Consulta baseadas no id

Olá galera estou apanhando aqui nos android kkkkkk
Seguinte…
Estou tentando criar um app aqui cujo foco será tipo um delivery de estabelecimentos e serviços, estou no começo de tudo, já fiz algumas coisinhas login, cadastro de usuários uma listagem para as categorias cadastradas no banco de Dados mysql mesmo. Quando inicio o meu app ele já esta iniciando com a listagem das categorias certo, Agora quero que quando eu clicar na categoria por exemplo: Pizzas -> ele me leva para outra activity com a listagem de todas as pizzarias disponíveis. E se eu clicar na categoria ComidaCaseira -> ele me leva para outra activity com todos os estabelecimentos de ComidaCaseira. Tipo cada categoria esta no banco de dados com seu respectivo ID
Help-me Plase

E qual a dúvida?

Agora quero que quando eu clicar na categoria por exemplo: Pizzas -> ele me leva para outra activity com a listagem de todas as pizzarias disponíveis. E se eu clicar na categoria ComidaCaseira -> ele me leva para outra activity com todos os estabelecimentos de ComidaCaseira.
Não consigo criar a parte onde vou selecionar as categorias. Tipo clicar na categoria PIZZA e selecionar lá no banco todas as pizzarias disponiveis

Você está fazendo consultas direto do android para o mysql ou utiliza um web service para fazer isso (que é o mais comum e recomendado)?

Volley
ai tenho o meu PHP onde gero os Json

Então, você precisa criar um serviço que receba um ID e retorne a categoria desejada.
Tem isso?

o que me falta é mais clareamento da mente kkkkkk

O problema é que você quer desenvolver o sistema todo de uma vez ou quer desenvolver primeiro a parte da interface gráfica, o APP em si.
Por que isso é um problema?
Você não especificou o que quer. Você sabe quais são as próximas atividades a serem desenvolvidas?
Por mais estranho que pareça no primeiro momento e por mais banalizado que tenha sido, a atividade de desenvolver depende e muito de planejamento.
Portanto, eu sugiro que você pare, imediatamente, tudo o que está fazendo, coloque cada uma das coisas que quer fazer em um mapa mental ou no papel mesmo.
Defina cada funcionalidade do sistema, desde uma simples ação de um botão, até coisas mais complexas.
Após ter esse planejamento bem definido, identifique tudo o que está relacionado a banco de dados (cadastro, pesquisa, atualizações de informações, etc) e crie serviços para isso.
Por fim e só depois dos dois primeiros passos, desenvolva o APP em si.

eu sei disso porém é tentando que se aprende nhe e estou fuçando daqui e dali, porém continua a pergunta, ou umas dicas tbm já vem bem a calhar rsss,e vlw por essas dicas @darlan_machado ja estou nesse passo-a-passo tbm mais tbm ja resolvi botar a mão na massa, pois como eu disse, sou novato nessa área e todas as dicas são bem vindas

Então vamos voltar na parte do planejamento.
Para isso, você precisa conhecer e saber o que está fazendo.
Definitivamente você já viu e, talvez, até utilizou um “lembrar minha senha”, não?
Se sim, então você sabe que, normalmente, pede-se o login (ou email, se forem distintos).
Então não tem segredo, cara. Você pode buscar o id a partir do login antes de abrir o frame (desde que o mesmo tenha sido informado antes de se clicar no botão/link "Esqueci minha senha’.
Ou pode fazer essa busca quando o usuário clica na opção “Esqueci minha senha” e o formulário que se abre permita a inserção do login (ou email) do mesmo.
Qual das abordagens você vai querer? A consulta é a mesma, falta você definir em que etapa fará isso.

ja estou trabalhando nisso tbm, porém minha dúvida cruel é lá dentro, pra consultar os respectivos estabelecimentos.
Por exemplo: digamos que o usuário já esta logado até ai blz, “ja estou trabalhando na parte da recuperação”, mais a dúvida é… digamos que o usuário logado tem na tela inicia do app todas as categorias “estão cadastradas no DB mysql local”, isso tbm ja tenho, ele abriu o app e a primeira coisa que ele vê são as categorias cadastradas, exemplo: [1]Pizzas / [2]Lanches / [3]Salgados / [4]etc…
Aí usuário do App vai lá e clica na categoria [2]Lanches, eu quero pegar esse id[2] e buscar lá no banco todas as respectivas Lanchonetes disponíveis ou se ele querer [1]Pizza eu pego o id[1] e busco todas as pizzarias relacionadas com essa categoria é aí que empaquei

public void onItemClick(int position) {
        Intent detalheFood = new Intent(this, ListCategoriaActivity.class);
        ExampleItem clickItem = mExampleList.get(position);
        detalheFood.putExtra(IMG_URL, clickItem.getmImageUrl());
        detalheFood.putExtra(CAT_FOOD, clickItem.getmNameCat());
        detalheFood.putExtra(ID_FOOD, clickItem.getmIdCat());
        startActivity(detalheFood);
    }

Como eu disse na minha tela inicial eu tenho todas as categorias disponiveis, quando o usuário clica na categoria que ele deseja, eu o levo para a Activity onde pego a IMG referente a categoria a CAT_FOOD (categoria referente ao click) ID_FOOD (id da categoria) e agora como listo os demais estabelecimentos referentes ao ID_FOOD escolhido

seria tipo uma filtragem no banco ao clicar na categoria desejada