GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Consulta no SPC e Serasa pode eliminar candidato?!


#1

Agora que foi cair a ficha! Uns meses atrás eu fiz uma entrevista em uma corretora de valores, iria trabalhar como arquiteto Java. Conversei com o gerente, fiz um teste e tava praticamente aprovado. Mas não fui chamado, eles não explicaram o motivo ao certo mas agora eu tenho certeza do que foi... ao que tudo indica consultaram meu nome e cpf e viram que eu estava com restrições. :lol:
Como a vaga era pra ser CLT e pelo fato de ser uma instituição financeira tenho quase 100% de certeza de que foi isso. No final das contas foi até bom para mim porque arrumei outro emprego mas imagino quanta gente não passa pela mesma situação todos os dias!
Tem muita gente desempregada por aí porque o nome tá no SPC mesmo sendo ilegal esta consulta sabemos que eles fazem. Mesmo em empresas grandes já fiquei sabendo que não contratam quem tem nome com restrição...

Triste ver que leis no Brasil são conto de fadas. :twisted:


#2

É por essas e por outras que precisamos de um "Serasa" para listar as empresas. Assim um candidato pode consultar a reputação antes de aceitar uma proposta ou não.


#3

Triste é ver pessoas que não sabem que as leis do Brasil são contos de fadas.


#4

E por que a consulta é ilegal?

A empresa contrata quem ela quiser. Se ela achar que pessoas com o nome sujo na praça não são boas, é problema dela.


#5

Exatamente

Isso tudo é questão de política empresarial. Se a mesma sabe que o funcionário que ela está analisando para contratação possui o nome sujo por N motivos, cabe a ela decidir se o mesmo é uma boa aquisição para a sua respectiva equipe.

sparc, onde tu viu que isso é ilegal?


#6

Se não me engano, o próprio governo federal tem alguma restrição semelhante a essa para contratar funcionários públicos. Acho que você não pode estar falido, por exemplo.


#7

Eu acho que você não pode estar pendente com o governo, mas falido pode, contanto que você tenha pago o que devia :smiley:


#8

Não sou advogado, portanto se isso é legal ou não. Mas o importante é que tenhamos meios parecidos, onde possamos consultar nomes de empresas para saber se elas estão com o nome sujo (seja por não pagar o que deve para o funcionário ou falta de profissionalismo). Seria interessante ter esse tipo de banco de dados a disposição de profissionais buscando novas posições.


#9

Vá no site do ministério do trabalho e procure processos contra a empresa, oras.


#10

Não contratar não é ilegal; ilegal é fazer consulta ao Serasa e SPC de alguém que não esteja comprando de você. Isso pode ser denunciado e é passível de processo.


#11

Você poderia mostrar onde isso se ampara na lei?


#12

O que já houvi foi o seguinte: "Se o maluco não consegue honrar os compromissos pessoais, imagine os assumidos dentro da organização!"

E para líderes: "O maluco não tem familia (casado com filhos) com certeza não tem noção do que é uma liderança."

Até onde isso é verdade, sinceramente ainda não sei.

flws


#13

Errado. Você está errado.

Empresas no Brasil não podem decidir contratar ou não uma pessoa baseadas em, por exemplo, discriminação racial.

Existe uma série de critérios de exclusão de candidatos que no Brasil são considerados crime.

Por favor, não espalhe ainda mais desinformação sobre o assunto.


#14

No contrato dos serviços dessas instituições; infelizmente, não tenho um link fácil na mão.


#15

Ó senhor da verdade, por favor nós mostre o caminho da luz apontando pra lei que fala disso, porque a qual eu me refiro não comenta nada sobre isso -> http://www.trt02.gov.br/geral/tribunal2/Legis/Leis/9029_95.htm


#16

Eu fui eliminado de algumas vagas por consulta no serasa, passei a maior vergonha.

No ano passado eu fui vitima de estelionato, perdi tudo(inclusive o emprego) e fiquei com uma divida gigante R$ 200.000,00 no nome. Confiei no grupo de pessoas errado, hoje meu nome está quase limpo. Consegui graças a Deus restituir quase tudo, agora eu devo ainda uns R$ 25.000,00. Imagine se eu não consegui-se arrumar emprego por causa de consulta no Serasa, eu tava perdido!(Por isso dou graças a Deus!).


#17

Hum... é por isso que eu sempre digo que ENSUA ("eu não sou um advogado"). Em inglês também não é uma sigla eufônica (IANAL, "I am not a lawyer"). Mesmo advogados também podem ter problemas para achar as leis corretas, e pior ainda, existe a tal da "jurisprudência", que basicamente é um precedente jurídico criado por uma decisão de um juiz feita quando não há uma lei que verse explicitamente sobre a matéria em questão, ou quando a interpretação da lei existente é dúbia. Ou seja; talvez exista a tal lei ou jurisprudência que o Louds comentou; mas isso, só consultando um advogado trabalhista (não serve um criminalista, por exemplo, nem um tributarista).


#18

Desde quando consultar no SPC/Serasa é ilegal? E como vc sabe que esse foi o motivo da não contratação? Mesmo que fosse ilegal, como provar que a razão da não contratação foi essa?
Bom, agora que vc tem um novo trabalho, talvez seja a hora de acertar as dívidas.


#19

Trabalhei no Citibank aqui na Avenida Paulista e lá, até mesmo para prestadores de serviço como era o meu caso, se o sujeito viesse a ficar com o nome sujo após já estar contratado, o cara nem entrava, a catraca já recusava o crachá , todo mês faziam essa verificação.

Imagina então para entrar como funcionário do Banco, devem fazer até exame toxicológico.


#20

Discriminação racial é proibido. Mas não acho que seja discriminação contratar uma pessoa que não honre os compromissos pessoais. Até onde eu saiba isso não é proibido. Inclusive tem um comentário do Max Geringher que fala isso. Vou procurar e postar o link