, eu sempre começo pelo banco de dados.
Mas levando em conta as funcionalidades que o programa deverá conter.
Vou destrinchando ele aos poucos, hehe

1 curtida

Vc vai precisar de uma tabela categoria, que sera vinculada aos cargos

Ah sim, entendi. Já tinha feito as duas tabelas, mas n me toquei que uma estava ligada a outra

O professor disse que era o mais recomendado mesmo

1 curtida