Consulta no SPC e Serasa pode eliminar candidato?!

Prestem atenção ao final do comentário: “legalmente está tudo certo”.
http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/dinamico/busca1.asp?busca=sujo&dia=&mes=&ano=&rss=max.xml&registros=5&pagina=1&corseparador=ECE9D8&id=75&x=8&y=4

Se eu fosse escolher um entre 2 candidatos, com equivalência de currículo e experiência, poderia usar o fator “nome sujo” como critério de desempate. Lógico que tentaria avaliar porque o cara sujou o nome, se foi desorganização financeira ou outra coisa. Vejo neguim com nome sujo e parece não se preocupar com isso, continua consumindo superfluos à vista… isso pra mim tem uma ponta de desonestidade.
[]'s

Sávio

Bem como já demonstraram a consulta pra esta finalidade é ilegal. Só pode haver este tipo de consulta se voce for ceder crédito para a pessoa. Mas hoje em dia é só pagar que voce pode consultar o Serasa a vontade, é um ótimo negócio para o Serasa e certamente eles não vão negar-se ou criar empecilhos para esta consulta.
Como já disseram ter nome no serasa não quer dizer que voce é bandido, se fosse assim não haveria cadeia suficiente no país. :lol:
O problema é que sabemos que eles consultam mas não podemos provar que estão fazendo isso daí não temos como formalizar queixa. Acho que as regras de consulta a estas bases de dados deveriam ser mais rígidas do tipo só poder consultar se a pessoa autorizar. Afinal se voce quer pegar dinheiro emprestado teria que autorizar a pessoa a consultar se voce tem restrição, mas em outras situações como em uma concorrencia por emprego voce não autorizaria esta consulta. Acho que isso deveria ter melhor regulamentação pois é muito fácil voce ter nome no Serasa e não saber disso. Já conheci muita gente que a Telefonica enviou o nome para o Serasa sem avisar e outras situações críticas como cheque especial com dívida impagável e etc. Não quer dizer que o cara é estelionatário.

Leiam este link tem depoimentos de muita gente em situação de desemprego, felizmente a área de TI no Brasil ainda é boa senão eu tava na roça… :x

Pensem nisso. :wink:

Rapaz, você é sócio de uma das empresas denunciadas aqui? Por que a tolerância com comportamentos ilegais que prejudicam o mercado e as nossas opções?

É necessário um sentido mais amplo do que simplesmente “processos”, pois sempre há o jeitinho brasileiro (como evidenciado em outra thread aqui, onde “na conversa tudo se resolve” e outros aspectos profissionais) e fraudes (PJ e várias formas de CLTs bizarras). Além do mais para o nome de qualquer cidadão constar no Serasa não é necessário nenhum processo associado.

Por que certas empresas tentam dar golpe como o de descontar cafézinhos? Porque sempre existem aqueles que ficam quietos e não reclamam. É bom que o mercado saiba dessas práticas e que outros profissionais fiquem precavidos. Se não vermos o nosso lado, quem você acha que vai ver? O governo só que saber de arrecadar imposto, sindicatos querem saber de receber contribuição, e as empresas no que puderem vão nos f**er sem dó e nem piedade.

Tive o cheque roubado uma vez, o cara comprou uma besteirinha de 15 reais, mas foi o suficiente para o meu nome ir para o Serasa. Sabe o que a pessoa que recebeu o cheque falou, mesmo eu tendo BO e documentação do banco para provar? “Não quero saber, alguém vai ter que pagar”.

Cuida do seu, rapaz, que no que puderem vão te f**er.

EDIT: Certas pessoas têm uma fé no sistema que ultrapassa a ingenuidade e beira a burrice. Nem todos aí fora são pessoas íntegras e fariam o correto, principalmente se há dinheiro envolvido.

Bom, se o cara não autorizar a consulta, certamente a empresa vai sacar que o cara deve e não vai contratá-lo. É o tipo da coisa: quem não deve não teme. Quem não se importa em ficar com o nome sujo, não deveria se importar em ter trabalho recusado. Às vezes o cara não pode pagar… mas na maioria dos casos que vi, os caras não tinham vergonha em freqüentar baladas, academias, comprar roupas da moda, usar celulares caros, e estarem com o nome sujo.
E quanto a dívida impagável, até onde sei isso é fácil de resolver: entre com uma ação no tribunal especial, faça um depósito em juízo do valor que acha justo, e solicite ao juiz que enquanto o mérito é julgado, seu nome fique limpo. Se acha que está sendo injustiçado com uma dívida impagável, procure a justiça, e faça depósito em juízo do valor que acha que deve.

[]'s

Sávio Barros

[quote=Mauricio Linhares]

Ó senhor da verdade, por favor nós mostre o caminho da luz apontando pra lei que fala disso, porque a qual eu me refiro não comenta nada sobre isso -> http://www.trt02.gov.br/geral/tribunal2/Legis/Leis/9029_95.htm[/quote]

Obrigado por responder sua pergunta por mim. Não precisava tanto.

Leia novamente minha resposta. Não falei em momento algum de consulta no Serasa e afins, mas sim de que as empresas não podem usar qualquer
critério para negar um candidato.

Por sinal, toda consulta de crédito tem que ser feita com o consentimento da pessoa, não?

CPF com linha(s) no spc/serasa não consegue nem pagar o ônibus.

“Infelizmente o Sr. terá que descer do coletivo, o nosso sistema recusou seu cadastro…”

É o inferno! Vendo um rim mas não deixo isso acontecer de novo…

Pelo que li uma vez, apesar desses cadastros existirem por questão de crédito, não existe lei que proíba de ser usado para outra coisa. E o que não é proibido, por default é permitido :lol:.

Particularmente, acho injusto. Às vezes a pessoa está com o nome sujo justamente por estar desempregado. Se conseguisse o emprego, limparia o nome fácil. Graças a Deus nunca passei por isso, mas na minha família tem gente que ficou desempregado muito tempo e se descontrolou completamente. Acho que todo mundo conhece um caso assim.

Conheço empresas que verificam o nome do funcionário sim e eliminam os que tem restrição de crédito. O motivo era porque o banco onde elas tem a conta salário não aceitam abrir conta de quem tem restrição do CPF. Só por isso o cara perde a vaga. Chato é que vi currículos bons serem eliminados por dívida de 8 a 20 reais :shock:

Mas mesmo as dívidas grandes não deveriam ser motivo pra discriminação. Não sei se todo mundo sabe, mas se você financiou uma casa de 100.000 em parcelas de 1000, atrasou uma parcela, o valor da sua dívida no Serasa que vai aparecer pro cara é o número de parcelas restantes, e não das parcelas atrasadas.

Já soube de casos de gente que foi parar no serasa sem dever um único centavo. Simplesmente alguém quis sacaner a vítima, inventou uma suposta dívida qualquer e mandou para o serasa.

Por sinal, na minha visão o serasa é um câncer no sistema financeiro. Uma verdadeira inquisição que promove uma caça as bruxas.

[quote=Thiagosc]Por que certas empresas tentam dar golpe como o de descontar cafézinhos? Porque sempre existem aqueles que ficam quietos e não reclamam. É bom que o mercado saiba dessas práticas e que outros profissionais fiquem precavidos. Se não vermos o nosso lado, quem você acha que vai ver? O governo só que saber de arrecadar imposto, sindicatos querem saber de receber contribuição, e as empresas no que puderem vão nos f**er sem dó e nem piedade.

Tive o cheque roubado uma vez, o cara comprou uma besteirinha de 15 reais, mas foi o suficiente para o meu nome ir para o Serasa. Sabe o que a pessoa que recebeu o cheque falou, mesmo eu tendo BO e documentação do banco para provar? “Não quero saber, alguém vai ter que pagar”.

Cuida do seu, rapaz, que no que puderem vão te f**er.

EDIT: Certas pessoas têm uma fé no sistema que ultrapassa a ingenuidade e beira a burrice. Nem todos aí fora são pessoas íntegras e fariam o correto, principalmente se há dinheiro envolvido.[/quote]
Sei que o pessoal daqui tem uma certa cisma com o Thiago, e nem vou questionar os motivos, mas nesse caso, assim como na thread de processos trabalhistas, eu tenho que concordar com ele. As empresas abusam dos funcionários desde que o mundo é mundo. Por isso é que a Justiça dá razão aos funcionários em quase 100% dos processos. Eu já ouvi dezenas de histórias sobre abusos e tenho certeza de que todo mundo aqui já ouviu outras histórias desse tipo também. Coisas como um amigo meu estava cobrando 5 mil reais de uma empresa onde ele trabalhou e o representante da empresa ofereceu 500 reais como acordo “amigável”, ou então a situação de descontar o tempo gasto no cafezinho… isso tudo é simplesmente absurdo e é triste saber que existem (muitas) pessoas que se prestam a esses papéis nas empresas.

Sobre a parte da consulta de pessoas no Serasa, se é legal ou não eu não sei, mas eu considero isso totalmente errado. Minha opinião é bem parecida com o comentário do Marcos Alex:

Conforme comentei na thread de processos trabalhistas, eu passei por uma situação onde estava em uma empresa que de repente parou de pagar os salários. Na mesma época, minha mãe foi para o hospital e dois meses depois ela infelizmente veio a falecer. Durante esse período, e por mais três meses depois do falecimento da minha mãe, eu tive que me manter sem salário, ou seja, pagar as minhas contas normais, arcar com mais algumas despesas com hospital, mais despesas com enterro da minha mãe, e também arcar com as contas que ficaram pendentes do comércio que a minha mãe tinha e que de repente parou de funcionar, sem estar recebendo nada. Posso dizer para vocês que foi um verdadeiro caos e eu quase enlouqueci na época. Durante todo esse tempo eu me manti com uma pequena quantia de dinheiro que tinha guardada e também fui muito ajudado pela minha esposa. No final das contas, eu fiquei com pouco mais de mil reais negativos e minha esposa ficou com quase cinco mil reais negativos. Por sorte não paramos no Serasa ou SPC, mas eu me pergunto: será que nessa situação eu deveria ser recusado por uma empresa que eu viesse a me candidatar? Isso seria correto ou eu automaticamente me enquadraria na situação que muitos estão colocando aqui de quase um marginal irresponsável que não consegue pagar as próprias contas? Porra, parem pra pensar um pouco, nem todo mundo que tem dívidas está agindo de má fé! Pelo amor de Deus! Existem situações e situações na vida das pessoas! Às vezes as pessoas se descontrolam, às vezes acontecem imprevistos, às vezes acontecem situações que fogem ao nosso controle, por mais controlados que sejamos. Claro, também existem, sim, as pessoas que agem de má fé, mais aí caímos na velha história do justo pagando pelo pecador. Por isso tudo eu considero essa consulta ao Serasa/SPC errada. Se é legal ou não, eu não sei, mas que é errada, é.

Eu concordo com esse comentário também, infelizmente, e diria até mais: a grande maioria das pessoas por aí não são íntegras, e muitas pessoas também não estão preparadas para encarar as armadilhas que existem por aí. Como diria aquele “ditado”, todo dia sai um malandro e um ingênuo de casa… e uma hora eles se encontram, ou então, enquanto existirem pessoas ingênuas por aí, existirão malandros agindo.

É o meu caso. A Brasil Telecom incluiu meu nome no SPC por uma dívida inexistente.

Agora fica a pergunta, será que essas empresas que fazem consultas perguntam o motivo pela pessoa estar com o nome ‘sujo’?

Sorte da Brasil Telecom que estou empregado e não passei nenhum constrangimento, pois senão o processo para cima deles seria com um valor bem maior do que é hoje.

É o meu caso. A Brasil Telecom incluiu meu nome no SPC por uma dívida inexistente.

Agora fica a pergunta, será que essas empresas que fazem consultas perguntam o motivo pela pessoa estar com o nome ‘sujo’?

Sorte da Brasil Telecom que estou empregado e não passei nenhum constrangimento, pois senão o processo para cima deles seria com um valor bem maior do que é hoje.[/quote]
E até resolver este problema em uma empresa burocrática como a Brasil Telecom leva muito tempo.

É o meu caso. A Brasil Telecom incluiu meu nome no SPC por uma dívida inexistente.

Agora fica a pergunta, será que essas empresas que fazem consultas perguntam o motivo pela pessoa estar com o nome ‘sujo’?

Sorte da Brasil Telecom que estou empregado e não passei nenhum constrangimento, pois senão o processo para cima deles seria com um valor bem maior do que é hoje.[/quote]

A vivo fez a mesma coisa com a minha esposa fomos comprar a prazo e passsamos vergonha. O engraçado que no passado a minha esposa já tinha processado a vivo e havia sido feito acordo perante o juiz e mesmo assim um mês depois eles colocaram o nome dela no serasa sem motivo e derrespeitando um acordo judicial.

É o meu caso. A Brasil Telecom incluiu meu nome no SPC por uma dívida inexistente.

Agora fica a pergunta, será que essas empresas que fazem consultas perguntam o motivo pela pessoa estar com o nome ‘sujo’?

Sorte da Brasil Telecom que estou empregado e não passei nenhum constrangimento, pois senão o processo para cima deles seria com um valor bem maior do que é hoje.[/quote]
E até resolver este problema em uma empresa burocrática como a Brasil Telecom leva muito tempo.[/quote]
Repito, se estiver achando que está demorando pra resolver, procurar o tribunal especial, depositar em juízo, e pedir pra que o nome seja excluído. Funciona! Toda e qualquer empresa tem 5 dias úteis para excluir registros após o pagamento.
[]'s

Sávio

Savio ele não deve nada pra brasil telecom.

Cara, vc acha justo sujarem seu nome se vc não deve nada? Mete logo no pequenas causas! A minha esposa processou a vivo eles pagaram a indenização e agora colocaram pela mesma divida que não existe mesmo com acordo com uma clausula dizendo que eles se comprometiam em não fazer isso, como eles fizeram nós processamos denovo!

Só lembrando que quando uma empresa vai mal das pernas a primeira providência é atrasar salários dos empregados, deixar de recolher INSS e FGTS e dar chapéu em fornecedores.

Decidir não contratar uma pessoa pelo fato de ter restrições no spc acho errado, porém é uma politica da empresa.
No final, pode ocorrer de uma empresa deixar de contratar um bom profissional só porque tem restrições e contratar uma anta com o nome limpo. Uma instituição financeira não contrata quem tem restrições, mas já faz parte de uma política que todos os bancos adotaram, ou quase todos.
Se é contra a lei eu não sei, mas se for as empresas não vão falar que este é o motivo.

Pra vocês terem uma idéia:

A Brasil Telecom a uns 2 anos me colocou no SPC por uma conta que eu NÃO tinha pago, mas eles mandaram para um endereço errado.

Ou seja, eu não paguei mesmo, e eles me colocaram no SPC.

Só que as outras contas eles mandaram para o endereço certo e eu paguei tudo em dia.

Quando descobri que estava no SPC, nem pensei duas vezes, fui na pequenas causas, e em 3 meses sai com mil reais de indenização.

E detalhe, eu ganhei mil reais porque fiz tudo errado, e descrevi o processo de maneira errada, e a decisão foi parcialmente procedente apenas. Senão eu tinha ganho muito mais.

Sem filas, sem incomodação, e com milzinho no bolso.

Melhor coisa é entrar no SPC sendo um bom pagador :slight_smile:

Bom, até onde sei, a empresa não pode deixar de contratar porque o nome do cadidato esta no SPC/SERASA. Isso é discriminação.

Assim como uma empresa (loja) não pode deixar de contratar um(a) vendedor(a) porque tem aparência feia ou porque é gordo(a) e quantos vendedores(as) gordos vocês já viram nas lojas de roupas que suas namoradas, esposas frequentam?

O que ocorre é eles fazem a consulta e negam a contratação, dando outros motivos, afinal dizer que você não será contratado porque esta com o nome sujo, ou porque é gordo, ou porque te acharam feio pode render um bom processo contra a empresa.

Como o cara que tem o nome sujo vai pagar as dívidas se ele ta desempregado e as empresas não contratam por essa razão?

Abraços,

[quote=rodrigoK]Bom, até onde sei, a empresa não pode deixar de contratar porque o nome do cadidato esta no SPC/SERASA. Isso é discriminação.

Assim como uma empresa (loja) não pode deixar de contratar um(a) vendedor(a) porque tem aparência feia ou porque é gordo(a) e quantos vendedores(as) gordos vocês já viram nas lojas de roupas que suas namoradas, esposas frequentam?

O que ocorre é eles fazem a consulta e negam a contratação, dando outros motivos, afinal dizer que você não será contratado porque esta com o nome sujo, ou porque é gordo, ou porque te acharam feio pode render um bom processo contra a empresa.

[/quote]

Exato, é muita ingenuidade da galera achar que a empresa vai usar essa justificativa…o que não falta em RH é nego malandro.

É igual o teste toxicológico. Algumas empresas, “solicitam” o teste , não obrigam, pq é proibido, agora, quem desempregado e disputando uma vaga boa vai se recusar a faze-lo? Vamos supor que o cara esteja disputando uma vaga top na Petrobrás por exemplo, vai se recusar a fazer ??? Nessa o cara que em alguma noite por algum motivo caiu na besteira de experimentar algo, se fode, pq os outros concorrentes todos não vão ter medo do exame, mesmo sendo proibido.

Ainda sobre o SPC, eu tenho um puta medo de cair nessa malha, mesmo limpando, será que não fica algum histórico de quem mesmo estando limpo, já passou por lá? Fico receoso em relação a concursos públicos que investigam até a alma da pessoa.

Hoje em dia é relativamente fácil limpar o nome, mas lembro que anos quando eu era criança a dificuldade era maior, e portanto, a precaução das pessoas também, hoje ninguém está nem aí para nada em relação a sujar o nome, conheço uns vagabundos que ainda acham que estão certos, olha o papo do cara:

“porra, mas o HSBC mandou meu nome para o Serasa por causa de 2 cheques, 1 de 15 reais o outro de 20, que absurdo”.

Obs: Concordo com o amigo da página anterior, que tem alguns casos que realmente não tem o que fazer, como o citado, realmente o cara chega um momento que entra em parafuso, parece que tudo conspira para dar errado, mas esse seu caso, foi um caso isolado, a grande verdade, infelizmente, é que Brasileiro é mau pagador. E nesse caso, como disseram anteriormente, nego com o nome sujo e continua a comprar itens supérfluos, não é só ponta de desonestidade não, é o corpo inteiro.

Bah já estão a confundir aqui restrição no crédito com estelionato. E sobre os caras que teoricamente não pagam porque não querem é també uma opção já que com isso o cara continua com restrição e é obrigado a pagar tudo a vista.
Cedo ou tarde não é vantagem para ninguém ficar com nome sujo, voce não pode por exemplo pegar um financiamento de uma casa ou carro e viver andando de onibus e morando de aluguel não é nada esportivo… :lol:
Ninguem fica com nome sujo porque é pilantra, só se o cara for burro, na maioria dos casos é porque não tem de onde tirar a grana. E processo judicial contra banco ou financeira nunca dá em nada pois voce pegou dinheiro com eles e tem que aceitar os juros do contrato.
No meu caso peguei dividas no cartão de crédito, o valor triplicou. Há um ano deixei isso de lado e o banco ficou me procurando querendo renegociar. Daqui um tempo eles botam a divida no nivel que eu consigo pagar ou ela expira por lei. O banco sempre irá querer a grana então vou esperar.
Os verdadeiros pilantras sujam o nome dos outros como de parentes e amigos e o deles fica sempre intacto. São os famosos laranjas. :twisted:
Não vou passar fome pra pagar o banco, eles já tem muita grana.