Conversor TIFF para JPG ou PNG

Pessoal,

Tenho alguns arquivos TIFF dentro do meu banco de dados, eu preciso mostrar esses arquivos no browser gostaria de saber se existe alguma API que converta esses arquivos TIFF em JPG ou PNG no servidor e eu só envie para o usuário a imagem em JPG ou PNG, semelhante quando trabalhamos com gráficos que geramos a imagem no servidor e só enviamos o PNG para o usuário.

Caso isso não seja possível, alguém teria um visualizador (APPLET) para imagens TIFF?

Sds,

Luciano

Se eu não me engano, você pode usar a JAI para processar imagens TIFF de uma ou múltiplas páginas. Poderia até mesmo converte-las para JPG ou PNG.

Esse exemplo lê tiffs em alguns formatos.

Não é impossível fazer um conversor de formatos de imagem em Java.
O problema está em converter as imagens “on-the-fly” toda hora, pois essa história de converter formatos de imagem é uma operação relativamente pesada.

A classe ImageIO consegue ler e escrever imagens com certa facilidade, imagens representadas por instâncias de BufferedImage.

Se você não quiser usar Applet para visualizar as imagens TIFF, acho melhor você converter apenas uma vez essas imagens e guardá-las no webserver para reutilizá-las quando elas precisarem ser exibidas novamente.

Inté.