Consumo de memoria muito alta no AE

Senhores estou com um problema que não é de programação e sim de hardware e sei até que aqui não é o canal para o que vou descrever mais espero que alguem que esteja passando ou que passou por algo deste tipo possa comentar.

Antes de tudo sei que eu estou longe, mais quando falo longe é longe mesmo de ter um hard ideal isto pelo que vejo muitos usarem, eu tenho um simples PC que por estar com 8GB eu a meses atras acreditava que tava bem, um processador que tive que mudar de um I5 para um AMD FX-8320 mais qual o caso ? o que ocorre é que ao abrir a IDE AE, juntamente com o Emulador Genymotion a memória sobe chegando a 95% de uma forma que não da pra trabalhar, uma simples compilação vai a 98, 99 e leva em torno de uns 20 a 30 min, então tenho que fazer uso do meu dispositivo caso eu queira fazer alguma coisa, acredito que tudo isto também tenha a ver com o Windows 10 antes dele não era assim e mesmo eu tendo feito ajustes no W10 para otimizar seu uso.

Gostaria de saber se existe alguma configuração que eu precise fazer na IDE, se alguem saberia dizer se colocando 16GB de RAM resolveria ou se o Windows vai trabalhar da mesma forma ou se um processador Intel seria melhor.

Vou colocar aqui um link (acho que não da pra colocar uma imagem aqui ) para uma imagem para demonstrar como esta a memoria
Gerenciador de Tarefas

Recentemente (entenda-se fevereiro/2017) eu voltei a começar a estudar android.
Meu notebook é um acer com um i3 da primeira geração, rodando windows 7 e que estava com 8GB de ram.
O que ocorre, não quis instalar o genymotion, estava usando o meu dispositivo como “tester”.
Por ter que ficar com vários cabos conectados (alimentação, headset e o cabo do celular), acabava ficando enrolado e irritado (ainda mais com o cachorrinho que insistia em puxar e quase derrubar o note).
Comecei a utilizar o emulador nativo do android (avd). Aí f*¨&¨% de vez.
Como eu tinha outro pente de memória de 4GB dando sopa (toda a memória que eu tinha era um pente de 8GB), decidi tentar colocar e, para minha (grata) surpresa, funcionou! Rodando windows 7 com 12GB de ram!
Resultado, hoje rodo tranquilo o android studio + emulador nativo e ainda consigo fazer outras coisas. Esses dias até abri um segundo emulador e foi de boas também.

Olá Luis Augusto!

Cara obrigado pela interação, então bem isto já me encoraja a comprar um pente de 8 e usando com um de quatro ver o desempenho.

Sobre o Emulador do próprio AE olha posso te dizer que vejo hoje muita gente nos vídeos do YT fazendo uso dele e não mais do Genymotion mais isto não me trás esperança visto que eu acredito que o meu processador AMD não vai me propiciar a fazer uso da própria IDE, só Intel que vai fazer uso VT-x , quando eu abro o AVD Manager o AE já me avisa ( Your CDU dos not support required feactures ( VT-x or SVM ), e eu já configurei um AVD com cpu arm, o ideal seria um Intel mais tive que mudar e por falta de grana optei por um AMD e pelo processador com 8 núcleos eu nem tenho muito o que reclamar mais qdo chego no emulador é onde percebo que um Intel vale a pena.

Então @rlira, acontece que eu não instalei o genymotion por não ter conseguido mesmo. Parece que a versão community deles é na nuvem e daí eu não quis usar desta maneira.

Você parece ter uma combinação de problemas aí.

Os emuladores de Android (tanto embutido quanto Genymotion) são bem pesados mesmo, mas parecem se dar melhor com processadores Intel, por conta de usarem recursos de virtualização desses processadores. Isso pode ser uma das causa dos seus problemas. Como você mesmo notou, seu Android Studio avisa disso, com a mensagem “Your CPU does not support required features (VT-x or SVM)”. Não sei se há algo parecido pra AMD.

Como você mesmo comentou, a atualização para Windows 10 também pode ter interferido. Você fez uma instalação limpa ou atualizou por cima de uma instalação do Windows 7/8 ? Os drivers ficaram corretos (exemplo: vídeo)? Tem problemas com outros programas (jogos 3D, em especial)? Tem vídeo dedicado ou é onboard?

Tentou reinstalar o Android Studio e Genymotion? Pode ser que algo tenha se perdido na migração. Veja também quanto de memória você está reservando pro emulador. Teste com 1GB, que deve ser suficiente pra 99% dos apps. Desabilite o antivírus antes de compilar, para ver se ele não está sendo vilão.

Como comparação, abrir o Android Studio aqui, junto com o Genymotion, rodando um projeto (do ano passado). O consumo de memória total está na casa dos 5.5 GB, contando vários programas abertos (inclusive o Firefox, que sozinho está gastando praticamente 1GB). Genymotion+Android estão gastando cerca de 2.5 GB.

Dê uma olhada em dicas de otimização pro Android Studio:

Obs: você consegue enviar imagens pro GUJ. Basta usar o botão “Enviar” (o sétimo, da esquerda pra direita).

Abraço.

1 curtida

Oi Luis nisto eu posso te ajudar , baixe a versão personal link abaixo

Valeu @rlira, mas não quero usar esse cara.
Já usei outras vezes e não curti.
Fora que eu tenho instalado o virtualbox e ele pode dar conflito. Daí piora, pois uso uma VM com Mac para estudar desenvolvimento iOS.

Olá boa tarde!

Meu até vi o “Enviar” mais nem associei tudo bem, valeu ai o emulador da IDE nesta versão 2.3 até que abre rápido, mais só isto rsrsrs

Sobre a configuração das maquinas virtuais sim eu nunca faço uso com suas opções default eu vejo Disco, Memória etc…, tô ligado nisto, o lance é mesmo aquele de quem quer fazer as coisas mais ainda não pode, quem pode tem Mac, quem não pode e quiser ter uma performance melhor tem que ter um Processador Intel, 8 GB hoje não é nada, até dá mais o ideal seria 16, programar para Android precisa do Emulador, mesmo tendo o dispositivo real eu tenho um Android 2.3, 4.4 e 5.1 mais tenho que usar o emulador para testar na versão 6

Vou tentar melhorar colocando mais memória.

Cara o Genymotion ele usa o VirtualBox, quem já tem como eu que tenho VM W-7, W-XP, e Linux baixa o Genymotion só sem o VBox, qdo vc coloca um Android ele vai parar no seu VBox

Na realidade, @rlira, eu não estou muito nessa.
Sou desenvolvedor java há 7 anos, estou numa empresa onde a possibilidade de crescimento é real, não imediata, mas só depende de mim.
Faz tempo que queria aprender android e ios. Estou até vendo um curso para trabalhar com desenvolvimento híbrido (utilizando react e não xamarin ou ionic).
Não vou dizer que não comprei um mac ainda por que não quis, que é mentira. Ainda sou assalariado, mas, meu salário está acima da média de mercado.
Então, nesse sentido, android e ios seria mais para uma atividade extra, como lecionar ou como hobby. De repente crio algo bacana e me aposento. kkkkk